Bolo Rainha


E cá está ele, o Bolo Rainha! Depois de sua majestade, o Bolo Rei ter dado inicio às festividades desta quadra natalícia, também ela, a rainha, se quis juntar à festa. Esta não foi uma receita planeada, surgiu por acaso. E após algumas partilhas nas Stories do Instagram, começaram a chegar imensos pedidos da receita. Decidi então que era altura de meter as mãos na massa, fazer de novo a receita, fotografar e partilhar convosco ainda a tempo de ser preparada e servida na mesa de Natal. 

Tudo começou com a minha recente estadia no Santiago Hotel Cooking & Nature, onde tive a oportunidade de participar em alguns workshops temáticos. O workshop do último dia foi bem docinho e o tema era o Natal. Aprendemos a fazer umas deliciosas bolachas de Laranja com a D. Hortense que nos presenteou também com a sua aletria bem cremosa. Mas horas antes, havia sido desafiado pelo director e também pelos Chefs do hotel para fazer um bolo rainha. Ora, como eu adoro desafios e como é na cozinha que eu encontro a felicidade, aceitei de imediato. Acabou por acontecer, numa espécie de workshop mais intimista, no qual preparei quatro bolos rainha que acabaram por ser a nossa sobremesa nesse dia. As amigas bloggers que estavam comigo nesse fim de semana partilharam também alguns Stories e entretanto a receita começou a ser conhecida pelo Instagram. Não é nada mais que uma adaptação do bolo rei tradicional, mas sem as frutas cristalizadas. É uma receita simples mas que ficou aprovada, tanto pelos Chefs como pelos participantes. Apesar de levar algum tempo a fazer, trata-se de uma receita simples mas asseguro que é um bolo delicioso e perfeito para a vossa mesa de Natal. Se preferirem podem preparar a massa de véspera e deixar levedar durante a noite. No dia é só moldar o bolo e levar ao forno e assim têm um bolo fresco, bem fofo e aromático. A todos vocês, votos de um Feliz Natal!


Bolo Rainha

Ingredientes:
| 20 g de fermento fresco 
| 1 dl de leite morno
| 500 g de farinha s/fermento
| 1 pitada de sal
| 100 g de manteiga amolecida
| 150 g de açúcar amarelo
| 3 ovos
| raspa de 1 laranja
| raspa de 1 limão
| 1 cálice de aguardente (ou Brandy)
| 300 g de frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs, etc)

| 1 gema de ovo
| 1 c. (sopa) de leite
| açúcar em pó qb

Notas:
  • As quantidades de ingredientes indicadas acima dão para fazer dois bolos médios ou um bolo grande. Poderá optar por fazer dois bolos e congelar um deles.
  • A quantidade de frutos secos, assim como a variedade, podem ser ajustadas conforme o gosto pessoal de cada pessoa. No meu caso usei, nozes, nozes pecan e amêndoas.
  • O fermento fresco de padeiro (ou levedura) pode ser substituído por fermento seco granulado. Nesse caso cerca de 5-7 g de fermento serão suficientes para a quantidade de farinha usada.
  • Ao dissolver o fermento no leite, este deverá estar morno mas nunca ultrapassar os 37ºC, pois se estiver muito quente poderá "matar" o fermento e o bolo não irá crescer.
Preparação:
1 . Dissolva o fermento no leite morno, junte uma chávena de farinha (reserve a restante) e misture. Deixe levedar durante 15 minutos.

2 . Bata a manteiga com o açúcar durante alguns minutos. Adicione os ovos, um de cada vez, sem deixar de bater.

3 . Junte as raspas dos citrinos, um cálice de aguardente (ou Brandy) e a mistura de fermento. Adicione também a farinha e comece a amassar à mão ou com o gancho da batedeira, até obter uma massa elástica e macia (poderá ter de adicionar um pouco mais de farinha, mas não em demasia, a massa deverá estar húmida mas moldável).

4 . Adicione os frutos secos grosseiramente picados (reserve alguns inteiros para decorar o bolo) e amasse mais um pouco para envolver.

5 . Forme uma bola, tape com um pano e deixe levedar em local seco durante 2-3 horas ou até que dobre de volume.

6 . Divida a massa em duas partes (caso opte por fazer dois bolos). transfira para um tabuleiro forrado com papel vegetal. Forme duas bolas, faça um buraco no centro e vá alargando com as mãos, formando uma rosca. Deixe levedar 30 minutos (levei um bolo de cada vez ao forno).

7 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Bata a gema com 1 c. (sopa) de leite e pincele os bolos com esta mistura. Decore a gosto com os frutos secos reservados.

8 . Leve ao forno durante 30-35 minutos, retire e polvilhe com açúcar em pó.

4 comentários:

  1. Mais uma receita irresistível, vai ser a próxima a ser testada!!

    Quando fala no fermento refere-se ao da fermipan por exemplo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado. Tenho a certeza que fará sucesso.
      Em relação ao fermento, o fermento fresco de padeiro é o que é vendido em cubos de 25g no supermercado. Costuma estar no fresco na secção de pastelaria. O fermento seco é o granulado da Fermipan. Também há de outras marcas, mas eu uso Fermipan.

      Eliminar
  2. Que maravilhosa sugestão! As fotos estão lindas, como sempre!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar


  3. I’m not sure exactly why but this web site

    ResponderEliminar