Bolachas Integrais de Aveia, Cenoura e Mel



Estamos em casa e para o bem de todos, vamos continuar em casa. As coisas não melhoraram na última semana e só depende de nós e das nossas boas acções, enquanto cidadãos responsáveis, fazer tudo para que esta pandemia passe rápido e logo possamos abraçar quem gostamos. Para que possamos sair à rua sem o receio de nos aproximarmos de outras pessoas ou de sermos contaminados por um vírus. Termos a "liberdade" de outrora e podermos ir dar uma caminhada à beira mar ou ir ao shopping espreitar as montras. Vai levar o seu tempo e só nos resta ser pacientes. Mas acima de tudo temos de ter consciência que só mesmo ficando em casa conseguimos travar os números que todos os dias vemos e ouvimos aumentar, nas noticias dos jornais e da televisão.


Ficar em casa todos estes dias seguidos pode, à partida, parecer uma tarefa fácil. Mas há quem não consiga lidar bem com este isolamento forçado, especialmente algumas pessoas com filhos que, ao fim de alguns dias, já desesperam por actividades em que os possam entreter e que os ajude a passar o tempo. Uma dessas actividades pode passar, por exemplo, por levar os miúdos para a cozinha e com eles preparar umas deliciosas bolachas com ingredientes saudáveis. Eu trago uma boa sugestão e acho que vai agradar a todos. Ainda para mais são umas bolachas integrais que praticamente podem ser comidas sem qualquer culpa. Muito fáceis de preparar e com ingredientes que todos temos em casa ou que facilmente podem ser substituídos por outros. Por exemplo, se não tiverem cenouras, usem courgette, peras ou maçãs. Não têm nozes?! Troquem por outro fruto seco ou sementes. O Maple Syrup pode ser substituído por mel ou mesmo açúcar, de coco ou outro a vosso gosto. A imaginação não tem limites, por isso espero que se divirtam a fazer e a comer estas bolachas deliciosas. Espreitem esta receita no site da Nacional e inspirem-se com tantas outras deliciosas receitas que por lá andam.

Usei nesta receita a Farinha de Aveia Integral da Nacional, o que torna estes bolachas ainda mais nutritivas. Esta farinha, para além de ser muito completa, é muito prática e versátil. Pode ser usada para fazer pão ou bolos ou ainda ser misturada no leite ou bebida vegetal, nos batidos e é óptima também para fazer panquecas. Por ser rica em proteínas e ter um alto teor de fibra, esta é a farinha ideal para quem pratica actividade física com regularidade e opta por uma alimentação mais saudável e equilibrada.






Bolachas Integrais de Aveia, Cenoura e Mel

Ingredientes: (receita para 24 bolachas)
| 1 c. (chá) de fermento
| 150 g de flocos de aveia finos
| 1 pitada de sal
| 100 g de nozes picadas
| 1 c. (chá) de gengibre em pó
| 1 c. (chá) de canela
| 1 ovo
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha
| 2 c. (sopa) de óleo de coco derretido                                                
| 150 g de mel
| 100 ml de Maple Syrup (ou Agáve)
| 1 cenoura média (aprox. 80g)

Preparação:
1 . Coloque numa taça a Farinha de Aveia Integral Nacional, o fermento, os flocos de aveia, o sal, as nozes, o gengibre e a canela. Reserve.

2 . Noutra taça bata ligeiramente o ovo com o extrato de baunilha, o óleo de coco, o mel e o Maple Syrup.

3 . Adicione a mistura de ingredientes secos e volte a misturar (não é necessário bater). Junte a cenoura ralada e envolva na massa, usando uma colher ou espátula

4 . Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal.

5 . Use uma colher de servir gelado e distribua porções de massa no tabuleiro, tendo o cuidado de deixar uma distância de 5-6 cm entre cada bolacha, pois elas irão expandir. Com os dedos molhados, achate ligeiramente cada montinho de massa.

6 . Leve as bolachas ao forno durante cerca de 15-16 minutos ou até que comecem a ficar douradas nas extremidades. Retire as bolachas do forno e deixe arrefecer completamente.






5 comentários:

  1. Olá Célio: ficaram lindas e devem ser deliciosas. Adoro bolachinhas com aveia, mas nunca experimentei com cenoura. Vão ser as próximas. Obrigada pela partilha e fica bem.
    bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Márcia! :)
      A cenoura irá fazer com que as bolachas fiquem mais "molinhas" por dentro e é também uma forma de os miúdos comerem mais legumes.
      Beijinho,

      Célio

      Eliminar
  2. Olá, acho à receita super interessante mas como não tenho a farinha de aveia integral, posso pôr no lugar farinha integral?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cátia,
      Claro que sim, a farinha pode ser substituída por qualquer outra a gosto.
      Um beijinho,

      Célio

      Eliminar
  3. Boa noite Celio.Desculpe encontrei as
    suas preciosa informações e receitas.
    E se posso ver vou guardar porque eu
    gosto muito e como não sei e na hora
    acontecem muitas dúvidas.Muito agradecida..

    ResponderEliminar