Hummus de Pimento Assado


Numa altura de muitas dúvidas relativamente ao futuro, muitos de nós começamos a fazer contas à vida. O que ontem dávamos como certo e garantido, hoje são apenas incertezas. Irá a empresa na qual trabalho sobreviver a esta crise?! Terei dinheiro suficiente para garantir comida na mesa à minha família, durante estes dias que se podem prolongar durante meses?! Irão os fornecedores de bens essenciais aumentar os preços devido à procura?! Estas e outras perguntas vagueiam nas nossas mentes nesta fase menos boa que o mundo está a atravessar. Passamos a ser mais ponderados na hora de comprar, procuramos ser mais sustentáveis e evitamos ao máximo o desperdício. A organização é essencial na hora de ir às compras e se não formos cautelosos podemos dar cabo do orçamento. Neste sentido procuro cada vez mais consumir legumes e leguminosas. Agora mais do que nunca está na hora de consumirmos produtos locais e sazonais. Devemos ajudar os pequenos produtores que tanto se esforçam para nos chegue ao prato os melhores produtos.


As leguminosas sempre fizeram parte das minhas refeições e cada vez mais procuro formas diferentes de as poder usar. São muito ricas em proteínas e um óptimo substituto da carne. Para além de serem muito versáteis, são económicas e rendem imenso, podendo ainda ser cozinhadas de diferentes maneiras. Uma que uso bastante é o grão-de-bico, o ingrediente principal deste Hummus. Para quem não sabe, hummus é a palavra árabe que significa "grão-de-bico", sendo também o nome desta pasta, que para além desta leguminosa leva também na sua composição pasta de sésamo (tahine), azeite, sumo de limão e alho. Esta é uma receita que faço imensas vezes, quer seja na versão original, ou com outros sabores como o Hummus de Beterraba, de abacate ainda o Hummus de Espinafre. É uma receita muito simples que pode ser servida como entrada num jantar ou, em maior quantidade, pode mesmo servir de refeição. Eu, que gosto de petiscar, confesso que faço desta receita muitas vezes o meu jantar, principalmente naqueles dias em que apetece algo mais leve e rápido e não quero estar muito tempo na cozinha. Experimentem, pois tenho a certeza que vão gostar.




Hummus de Pimento Assado

Ingredientes:
| 300 g de grão-de-bico cozido
| 200 g de pimento vermelho assado
| 1 c. (sopa) de pasta de sésamo (tahini)
| sumo de 1/2 limão
| 1 c. (sopa) de azeite
| 1 c. (chá) de paprika fumada
| 1 dente de alho
| 1/2 c. (chá) de sal
| 1/2 c. (chá) de cominhos moídos
| 1/4 c. (chá) de pimenta de Caiena (opcional)
| mistura de sementes para servir

Preparação:
1 . Coloque todos os ingredientes, à excepção das sementes, num processador de alimentos. Triture numa velocidade alta, durante 2-3 minutos, até obter uma pasta bem cremosa e uniforme. Se necessário, adicionar mais um fio de azeite e rectificar os temperos.

2 . Transfira o hummus para um prato de servir, regue com um fio de azeite e polvilhe a gosto com a mistura de sementes (opcionalmente poderá polvilhar com paprika fumada e salsa ou coentros picados).

3 . Sirva com tostas ou palitos de legumes ou conserve no frigorífico, em recipiente hermético durante 3-4 dias.



Sem comentários:

Enviar um comentário