Bolo Integral de Laranja


Ficar em casa é o lema, faça chuva ou faça sol, para o bem de todos nós. Esta é uma fase complicada nas nossas vidas, ainda mais pelo facto de que muitos de nós estaríamos agora a rumar às nossas terras para nos juntarmos às nossas famílias e juntos celebrarmos a Páscoa. Esta é uma festa de união, de partilha de afectos, de memórias felizes e muitos momentos divertidos à volta da mesa, onde não faltam os pratos tradicionais, assim como os folares. Mas mais vale não corrermos riscos e pensar que vai ficar tudo bem e teremos ainda muitas Páscoas pela frente para festejar em conjunto com aqueles que gostamos. E aquilo de que este ano formos privados, para o ano celebramos em dobro. Mas ainda assim, e lá porque estamos em casa, não podemos deixar cair a tradição, há que ligar o forno, tirar da gaveta aquele caderno de receitas antigo e fazer aquele folar delicioso que as nossas mães e avós faziam sempre questão de colocar na mesa. Ou então preparar um bolinho simples, como este que trago hoje, decorado a preceito e com os sabores da estação. O importante é celebrar!


Numa altura em que tentamos poupar ao máximo as idas ao supermercado e para aproveitar as laranjas que vêm do quintal, lembrei-me de fazer um bolo de laranja, algo simples e mais saudável, como sugestão para a mesa desta Páscoa. Este é um bolo muito fácil de preparar, bastando colocar os ingredientes numa liquidificadora, misturar e envolver na Farinha Integral da Nacional. Esta farinha é elaborada com trigos seleccionados, cujos grãos são moídos integralmente com a casca, resultando daí uma farinha mais completa e naturalmente mais rica em fibra. É uma farinha pensada para quem privilegia uma alimentação equilibrada, que tanto pode ser utilizada na confecção de pães como de bolos. Resulta muito bem nesta receita, oferecendo um bolo simples mas saboroso e perfeito para acompanhar um chá. Vejam esta e outras receitas deliciosas, preparadas com produtos Nacional, no site da marca. Votos de uma Páscoa feliz para todos.





Bolo Integral de Laranja

Ingredientes:
| 2 c. (chá) de fermento
| 1 laranja
| 4 ovos
| 120 ml de óleo vegetal
| 300 g de açúcar amarelo              
| 50 g de amido de milho
| 1 iogurte
| fios de ovos (opcional)
| amêndoas (opcional)

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte bem com manteiga ou óleo uma forma de buraco e polvilhe com farinha.

2 . Misture a farinha com o fermento numa taça e reserve.

3 . Retire o pedúnculo à laranja, corte em quartos, retire as partes brancas e coloque com a casca num robot ou processador de alimentos. Junte os ovos, o óleo vegetal e o açúcar e bata durante 2 minutos.

4 . Adicione o amido de milho e volte a bater alguns segundos, apenas para incorporar.

5 . Transfira a mistura para uma taça e adicione alternadamente a Farinha Integral Nacional e o iogurte, começando com 1/3 de farinha, metade do iogurte e assim sucessivamente.

6 . Verta a massa na forma e leve ao forno por 40 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar o bolo do forno. Sirva o bolo decorado com fios de ovos e amêndoas (opcional).






2 comentários:

  1. Nunca fiz um bolo com farinha integral, mas como os bolos de laranja são dos meus preferidos acho que ia gostar deste.
    Como sempre ficou lindo.
    Feliz áscoa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foca bom, São. Para além de que é um bolo mais saudável.
      Experimente, verá que vale a pena.
      Um beijinho,

      Célio

      Eliminar