Stollen | Bolo Rei Alemão


E cá estamos nós para dar início a mais um ano. Espero, antes de mais, que as vossas festas tenham sido muito felizes, que esta tenha sido uma quadra de reflexão, de muito amor e que tenham passado muitos e bons momentos junto das vossas famílias e amigos. Aproveito também para desejar a todos um feliz e próspero ano novo, que este seja um dos melhores anos das vossas vidas, com muitas partilhas e também momentos doces.

Eu estive um pouco mais afastado do blog e das redes sociais durante estes últimos dias e aproveitei para passar mais tempo em família. A cozinha não parou, claro. Daqui saíram muitas coisas deliciosas para adoçar as nossas bocas e, como é hábito nestas festividades, comeu-se demais. Mas um dia não são dias e o Natal acontece uma vez por ano, por isso, hoje que se celebra o Dia de Reis, venho encerrar as festividades. É dia de desmontar a árvore de Natal, os enfeites voltam novamente para as caixas de cartão e aos poucos volto à rotina normal do blog e sem qualquer tipo de resolução. Quem me conhece sabe que não sou de fazer resoluções, não gosto de fazer listas com promessas que depois não conseguirei cumprir e que por isso podem interferir com o meu bem estar psicológico. Prefiro agarrar-me às 365 novas oportunidades que tenho para ser feliz, viver um dia de cada vez, fazendo o que gosto, aprender cada vez mais e tornar-me mais rico enquanto ser humano. Aprender a gostar mais de mim e só assim poderei contribuir para a felicidade daqueles que me rodeiam e que muito estimo. E estarei sempre grato, por acordar todos os dias, pelas pessoas boas que me rodeiam e se vão cruzando no meu caminho, pelas boas memórias que vou criando e pelas pequenas coisas que contribuem para que eu seja mais feliz.


Esta é a primeira receita do ano. Depois do Bolo Rei, do Bolo Rainha e também da Galette des Rois que, não pertencendo à nossa gastronomia, é também típica desta data, hoje venho partilhar a receita do Stollen. Também conhecido por Christstollen ou Weihnachtsstollen, na versão original, este não é mais que o bolo rei alemão, um pão doce feito com frutas cristalizadas e amêndoa e que pode também levar especiarias e raspas de citrinos. Original da cidade de Dresden, a primeira receita data de 1450, tem uma simbologia cristã e acredita-se que o seu formato, comprido e achatado, representa o menino Jesus embrulhado numa manta. Simbolismos à parte, esta receita é um clássico que não pode faltar na mesa dos alemães, por altura do Natal. Foi a primeira vez que fiz o Stollen e confesso que gostei. O recheio de massapão traz o sabor da amêndoa e confere por isso um toque diferente e delicioso à massa. É um pouco diferente do nosso bolo rei, talvez porque não apresenta grandes quantidades de frutas cristalizadas e torna-se até mais fácil de digerir. É perfeito para acompanhar uma chávena de chá a fumegar, mas certamente que também fará umas deliciosas torradas, bem untadas com manteiga.


Stollen | Bolo Rei Alemão
(receita adaptada do blog Le Plat du Jour)

Ingredientes:
| 120 g de frutas cristalizadas
| 120 g de passas de uva
| rum ou brandy qb
| 175 ml de leite morno
| 1/2 saqueta de fermento seco (± 6 g)
| 400 g de farinha s/ fermento 
| 1 pitada de sal
| 90 g de açúcar amarelo
| 1 ovo
| 90 g de manteiga derretida
| 100 g de amêndoas, picadas
| 200 g de pasta de amêndoa (massapão)
| açúcar em pó

Notas:

  • Pasta de amêndoa ou massapão são exactamente a mesma coisa. É opcional, apesar de ser usado na receita original. Podem usar de compra ou então façam esta receita.
  • Usei fermento seco de padeiro da Fermipan. Podem substituir por fermento fresco e, nesse caso, cerca de 20 g serão suficientes para esta quantidade de massa.
  • Ao dissolver o fermento no leite, este deverá estar morno mas sem ultrapassar os 37ºC, pois se estiver muito quente poderá "matar" o fermento e a massa não irá crescer.
  • Quando transferir a massa para a bancada, após ter adicionado as frutas, adicione farinha aos poucos mas não em demasia, apenas até a massa despegar das mãos.
Preparação:
1 . Pique grosseiramente as frutas cristalizadas e misture com as passas de uva. Coloque numa taça, cubra com rum ou brandy e deixe a macerar de um dia para o outro (em alternativa, pode acelerar o processo, levando a taça ao microondas durante um minuto, na potência máxima).

2 . Amorne ligeiramente o leite e dissolva nele o fermento seco. Reserve.

3 . Numa taça misture metade da farinha, o sal, o açúcar e o ovo. Mexa e adicione a manteiga derretida e o leite com o fermento. Misture e aos poucos vá adicionando a restante farinha.

4 . Quando a massa estiver homogénea adicione as frutas cristalizadas e as passas, já escorridas. Junte também as amêndoas picadas grosseiramente e envolva bem. Transfira a massa para uma bancada enfarinhada (a massa deverá estar ainda húmida e um pouco pegajosa). Aos poucos vá adicionando farinha e amassando até a massa descolar dos dedos. 

5 . Forme uma bola com a massa, coloque-a numa taça tapada com um pano e deixe levedar durante cerca de 2 horas ou até a massa dobrar de volume.

6 . Estenda a massa com o rolo dando-lhe uma forma oval. Forme um rolo com o massapão e coloque sobre a massa do Stollen. Enrole a massa cobrindo o rolo de massapão, disponha num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe levedar durante 30 minutos.

7 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque o tabuleiro com o Stollen no forno e passados 10 minutos baixe a temperatura para os 160ºC. Deixe por mais 40 minutos ou até o Stollen ficar dourado.

8 . Retire o Stollen do forno, deixe arrefecer um pouco e cubra abundantemente com açúcar em pó.

Sem comentários:

Enviar um comentário