Bolonhesa de Lentilhas


De repente tudo mudou. Um vírus altamente contagioso foi alastrando pelo mundo fora causando uma pandemia. Ninguém estava preparado nem ninguém jamais imaginou que isto pudesse ser tão grave como se veio a revelar. Começámos a ser aconselhados diariamente para lavar as mãos com frequência e para tossirmos para o antebraço. Em poucos dias estávamos a ser "convidados" a ficar isolados nas nossas casas, evitando assim o contágio do vírus. E daí até ser declarado o estado de emergência pelo nosso presidente foi um pulo. De um dia para o outro vimos as nossas rotinas a serem mudadas, ficámos cheios de dúvidas e incertezas sobre o futuro e com a certeza de uma iminente crise económica que irá afectar todos os portugueses. Ninguém disse que ia ser fácil. Mas o mais importante no meio disto tudo é estarmos bem de saúde, ainda que isolados, e saber que os nossos também estão bem. Iremos ultrapassar este pesadelo e todos estaremos mais fortes e unidos para usufruir da vida em pleno. Enquanto esses dias não chegam, vamo-nos manter em casa e travar esta pandemia.


Com a família mais próxima em casa, após a corrida desenfreada aos supermercados que gerou o escoamento de alguns produtos e a incerteza do que estes dias nos possam trazer no futuro, muitos de nós fomos obrigados a mudar a gestão das refeições e a forma como usamos os ingredientes. Tentamos rentabilizar as refeições e evitamos ao máximo o desperdício. Ser sustentável nas nossas cozinhas está na ordem do dia. 

Nesse sentido trago uma sugestão que rende bastante, podendo-se até dobrar a receita por forma a ter uma refeição pronta nos dias seguintes. Como sabem as lentilhas são uma leguminosa muito rica em proteína e são um óptimo substituto da carne. Nesta receita uso as lentilhas vermelhas, não havendo a necessidade de serem demolhadas o que torna a receita ainda mais fácil. Usei também cenoura e cogumelos mas estes podem perfeitamente ser substituídos por courgette, por exemplo. Para uma versão vegan da receita podem omitir o queijo parmesão ou substituir este por levedura nutricional ou "queijo" parmesão vegan.

Nesta receita uso, como habitual, as massas da marca Nacional. Acho que agora, mais do que nunca, devemos apoiar as empresas nacionais, principalmente as que produzem bens alimentares de primeira necessidade e que fazem um esforço enorme para estes bens não faltarem nas prateleiras do supermercado. Escolhi a massa Esparguete Trevo Nacional, mas esta bolonhesa combina bem com a Esparguete Clássica ou com qualquer outra massa da Nacional. Visitem o site da marca, inspirem-se e fiquem a conhecer esta e outras tantas deliciosas receitas.






Bolonhesa de Lentilhas

Ingredientes:
| 2 c. (sopa) de azeite
| 1 cebola picada
| 1 dente de alho picado
| 2 folhas de louro
| 2 cenouras cortadas em pedaços
| 150 g de cogumelos picados
| sal e pimenta qb
| 50 ml de polpa de tomate
| 1 c. (chá) de manjericão seco               
| 400 g de tomate picado
| 150 g de lentilhas vermelhas
| 500 ml de caldo de legumes (ou água)
| 250 g de massa Esparguete Trevo Nacional
| queijo parmesão 
| folhas de manjericão fresco

Preparação:
1 . Aqueça o azeite em lume médio numa frigideira, junte a cebola picada, o dente de alho também picado, as folhas de louro e salteie até a cebola alourar.

2 . Adicione as cenouras e os cogumelos e deixe cozinhar cerca de 5-7 minutos, mexendo de vez em quando.

3 . Tempere com sal e pimenta, junte a polpa de tomate e o manjericão seco. Envolva e deixe cozinhar cerca de 2 minutos.

4 . Adicione o tomate picado, as lentilhas e envolva. Cubra com o caldo de legumes e deixe levantar fervura. Deixe cozinhar durante cerca de 15-20 minutos, mexendo de vez em quando e até as lentilhas estarem tenras. Se necessário adicione mais caldo ou água e rectifique os temperos.

5 . Enquanto as lentilhas cozinham, leve um tacho ao lume com água e sal, deixe levantar fervura e coza  a massa Esparguete Trevo Nacional, seguindo as instruções da embalagem.

6 . Sirva a bolonhesa sobre o esparguete, salpique com queijo parmesão ralado e folhas de manjericão fresco.





Sem comentários:

Enviar um comentário