Cheesecake Vegan de Chocolate e Café


Finalmente a primavera! Amo esta estação do ano, com a sua luz, as temperaturas amenas e os tons coloridos que se espalham pelos campos. Tem tanto de linda como de inspiradora. Os raios de sol espreitam lá fora e têm o dom de nos deixar mais felizes. Queremos sair de casa, estar em contacto com a natureza, sentir os pés na terra. Ler um livro enquanto ouvimos apenas o chilrear dos pássaros ou dar um passeio à beira mar. És tão linda, primavera!

Na cozinha fervilham-se ideias de receitas que queremos experimentar e cuja inspiração vem de toda a parte. Confesso que nesta altura do ano é a natureza que mais me inspira, em particular as flores. São tantas e de tantas cores que é tão fácil imaginarmos cenários de receitas com elas, em bolinhos a condizer. Existem por toda a parte e dificilmente resistimos a trazer algumas para casa para colocar numa jarra. As minhas preferidas são as magnólias, mas também gosto das flores das amendoeiras, das cerejeiras e dos marmeleiros. O contraste da cor rosa suave com aquele verde hipnotizante das folhas é de uma beleza verdadeiramente inigualável.


Inigualável é também a combinação de chocolate e café. Das minhas preferidas e que já experimentei em várias receitas como este Bolo Intenso de Chocolate e Café. Inspirado nesta dupla irresistível e também nestes dias lindos de primavera, preparei uma tarte ou cheesecake vegan, totalmente cru, feito apenas com ingredientes naturais e que tem tanto de delicioso como de saudável. É uma alternativa aos cheesecakes tradicionais, mas aqui numa versão sem qualquer ingrediente de origem animal, sem glúten, sem lactose e sem açúcares processados. Adianto já que não fica nada atrás do cheesecake tradicional, tanto em termos de textura como de sabor e esta é uma sobremesa que veio para ficar e para experimentar com outras combinações. Nem há a necessidade de ligar o forno para preparar esta sobremesa tão simples, com ingredientes saudáveis e que resulta na perfeição. A base é feita com tâmaras e farinha de aveia mas a "piece de resistance" deste cheesecake é mesmo o recheio, preparado com caju natural e leite de coco e que fica com uma cremosidade incrível. A baunilha vem dar aquele toque irresistível que complementa tão bem o chocolate e o café. A cobertura resume-se a uma deliciosa camada de creme de coco e cacau. É daquelas sobremesas que pedem para repetir e que se podem comer sem culpas. 


Cheesecake Vegan de Chocolate e Café
(receita adaptada de @deliciousmartha)

Ingredientes:
{para a base}
| 1 c. (sopa) de óleo de coco
| 80 g de tâmaras
| 15 g de cacau em pó
| 50 g de farinha de aveia
{para o recheio}
| 245 g de caju natural
| 185 g de leite de coco
| 1 c. (chá) de pasta de baunilha
| 40 g de tâmaras
| 2 c. (chá) de agar-agar 
| 250 ml de café expresso
{para a cobertura}
| 200 g de creme de coco (a parte sólida da lata de leite de coco)
| 20 g de cacau em pó
| 30 g de de Maple Syrup (ou Agáve)

Preparação:
1 . Comece por colocar os cajus numa taça de vidro, deixando-os de molho em água fervente durante 10 minutos. Reserve.

2 . Coloque todos os ingredientes da base num robot ou processador de alimentos e triture até obter uma massa moldável. Transfira para uma forma de aro amovível com Ø15cm e pressione com os dedos formando a base da tarte.

3 . Aqueça o leite de coco até ferver, adicione o agar-agar e mexa durante dois minutos. Retire do lume e reserve.

4 . Triture os cajus no processador (descarte a água) durante 1-2 minutos com os restantes ingredientes do recheio. Adicione o leite de coco e o agar-agar e misture com uma espátula. Verta o recheio na forma, sobre a base, e leve a refrigerar.

5 . Bata o creme de coco juntamente com o cacau e o xarope até atingir a consistência desejada. Espalhe a mistura sobre o recheio e alise com uma espátula. Leve novamente a refrigerar e no momento de servir polvilhe com cacau em pó (opcional) e sirva com nibs de cacau.

6 comentários:

  1. Uau bem guloso este cheesecake!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Está tão bonito Célio :)
    É tão bom quando estas sobremesas para comer sem culpas sabem tão bem :)
    E eu fiquei aqui cheia de vontade de comer uma fatia desse teu cheesecake!
    Deve ser delicioso!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Olá! Não é preciso congelar? Só mesmo refrigerar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cecíla!
      Isso mesmo, não precisa ir ao congelador. O Agar-agar, que é uma gelatina vegetal em pó, vai ajudar a solidificar, pelo que basta um par de horas no frigorífico para ter esta deliciosa sobremesa pronta a degustar. :)

      Um beijinho,

      Célio

      Eliminar
  4. Parabenizo o site pelo bom gosto e o teor dos produtos de fina apresentação.

    ResponderEliminar
  5. Olá,onde moro é muito difícil encontrar caju. Eu posso colocar castanhas de caju? Ficou linda a sobremesa!!!!!

    ResponderEliminar