Trança da Páscoa


Entramos naquela que é a semana da Páscoa. Este ano, devido à situação em que o país se encontra e por continuarmos em isolamento nas nossas casas, será diferente para todos. Ainda assim deverá ser celebrada. Certamente que não vamos poder reunir toda a família em casa, à volta da mesa, como seria habitual. Mas existem outras formas de celebrar, com aqueles que nos são mais chegados. O importante é não deixar cair a tradição, ir para a cozinha e preparar algo festivo para esta quadra. E nem é preciso complicar, bastam alguns ingredientes simples, uma dose de criatividade e em menos de nada trazemos para a mesa a tradição da Páscoa. 


Fui desafiado pela Fermipan a criar uma receita para esta Páscoa. Então pensei numa receita que fosse divertida de confeccionar e que pudesse ser feita em conjunto com os miúdos aí em casa, se for o caso. O processo é muito simples, apenas têm de esperar o tempo necessário para que a massa levede e depois é só formar duas generosas tranças que podem partilhar com a família. Uma das tranças polvilhei com amêndoas palitadas e outra com açúcar pérola, mas podem usar outros ingredientes ao vosso gosto.

O fermento de farinha Fermipan é um fermento seco instantâneo e é o que mais uso cá em casa. É super prático para a confecção de pão, pizzas e massa lêvedas, para além de ser um produto que não contém glúten. Pode ser adicionado directamente na farinha, sem a necessidade de reidratar antes de usar, nem adicionar sal. Versátil e fácil de usar, torna qualquer momento na cozinha, em família, mais divertido.






Trança da Páscoa

{para a massa}
| 600 g de farinha s/ fermento
| 1 ovo
| 250 ml de leite morno (ou bebida vegetal)
| 125 g de iogurte natural
| 100 g de açúcar amarelo
| 30 ml de azeite
| 8 g fermento seco Fermipan
| 1 c. (chá) de sal
| raspa da casca de 1 limão
| 1 c. (chá) de erva doce moída        
{para finalizar}
| 1 ovo
| 2 c. (sopa) de leite
| açúcar mascavado
| amêndoas palitadas

Preparação:
1 . Dissolva o fermento seco Fermipan no leite morno e deixe repousar cerca de 10-15 minutos.

2 . Adicione o iogurte, o açúcar amarelo, o azeite, o ovo e a raspa de limão. Misture bem todos os ingredientes.

3 . Na taça de uma batedeira eléctrica coloque a farinha peneirada e o sal.

4 . Incorpore o gancho de amassar e ligue a batedeira numa velocidade baixa. Aos poucos vá adicionando a mistura de líquidos e trabalhe a massa com o gancho até obter uma bola de consistência elástica e homogénea. Se necessário adicione mais um pouco de farinha. 

5 . Cubra a taça com um pano e deixe levedar num local seco e longe de correntes de ar, cerca de 2 horas ou até a massa dobrar de volume.

6 . Transfira a massa para uma bancada e divida-a em 6 partes iguais. Com as mãos molde cada uma das partes de massa, formando 6 rolos de massa com cerca de 30 cm de comprimento. Entrelace três rolos formando uma trança e faça o mesmo com os restantes formando uma segunda trança.

7 . Transfira as tranças para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e dobre as pontas de cada trança para baixo.

8 . Cubra as tranças com um pano e deixe levedar por mais 1 hora.

9 . Misture o ovo com o leite  e pincele as tranças. Polvilhe com o açúcar mascavado e as amêndoas palitadas.

10 . Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante aproximadamente 25 minutos






6 comentários:

  1. Tenho estado em casa e também tenho feito massas doces , confesso que já tinha saudades.
    Essa trança ficou linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado São! Massas lêvedas é das melhores coisas para ocupar o tempo. Eu adoro e ando sempre a testar receitas novas. :)
      Um beijinho e obrigado.

      Célio

      Eliminar
  2. Que aspecto maravilhoso e tão simples de fazer! Uma boa Páscoa em quarentena :)

    ResponderEliminar
  3. Essa trança ficou com um aspeto divinal.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2020/04/torta-salgada-de-bacon-e-chourico.html

    ResponderEliminar