Calzone de Camarão e Alho Francês


Os dias festivos já lá vão, demos início a um novo ano e o mês de Janeiro está praticamente a meio. Depois de alguns devaneios culinários, no último mês, que envolveram mais açúcar que o recomendado, é tempo de voltar às receitas de sempre, aquelas que nos confortam, sabem bem e nos deixam felizes. Bem sei que no Inverno são as refeições demoradas que nos dão mais prazer a comer. Mas nem sempre o tempo é suficiente para estarmos descontraídos na cozinha a preparar uma refeição. Muitas vezes chegamos tarde a casa, depois de um dia intenso de trabalho e tudo o que que queremos é preparar algo rápido e saboroso. Deixemos essas refeições elaboradas para os fins de semana. Nestas ocasiões, em que não queremos perder muito tempo a cozinhar, uma pizza é sempre uma boa opção. Aqui, o tempo de espera é o de levedação da massa. Entretanto preparamos um recheio ao nosso gosto e em meia hora temos uma pizza pronta para ir ao forno. Eu não me lembro da última vez que encomendei uma pizza, opto por fazê-las sempre em casa, com ingredientes ao meu gosto. Hoje apetece-me uma pizza fechada, também conhecida por calzone, com sabor a mar. 


Recentemente fui desafiado pela Parmalat a criar uma receita na qual teria de usar a nova Nata com Sabores do Mar Parmalat. Esta é uma nata com uma textura bastante cremosa que reúne os sabores e aromas dos crustáceos (lagosta, camarão e caranguejo) e que combina bem em receitas de mariscos, peixe ou massas, conferindo um sabor e um paladar muito especiais aos nossos pratos, bem ao gosto do sabor português. Com ingredientes simples e de forma rápida e fácil, podemos trazer para as nossas mesas os sabores  do mar, na forma de deliciosas receitas que garantidamente farão sucesso. Foi o caso desta Calzone de Camarão e Alho Francês, receita na qual a Nata com Sabores do Mar Parmalat encaixa perfeitamente. No site da Parmalat podem encontrar esta e muitas outras receitas, todas elas preparadas com as diferentes variedades de natas Parmalat.


Calzone de Camarão e Alho Francês

Ingredientes:
{para a massa}
| 110 g de farinha de espelta integral
| 110 g de farinha de espelta branca
| 1 c. (chá) de fermento seco
| 1/2 c. (chá) de sal
| 2 c. (sopa) de azeite
| 1 ovo
| 60 ml de água tépida                      

{para o recheio}
| 2 c. (sopa) de azeite
| 2 caules de alho francês em rodelas
| 250 g de miolo de camarão
| sal e pimenta
| 2 c. (sopa) de polpa de tomate
| 1 c. (chá) de amido de milho
| 1 queijo Mozzarella
| 1 c. (sopa) de queijo Parmesão ralado
| 1 c. (chá) de orgãos secos
| 1 c. (sopa) de sementes de sésamo

Preparação:
1 . Prepare a massa, misturando as farinhas, o fermento e o sal numa tigela. Junte o azeite o ovo e a água e amasse à mão até obter uma massa mole mas não pegajosa. Transfira para uma superfície enfarinhada, amasse alguns minutos e forme uma bola. Deixe a massa levedar durante 30 minutos.

2 . Leve uma caçarola ao lume com um fio de azeite. Junte o alho francês em rodelas e deixe cozinhar, mexendo, até o alho amolecer. Adicione o camarão, tempere com sal e pimenta e salteie durante 2-3 minutos. Junte a Nata com Sabores do Mar Parmalat, a polpa de tomate e deixe cozinhar alguns minutos. Dilua o amido de milho numa c. de sopa de água fria e junte ao preparado anterior, mexendo até engrossar. Rectifique os temperos e deixe arrefecer.

3 . Pré-aqueça o forno a 200ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal. Estenda a massa numa superfície enfarinhada, formando um círculo com cerca de 30 cm de diâmetro. Corte o queijo Mozzarella em fatias e distribua no centro da massa. Polvilhe com orgãos secos e espalhe o recheio sobre o queijo. 

4 . Dobre a massa formando uma meia lua e pressione ligeiramente com as mãos por forma a espalhar o recheio, deixando um rebordo 2 cm. Dobre esse rebordo sobre sim mesmo, pressionado com os dedos, de forma a selar a massa. Polvilhe com Parmesão ralado e sementes de sésamo e leve ao forno cerca de 20 minutos. Sirva com legumes grelhados.

4 comentários:

  1. Só de ver as fotos deu-me fome e vontade de provar!
    Ficou delicioso certamente!
    Feliz 2019,
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mary!
      Eu sou fã de calzones e esta ficou uma verdadeira delícia. :)
      Beijinho e Bom Ano.

      Eliminar
  2. Adoro o blog e esta receita já me deixou com água na boca. A minha duvida e se esta receita dá para quatro pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigado!
      Sim, esta receita dá perfeitamente para quatro pessoas. Mas se quiser jogar pelo seguro, poderá sempre fazer receita e meia ou mesmo duplicar. Cá em casa somos dois e serviu para 2 refeições.
      Obrigado.

      Eliminar