Bolo de Cenoura e Coco com Cobertura de Creme de Coco


Cada vez mais preocupo-me com a minha alimentação e procuro um estilo de vida mais saudável. Não sei se isto é algo que vem com a idade, mas a verdade é que dou por mim a ler rótulos de produtos no supermercado, a escolher ingredientes de produção biológica em detrimento de outros, a frequentar mercados de rua, a comprar produtos directamente aos produtores e a excluir, sem excepção, tudo o que sejam produtos processados. Não sou extremista, não defendo nem sigo qualquer tipo de dieta, como um pouco de tudo, mas de forma equilibrada. Acredito que é no equilíbrio que está o segredo para sermos felizes, comer um pouco de tudo, mas sem exagerar. 

Obviamente que continuo a fazer bolos com manteiga. Esses serão sempre os melhores bolos. E também não excluí os açúcares da minha alimentação, apesar de controlar as quantidades que ingiro e de preferir açúcar amarelo, de coco ou mascavado em vez do granulado branco. Nada se compara ao prazer de comer um bolo feito em casa, preparado com amor e feito com ingredientes verdadeiros. A vida é muito curta e está cheia de momentos bons que merecem ser celebrados. Hoje posso exagerar e comer uma generosa fatia de bolo ou duas bolas de um gelado pecaminoso, mas amanhã compenso e só como sopa e salada. Eu adoro comer e são estas pequenas escolhas, a procura constante do tal equilíbrio,  que fazem a diferença e me deixam mais feliz.


Claro que uma ou outra vez, e ainda que seja Verão, existem aqueles desejos repentinos de ligar o forno a meio da semana para fazer um bolo. Quando isso acontece procuro por receitas mais leves e sempre que possível substituo alguns ingredientes por outros mais saudáveis. É o caso deste delicioso bolo de cenoura e coco, no qual usei farinha de centeio integral, em vez da farinha de trigo branca, substituí o açúcar branco por açúcar de coco, usei óleo de coco em vez de manteiga e substituí as natas de origem animal por natas vegetais de soja. A banana veio conferir-lhe uma textura mais húmida e o sabor quase não se nota. Finalizei o bolo com uma gulosa camada de chantilly de coco, preparado com creme de coco, adoçado com agáve e por isso mais saudável. É precisamente sobre esta última substituição que eu falo em mais um  artigo mensal que escrevi para o projecto Let´s Talk by Alegro, em colaboração com o site Alegro. Neste artigo, intitulado "Substituir as Natas por Natas Vegetais" falo das diferentes natas vegetais existentes no mercado e dou algumas dicas de qual a melhor opção na hora de as utilizar. Podem ler o artigo mais abaixo ou na íntegra, aqui


(artigo mensal escrito em colaboração com o site Alegro)

Substituir as Natas Por Natas Vegetais

Quer seja por intolerância à lactose, por alergia, porque seguimos uma alimentação vegan ou simplesmente porque optámos por um estilo de vida mais saudável, muitos de nós procuramos substituir as natas lácteas por uma alternativa vegetal, no momento de fazer uma determinada receita. Em pratos doces ou salgados, muitas são as receitas que contêm na sua lista de ingredientes as natas de origem animal, pois estas tornam os pratos mais cremosos e aveludados. Devido à sua composição rica em gordura, nomeadamente saturada, as natas de origem animal são muitas vezes olhadas com um "sentimento de culpa" e é frequente optarmos por substitui-las por opções light ou cremes de origem vegetal, as natas vegetais.

Que cremes de origem vegetal - natas vegetais - posso usar?
Os cremes vegetais, também conhecidos por natas vegetais, são uma boa alternativa às natas convencionais e podem ser utilizados em qualquer tipo de prato, desde smoothies, quiches, nas sobremesas ou até como substitutos do queijo, em pratos gratinados. Mas tenha cuidado: se procura um creme vegetal que seja realmente saudável e o menos processado possível, tem de ler bem os rótulos. Escolha uma marca de confiança, preferencialmente biológica e que garanta que os ingredientes utilizados são de qualidade, não transgénicos, que não exista excessos de açúcares ou sal adicionados, bem como intensificadores de sabor ou espessantes não saudáveis. De forma geral, convém fugir das natas vegetais preparadas com uma série de ingredientes que não sabemos o que são e que não conseguimos sequer pronunciar. 

Hoje em dia podemos encontrar uma vasta gama de opções 100% vegetais que servem de alternativa às natas lácteas. A alternativa mais comum são as natas vegetais à base de soja que, para além de não conterem lactose, são pobres em gorduras e podem ser usadas tanto em pratos salgados como em sobremesas. Existem outras opções (...)

(leiam o artigo completo aqui)


Bolo Integral de Centeio, Cenoura e Coco com Cobertura de Creme de Coco

Ingredientes:
| 100 g de farinha de centeio integral
| 30 g de flocos de aveia
| 1 c. (chá) de fermento em pó
| 1 c. (chá) de canela
| 1 pitada de sal
| 1 pitada de noz moscada
| 2 bananas maduras, mas firmes
| 100 g de açúcar de coco                  
| 1 ovo
| 40 ml de óleo de coco
| 1 c (chá) de pasta de baunilha
| 2 cenouras pequenas, raladas
| 60 g de coco ralado
| 50 g de nozes grosseiramente picadas
| 100 ml de natas de soja

{para o chantilly de coco}
| 150 g de creme de coco
| 1 c. (sopa) de xarope de agáve
| 1/2 c. (chá) de pasta de baunilha

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma rectangular.

2 . Misture a farinha peneirada com os flocos de aveia, o fermento, a canela, o sal e a noz moscada.

3 . À parte, esmague as bananas com um garfo até ficarem em puré. Junte o açúcar, o ovo, o óleo de coco e a pasta de baunilha e bata tudo com uma vara de arames até ficar homogéneo. Junte as cenouras raladas e o coco ralado e envolva.

4 . Alternadamente vá adicionando a mistura de farinha e as natas de soja ao preparado líquido e envolva bem com a espátula. Junte as nozes grosseiramente picadas e envolva.

5 . Verta a massa na forma reservada e leve ao forno durante 45-50 minutos. Faça o teste do palito antes de desenformar.

6 . Retire o bolo do forno e deixe arrefecer na forma durante 10 minutos. Desenforme e deixe arrefecer por completo.

7 . Prepare o chantilly de coco. Bata o creme de coco, que deve estar bem frio, juntamente com o agáve e a baunilha, até obter a consistência desejada.

8 . Decore o bolo com o chantilly de coco e nozes picadas.

3 comentários:

  1. Que rico bolo, deve ter ficado uma delícia!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Célio, concordo!
    Nem 8 nem 80! Há que optar por produtos mais saudáveis mas de vez em quando sabem bem umas bolachinhas bem doces e com manteiga! Ou um bolinho... não se pode ser de extremos!
    Adorei o teu bolinho. Ficou um encanto!
    Fotografias lindas e imagino como seja bom!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Como sempre esta maravilha deve estar de comer e pedir mais 😁 tão lindo e com ingredientes simples mas fantásticos. Também eu, cada vez mais, ponho os óculos (sim, porque a idade tem destas coisas) a toda a hora para ler rótulos, escolher alimentos ou produtos mais saudáveis, ter cuidado com o plástico que trago para casa, etc, etc. Não sei se é da idade, como dizes, mas a quantidade de informação disponível sobre tudo o que nos rodeia, também contribui, no meu caso, para que tenha escolhas cada vez mais conscientes. Tento comer menos açúcar (mas sou muito gulosa e é um tormento constante 😂) não bebo leite animal há mais de 2 anos, uso manteiga e natas vegetais, em casa uso ovos de uma quinta onde as galinhas morrem de velhinhas, tento sempre comprar peixe do mar (mas às vezes é impossível) e não como carne há quase 2 anos (e passo bem sem ela). Com isto quero dizer, que além de tomadas de consciência sobre o que me rodeia, há a questão da saúde, que sinceramente melhorou bastante. Não sou "doente" com estas regras, até porque como bolos, gelados, etc com leite animal e ovos sei lá de onde e nestas férias perdi-me com gulodices e gordices só pelo prazer do palato 😁
    Mas sim, a idade deve ajudar a esta festa 😁 e como tal vou tentar fazer este teu bolinho mas sem o ovo, porque é pra minha filhota e ela sim, é vegan.
    Continua sempre a mimar-nos com as tuas delícias e mesmo eu não comentando aqui,sabes que estou sempre deste lado no face e no insta a seguir-te.
    Beijinhos 😘

    ResponderEliminar