Bolo Rei de Alfarroba e o Melhor Natal de Sempre


Num piscar de olhos chegamos a Dezembro, o último mês no calendário. O mês que traz aquela que é talvez a quadra mais festiva e celebrada pelos portugueses, o Natal! Durante anos senti e vivi o que era o Natal na sua verdadeira essência. Sou do tempo em que era o menino Jesus a trazer os presentes às crianças e não o Pai Natal. Havia uma conotação muito religiosa que era seguida à risca. Na noite da consoada era obrigatória a ida à missa do galo, que era celebrada à meia noite. A ceia era feita de bacalhau cozido com couves, tudo bem regado pelo azeite novo da temporada. Colocava o sapatinho debaixo da chaminé e esperava ansioso, noite dentro, pelos presentes. Deixava-me hipnotizar pelas luzinhas coloridas a piscar na árvore de natal. E havia sempre um presépio. Feito de musgo verdadeiro e com as figuras já desfiguradas pelo tempo e pelas brincadeiras. A casa cheirava a sonhos e a canela. E comiam-se as broas ou merendeiras de abóbora e batata doce. Haviam fatias de bolo rei, do tempo em que ainda havia a fava e o brinde. A família juntava-se toda à volta da mesa e as conversas duravam noite dentro. Hoje, pelo menos para mim, tudo é diferente. O Natal já não tem o significado de outrora, mas quer queiramos quer não, esta é uma quadra festiva que nos traz alguma alegria e nos aquece os corações.

É tempo de enfeitar a casa a preceito para receber familiares e amigos, de criar um ambiente acolhedor, de receber e abraçar quem mais gostamos e quem nos quer bem, de agradecer por todas as coisas boas e pelas pessoas queridas que nos rodeiam. Todos os pormenores contam e por toda a casa colocamos um ou outro enfeite de Natal. Trocamos presentes e delineamos todos os pormenores para a mesa da consoada. Queremos que haja magia no ar e planeamos O Melhor Natal de Sempre! E para ajudar nessa tarefa existem as lojas DeBorla que nos levam a conhecer a inquestionável e maravilhosa magia do Natal!


Convido-vos a visualizar o catálogo d'O Melhor Natal de Sempre das lojas DeBorla, no qual podem encontrar três deslumbrantes coleções que vêm cheias de doçura, brilho e harmonia e que irão facilitar as nossas vidas na hora de escolher aquele presente especial para oferecer a alguém que gostamos ou quando queremos aquele objecto que vai fazer diferença na decoração da casa ou ainda quando procuramos uma árvore de natal ou um presépio que representa a simplicidade e o amor. Ali facilmente encontramos o que queremos e qualquer sonho é possível. Na acelerada era digital em que vivemos, a necessidade de reencontro com os valores mais tradicionais e com as nossas origens é fundamental. O Melhor Natal de Sempre deixa a promessa de um regresso feliz à infância onde toda a magia acontece! Eu não resisti e trouxe comigo todos os elementos natalícios que encontram nas imagens seguintes. Desde o castiçal Gold Leaves que é lindíssimo, o pendurante em forma de estrela, as pinhas douradas e até o ramo de bagas vermelhas. Mas o que me fascinou mesmo foi o prato de bolo com friso dourado que usei para servir o meu bolo rei.

No Natal, cá em casa nunca falta o bolo rei. É daqueles doces tradicionais que não dispenso. Posso passar o ano inteiro sem o comer, mas nesta altura sabe-me mesmo bem. Não resisti, por isso, a fazer o meu próprio bolo rei, com as minhas frutas preferidas e nas quantidades desejadas. Este é uma versão um pouco diferente do tradicional, uma vez que é de alfarroba. Sou apreciador do sabor da alfarroba e apesar de apreensivo em relação à textura do bolo, uma vez que a farinha de alfarroba tem tendência a deixar as massas mais secas, este bolo ficou com uma textura deliciosa e com um sabor maravilhoso. Uma receita que merece ficar registada e que certamente vai fazer parte da mesa de Natal deste ano. Atrevam-se a experimentar esta receita, garanto que é deliciosa!

Bolo Rei de Alfarroba

Ingredientes:
| 150 g de frutas cristalizadas
| 1 dl de vinho do Porto
| 20 g de fermento de padeiro fresco
| 1 dl de leite + 1 c. (sopa)
| 500 g de farinha de espelta branca s/ fermento
| 20 g de farinha de alfarroba
| 1 c. (chá) sal
| 100 g de manteiga                                        
| 100 g de açúcar amarelo
| 3 ovos + 1 gema
| raspa de 1 laranja
| raspa de 1 limão
| 250 g de mistura de frutos secos 
| açúcar em pó qb
| amêndoas laminadas qb

Notas:
  • A quantidade de frutas cristalizadas e frutos secos pode ser ajustada conforme o gosto pessoal de cada pessoa. Assim como a variedade de frutas usadas. No meu caso usei as quantidades indicadas e usei nozes, amêndoas, caju e figos secos.
  • Nesta receita usei farinha de espelta branca. Mas podem usar farinha de trigo normal ou outra a gosto. 
  • Podem usar fermento seco granulado, nesse caso recomendo usarem cerca de 7 g.
Preparação:
1 . Pique as frutas cristalizadas, tendo o cuidado de deixar algumas inteiras de parte para decorar o bolo. Coloque a fruta numa taça e cubra com o vinho do Porto, deixando a macerar durante alguns minutos.

2 . Numa taça dissolva o fermento de padeiro no leite morno e junte 1 chávena de farinha. Misture bem, tape com película aderente e deixe levedar num local quente durante 15 minutos.

3 . Noutra taça misture a restante farinha com a farinha de alfarroba e o sal e reserve.

4 . Na taça da batedeira, bata a manteiga com o açúcar durante alguns minutos. Adicione os três ovos, um de cada vez e continue a bater após cada adição.

5 . Adicione as raspas de laranja e limão e a mistura de fermento, entretanto já levedada. Junte também a mistura de farinhas e amasse bem à mão ou com o gancho da batedeira, durante alguns minutos e até a mistura ficar elástica e macia.

6 . Pique os frutos secos (reserve alguns para decorar o bolo) e junte-os à massa. Junte também a fruta macerada e escorrida e amasse mais um pouco para envolver. Forme uma bola, polvilhe com farinha, tape com um pano ou película aderente e deixe levedar durante 3 horas ou até que a massa dobre de volume.

7 . Transfira a massa para uma superfície enfarinhada, forme novamente uma bola e transfira-a para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Faça um buraco no centro e com as mãos vá alargando a massa formando uma rosca. 

8 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Bata a gema com 1 c. (sopa) de leite e pincele o bolo com esta mistura. Enfeite o bolo com as frutas cristalizadas e os frutos secos reservados. Coloque também o açúcar em pó e algumas amêndoas laminadas. Leve o bolo rei ao forno durante 30-35 minutos. Retire do forno, deixe arrefecer e sirva.

32 comentários:

  1. Só pelas fotos dá para imaginar o quão delicioso ficou esse bolo rei,....
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Awesome blog, Visit Mutualfundwala for best Mutual Fund Advisor, Investment Advisor in Delhi and Mutual Fund Distributor in India.
    Best Performing Mutual Fund

    ResponderEliminar
  11. Nice blog, thank you so much for sharing with us. Kalakutir Pvt Ltd provides quality product and services for Vinyl Signage Printing, Epoxy Paint Flooring & Coating and Food Truck Branding.
    Food Truck Branding

    ResponderEliminar
  12. Thanks for provide great informatic and looking beautiful blog, really nice required information & the things i never imagined and i would request, wright more blog and blog post like that for us. Thanks you once agian
    we offer services birth certificate delhi which inculde name inclusion in birth certificate and correction in birth certificate complete process is online and we offer
    birth certificate apply online and we offer this birth certificate online same service offers at yourdoorstep at birth certificate in ghaziabad our dream to provide birth certificate in india and other staes like bengaluru birth certificate and gurgaon birth certificate book service with us noida birth certificate also, service at yoursdoorstep only birth certificate india or

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Do you want to shift from Bangalore to Hyderabad with all your household belongings? Are you looking for reliable Packers and Movers in Bangalore that can help you move from Bangalore to Hyderabad easily transporting all your belongings safely and timely? If yes then your search ends here at centurypackersmovers.in We can arrange your move with a right and experienced packers and movers in Bangalore that will help with your move during entire operation from packing of the very first item at your current residence in Bangalore to unpacking of the very last item at your new residence in Bangalore.


    Packers and Movers Bangalore to Mumbai
    Packers and Movers Bangalore to Chennai
    Packers and Movers Bangalore to Hyderabad
    Packers and Movers Bangalore to Delhi
    Packers and Movers Bangalore to Kolkata
    Packers and Movers Bangalore to Pune
    Packers and Movers Whitefield Bangalore

    ResponderEliminar
  16. FNP VENUES is a unit of Ferns N Petals that offers a range of wedding venues and banquet halls in Delhi and Gurgaon. The beautiful venues offer all amenities to host elegant weddings, as well as pre-wedding and post-wedding functions. FNP VENUES offer a combination of spaces that includes both indoor and outdoor wedding venues. The farmhouses are known for their aesthetically designed lush green spaces, understated elegance as well as excellent hospitality services. All the venues have their own uniqueness and are designed differently from each other to which makes them popular amongst other banquet halls in Delhi and Gurgaon for weddings. The following list highlights all the Gardens: The Ritz, The Riviera, The Riviera House, Shagun Farms, Chattarpur Central, Pavilion, Opulent Hotel, Udman, Vilasa, The Kundan. These venues are noted as one of the top banquet halls in Delhi for offering the best services for any kind of event.

    wedding venues in delhi
    banquet halls in gurgaon
    banquet halls in south delhi
    chattarpur wedding venues
    banquets in west delhi
    banquet hall in greater noida

    ResponderEliminar
  17. Nice and useful post shared. You can choose
    Car transportation Service in Delhifor shipping your car from one city to another.

    ResponderEliminar
  18. I would recommend the best packers and movers in India, that is Map Your Move
    , they will pack and mover your household with ease...

    ResponderEliminar

  19. Thanks for nice and informative post. This article is really contains lot more information about this topic.

    ResponderEliminar
  20. I would really like to thanks for the efforts you've got made in writing this post.

    ResponderEliminar

  21. This blog is providing valuable and unique information.

    ResponderEliminar
  22. Very interesting discussion glad that I came across such informative post.

    ResponderEliminar
  23. Thank you because you have been willing to share information with us.

    ResponderEliminar
  24. You made such an interesting piece to read, I loved this post.

    ResponderEliminar
  25. This article is very helpful and interesting too. Keep doing this in future.

    ResponderEliminar
  26. Moving to another spot is an intriguing undertaking, yet it additionally accompanies its reasonable portion of difficulties. From pressing your assets to shipping them securely, the cycle can overpower. This is where proficient packers and movers In Noida, one such that stands apart are Shifting Bazar Packers and Movers.

    packers and movers in noida

    ResponderEliminar