Tigelada de Requeijão


Portugal é um país rico em tradições gastronómicas, especialmente no que se refere à doçaria. Não há uma região, neste nosso país, que não tenha o seu doce típico que nos deixa a salivar e ao qual não conseguimos resistir. Esta grande variedade de doces regionais deve-se sobretudo ao facto de, durante séculos, existirem imensos conventos espalhados pelo país, nos quais as suas freiras residentes se dedicavam à criação de doces. Os conventos, assim como as freiras foram desaparecendo e hoje são cada vez menos. Mas felizmente muitas destas receitas foram sendo partilhadas, permitindo-nos saborear um doce típico acompanhado de um café quando visitamos uma pastelaria numa determinada região ou, para quem como eu ama cozinhar, permite-nos aventurar nas nossas cozinhas, recriando com alguma paciência, alguns desses doces regionais.


Foi assim que "tropecei" na receita da tigelada de requeijão. Sempre gostei de tigeladas, as tradicionais, feitas com leite, açúcar e ovos. Mas quando encontrei esta de requeijão, um ingrediente que adoro e não dispenso na minha cozinha, fiquei com imensa vontade de a experimentar. Esta tigelada, também designada como Requeijão no Forno, é um doce típico da região de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco. Neste doce não é usado leite, sendo o ingrediente de referência o requeijão, o que a torna mais densa e húmida que a tigelada tradicional. As tigeladas normalmente vão ao forno num prato ou tigela de barro, as caçoilas, que são feitos à mão e apresentam um vidrado. Como eu não tenho uma caçoila em casa e não aguentei esperar para fazer a receita, usei a minha frigideira em ferro fundido da Staub, que podem encontrar à venda aqui

Receitas tradicionais ficam sempre melhores quando usamos produtos genuínos e de qualidade. Por isso,  para esta receita utilizei o requeijão de mistura da prestigiada marca Tété. Esta é uma empresa de lacticínios fundada há mais de cinquenta anos em Portugal, que me traz muitas recordações felizes e que sempre soube colocar no processo de produção dos seus produtos as medidas exactas de produção e inovação. O que torna este requeijão especial?! Obtido a partir do soro dos melhores leites seleccionados de cabra, vaca e ovelha, este é um produto macio, de sabor suave mas muito característico que tanto pode ser degustado simples ou combinado com outros ingredientes dando origem a deliciosos pratos. 
Esta e outras receitas irão estar disponíveis no espaço "Sabores" da marca Tété, com a qual orgulhosamente eu colaboro, juntamente com outros bloggers e onde se podem inspirar, usando os seus deliciosos produtos. Mas para não perderem pitada e ficarem a par de todas as novidades da marca, sigam a página no Facebook, aqui.


Tigelada de Requeijão
(receita adaptada de docesregionais.com)                  

Ingredientes:
| 1 c. (sopa) bem cheia de farinha de trigo       
| 2 c. (chá) de canela em pó
| 500 g de requeijão (usei de mistura da Tété)
| 250 g de açúcar amarelo
| 5 ovos grandes

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 170ºC.

2 . Numa taça, bata bem os ovos, o açúcar e o requeijão       

3 . Junte a canela e a farinha, misturando muito bem.

4 . Deite o preparado numa caçoila de barro vidrado (eu usei a frigideira em ferro fundido da Staub) e leve a cozer em forno moderado a 170ºC, cerca de 45 minutos, até a tigelada ficar com a superfície tostada. Verifique a cozedura fazendo o teste do palito. Se este sair limpo e seco, a tigelada está pronta.

GuardarGuardarGuardarGuardarGuardar
Guardar

7 comentários:

  1. Nunca comi tigelada mas pelo delicioso aspecto dessa fatia tenho a certeza que ia gostar.

    ResponderEliminar
  2. Como já disse no facebook esta é uma aquelas sobremesas que eu adoro mesmo, tigeladas para mim tem algo de especial, adoro a consistencia, e esta tem um aspeto tão bom e tão simples de fazer e prática, que digamos é um pouco dificil de resistir, abraço.

    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Meu Caro Célio, antes de mais muito obrigado pelo comentário no meu blogue! Sem dúvida que o teu blogue é uma das inspirações para melhorar em cada dia e evoluir! O teu trabalho é fantástico! As receitas divinais, os textos óptimos e as fotografias nem se fala da beleza que consegues captar!

    Quanto a esta receita, não a conhecia mas vou experimentá-la assim que tiver um bocadinho! Deve ser deliciosa! E sendo da nossa tão rica gastronomia ainda me deixa mais curioso!

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  4. Célio, adoro tigelada! E adoro tanto a nossa doçaria tão rica e tão intensa, os doces conventuais são maravilhosos, dos deuses.
    E adoro requeijão, este queijo é sinónimo de sorrisos cá por casa :)
    E uma tigelada de requeijão e com canela soa ainda melhor! Vou experimentar, adoro bolos de requeijão (fiquei com saudades de um que faço com raspa de limão) e adorei a textura. Deve ser delicioso.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Tarte de requeijão é das minhas sobremesas preferidas!! Adorei esta tua versão em Tigelada na frigideira! Perfeia Célio :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
  6. Célio,
    a nossa doçaria é tão boa, não é?
    Acho os doces conventuais uma verdadeira perdição! E acho que é difícil não gostar de algum!
    Gosto tanto de requeijão e esta tua tutelada está linda e parece ser maravilhosa!
    Essa fatia está mesmo a pedir uma boa dentada.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. A seguir ao pão, deliciava-me com esta maravilhosa tigelada que só pode estar divina. Uma verdadeira tentação, adorei o toque da canela ♥
    Também sou fã dos doces conventuais!
    Bjinhoos

    ResponderEliminar