Gelado de Queijo de Cabra, Figos e Mel


Das coisas que mais gosto de fazer no Verão, saborear um delicioso gelado. Ou dois, ou três. Eu adoro gelados, tenho-os sempre cá em casa durante o ano inteiro. Durante o Inverno sabe-me bem acompanhar uma generosa fatia de brownie ou de bolo de chocolate intenso com uma bola de gelado. Mas é no Verão que eu mais me delicio a comê-los. E, confesso, é das coisas que como com prazer e sem culpas. Sabe-me bem e é daqueles pequenos prazeres da vida dos quais eu não abdico. Prefiro um bom gelado a uma bola de berlim na praia. Mas não gosto de qualquer gelado. Sou de sabores fortes, intensos e dou preferência aos gelados artesanais. 

O meu sabor preferido de sempre é o de pistachio. Já aqui partilhei uma receita de Gelado de Pistachio, um dos melhores que comi até hoje e que adorei fazer. Mas o melhor dos melhores, aquele que está lá no top, foi um gelado de pistachio que provei na Suiça, numa gelataria de fabrico italiano e cujo sabor e cremosidade me levou às nuvens. Não resisto a provar este sabor quando encontro à venda, mas nem todos me conquistam. Quando a cor é demasiado verde fico logo de pé atrás, pois existem muitas gelatarias que usam corantes, assim como intensificares de sabor para tornar o gelado mais apelativo. Claro que dessa forma não me convencem.


Recentemente, numa visita à Figueira da Foz, a minha cidade natal, provei um gelado cujo sabor adorei, naquela que eu considero uma das melhores, ou talvez a melhor gelataria em Portugal. O sabor era de queijo de cabra com doce de leite. Ora, sendo eu um apaixonado por queijo de cabra e gostando de sabores intensos, este gelado fez-me suspirar por mais. Já em casa, e com o delicioso Queijo de Cabra Tété à minha disposição, decidi criar uma combinação que adoro, cujos sabores eu não resisto e que tanto me fazem lembrar o meu querido sul. Ao queijo fresco de cabra juntei compota de figo e adocei com mel puro. Conseguem imaginar?! Uma perfeita tentação que resultou num gelado cremoso que só apetece repetir vezes sem conta.

Para a confecção deste gelado usei a máquina de gelados que é sempre uma perfeita aliada. Caso ainda não tenham uma, vale bem a pena o investimento (as mais baratas rondam os 20€). Desde que adquiri a minha nunca mais deixei de fazer gelados em casa. Experimentem e vão ver que não querem outra coisa. Contei também com o delicioso Queijo Fresco de Cabra Tété, de aroma intenso e característico que, sendo um produto de excelência, tornou este gelado ainda mais saboroso. Conheçam este e outros produtos da marca Tété, fazendo uma visita ao site, aqui, ou visitando as respectivas contas da marca, no Facebook e Instagram.


Gelado de Queijo de Cabra, Figos e Mel

Ingredientes:
| 400 ml de natas
| 250 ml de leite                           
| 180 ml de mel
| 1/2 c. (chá) de pasta de baunilha      
| 6 gemas
| 1 Queijo Fresco de Cabra Tété (± 150 g)      
| 100 g de compota de figo


Preparação:
1 . Numa taça, bata bem a gemas com uma vara de arames e reserve.

2 . Leve um tacho ao lume médio com as natas, o leite, o mel e a baunilha. Assim que estiver prestes a ferver, retire do lume. Verta um pouco da mistura sobre as gemas e mexa energicamente para temperar. Aos poucos vá adicionando toda a mistura e sempre sem parar de mexer.

3 . Verta o preparado novamente no tacho e leve ao lume por cerca de 2 minutos, mexendo sempre sem parar e até o creme engrossar um pouco.

4 . Numa taça, desfaça o Queijo de Cabra Tété, usando uma vara de arames. Verta o creme sobre o queijo e misture bem até o queijo se desfazer por completo.

5 . Passe o creme por um passador de rede fina, para eliminar eventuais grumos e de seguida coloque-o no frigorífico durante pelo menos 4 horas (idealmente de um dia para o outro).

6 . Verta o creme na cuba da máquina de gelados e siga as instruções do fabricante.

7 . Coloque o gelado num recipiente largo e com uma colher espalhe a compota de figo e faça alguns movimentos, criando um efeito swirl.

8 . Leve o gelado ao congelador durante algumas horas para ganhar firmeza (este é um gelado bastante cremoso, pelo que ao retirar do congelador está pronto a servir).

3 comentários:

  1. Ainda é de manhã, mas deu cá uma vontade de provar esse gelado!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Pronto! Agora s penso em gelados. NESTE gelado :) :) S ler a receita faz crescer gua na boca.
    Achas que resultar usar aroma ao inves de pasta de baunilha?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. que lindas fotooos!

    Beijinhos,

    http://sudelicia.blogspot.com/2018/08/voltei-deixei-os-acores-e-estou-por.html

    ResponderEliminar