Pão de Azeite com Azeitonas


O pão é daqueles alimentos que fazem sempre parte da minha alimentação. Não me consigo imaginar a viver sem pão. É um alimento simples mas ao mesmo tempo tão rico e saboroso. Comer uma generosa fatia de pão torrado com manteiga ao pequeno almoço é daquelas pequenas coisas que me deixam feliz. E todo o processo que envolve fazer pão é algo que me traz boas memórias e me leva a viajar até à minha infância. Ainda pequeno já metia literalmente as mãos na massa e ajudava a minha mãe a amassar o pão que era preparado com muita antecedência e cozido no forno de lenha. Fazia sempre em grandes quantidades. Alguns eram distribuídos pela família, ainda quentes e envoltos num saco de pano. Os outros eram armazenados a fim de serem consumidos durante a semana. O mais comum era o pão de trigo, algumas vezes misturado com centeio. Mas também se fazia muitas vezes o pão de milho. Como era cozido em forno de lenha, o sabor e a textura nada têm a ver com os pães industrializados que encontramos à venda hoje em dia. Aquele era pão de verdade, feito de raiz e com ingredientes genuínos. Era amassado com amor. É por isso que ainda hoje, e sempre que posso, faço o meu pão em casa.


A par do pão há outro ingrediente que me seduz, o azeite. É a gordura que mais uso cá em casa, nos meus cozinhados. E quando consigo juntar pão com azeite é ver-me feliz, principalmente se estivermos a falar do azeite proveniente da 1ª colheita, aquele que é extraído das primeiras azeitonas. Por isso todos os anos nunca perco a oportunidade de molhar o pão no azeite 1ª Colheita Oliveira da Serra. É um azeite especial que apresenta um sabor e aroma únicos, equilibradamente amargo e picante mas ao mesmo tempo frutado e selecionado de forma criteriosa a partir das azeitonas mais jovens e frescas. A Oliveira da Serra é uma marca preocupada com o bom gosto dos portugueses e por isso seleciona de forma criteriosa os lotes adequados para trazer às nossas mesas o melhor dos azeites. Aceitei da Oliveira da Serra o desafio de criar uma receita com este azeite único e, obviamente, da minha cozinha e relacionado com as minhas memórias, só podia sair um delicioso pão de azeite.

O azeite é também um ingrediente que me leva a viajar no tempo, pois o meu avô tinha as suas próprias oliveiras e produzia o seu próprio azeite. E eu, sempre que ele deixava, acompanhava-o ao lagar onde assistia a todo o processo de extração do azeite a partir das azeitonas acabadas de colher. Ali também existia o pão, sempre disponível numa cesta de verga e cortado grosseiramente em pedaços, pronto para fazer a degustação da primeira colheita de azeite. Aquele ouro liquido que escorria de uma bica e cujo aroma que deixava no ar ainda tenho guardado na memória. Já em casa, eram feitas torradas ao lume, totalmente de forma artesanal, que eram generosamente untadas com azeite e que eu me deliciava a comer. Eram tempos felizes, aqueles!


Pão de Azeite com Azeitonas

Ingredientes:
| 600 g de farinha de trigo
| 7 g de fermento seco de padeiro
| 1 c. (chá) de sal fino
| 400 ml de água tépida
| 70 ml de azeite extra virgem (usei 1ª Colheita Oliveira da Serra)    
| 100 g de azeitonas verdes e descaroçadas
| 1 c. (sopa) de Ervas de Provence
| sêmola de milho q.b.

Preparação: 
1 . Na taça da batedeira comece por misturar a farinha com o sal e o fermento.

2 . Junte a água e o azeite e comece a misturar a uma velocidade baixa, usando o gancho de mistura (caso opte pelo método manual, use uma colher de pau).

3 . Amasse durante cerca de 10-15 minutos até obter uma massa húmida e elástica (não caia na tentação de adicionar mais farinha).

4 . Corte as azeitonas em pedaços pequenos e junte-as à massa, assim como as Ervas de Provence.

5 . Amasse por mais 5 minutos e deixe depois a massa descansar e levedar à temperatura ambiente por cerca de 2 horas, no mínimo (eu preparei a massa de véspera e deixei a levedar durante toda a noite).

6 . Coloque a massa no frigorífico durante 3 horas. Isso irá ajudar a moldar o pão.

7 . Pré-aqueça o forno a 200ºC

8 . Transfira a massa para uma superfície polvilhada com sêmola de milho e forme uma bola. Faça um buraco no centro e molde de forma a obter uma coroa.

9 . Transfira para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e com uma tesoura dê golpes na massa, puxando a massa ligeiramente para fora. 

10 . Polvilhe com sêmola de milho e leve ao forno cerca de 35-40 minutos ou até o pão começar a ficar tostado (coloque um recipiente com água no forno, por forma a criar algum vapor).

7 comentários:

  1. Lindo teu pão Célio, parabéns!Reúne tudo que gosto numa das minhas paixões que é o pão...azeite e azeitonas.Levo a receita.
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Querido Célio, não há coisa melhor do que saborear um belo pão caseiro assim como esse que nos trazes que é mais uma obra de arte tua ♥
    Como eu queria pegar num bom pedaço desse pão, molhar nessa tacinha de azeite e deliciar-me mesmo agora :P
    As fotos estão espetaculares!
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  3. Realmente tambem não me vejo sem comer pão, algo tão português acho eu, e então o pão com o azeite é mesmo de portugal, esse pão está realmente com um aspeto maravilhoso com uma cor maravilhosa.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Adoro pão caseiro , já cheguei a fazer com azeitonas e gostei.
    Esse ficou lindo e com toda a certeza uma delicia.

    ResponderEliminar
  5. Uau que rico pão,....as fotos dizem tudo,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  6. Lindo aspeto tem o pão fica mesmo a apetecer :D
    Tenho ha pouco tempo começado a seguir o seu trabalho e com certeza, vou continuar!
    Abraço e sucesso!

    ResponderEliminar
  7. Gosto sempre tanto de te ler!
    E nada como um belo pão caseiro, feito por nós e com alma.
    Adorei essa coroa, e é tão bom molhar um pedaço de pão em azeite, é das melhores coisas para petiscar à mesa. Fotos lindas!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar