Easter Bundt Cake | Bundt Cake Ninho de Páscoa


O que eu mais gosto na Páscoa são mesmo os folares! É impressionante a forma como um simples folar me leva a viajar até à infância. Basta sentir aquele cheiro da erva doce e o aroma da raspa de limão para em segundos ser transportado para a cozinha da minha mãe onde, por esta altura, eram confeccionados imensos folares. Era uma tradição que começava a ser preparada na véspera da sexta feira santa. Os ovos eram os primeiros a ser preparados, cozidos em água e sal, com casca de cebola para lhes dar uma tonalidade mais escura. E depois preparavam-se as massas que ficavam horas a levedar até finalmente chegar o momento de moldar os folares. De vários tamanhos, todos eles levavam um ovo no centro que era coberto com uma massa mais pesada e em forma de cruz. Depois eram pincelados com ovo batido e ficavam novamente a repousar enquanto se preparava o forno de lenha. Chegado o momento de levar os folares ao forno, eu ficava impaciente até que eles saíssem e não descansava enquanto não provava uma fatia partida grosseiramente. Era um delírio poder comer assim os folares ainda mornos e a fumegar. Enquanto os primeiros arrefeciam, preparava-se uma nova a fornada e no final o calor do forno era sempre aproveitado para assar umas batatinhas novas, as primeiras do ano e também o cabrito.


Eram tempos felizes aqueles. Hoje a tradição já não é o que era, nem os folares têm o mesmo sabor. E ainda que eu tente reproduzi-los, eles nunca serão iguais aos que a minha mãe fazia. Opto por reinventar e experimentar outros folares como este de azeite e massapão ou este de chocolate. Mas para além dos folares na minha mesa de Páscoa tem de haver sempre uma sobremesa diferente, que fuja um pouco ao mais tradicional. Esta Pavlova será sempre uma boa opção mas este ano optei por trazer o chocolate que adoro para a festa e fiz este delicioso bundt que encontrei no Ponto de Rebuçado, o blog da minha querida amiga Maria João e que ela anuncia ser o melhor bundt de chocolate. Não tenho qualquer dúvida que seja, pois o seu sabor intenso a cacau e a textura densa que se desfaz na boca torna-o quase pecaminoso. Vesti-o a rigor para a quadra, cobrindo-o totalmente com uma fina camada de chocolate ao qual juntei os fios de ovos e as amêndoas e optei por usar a minha linda forma Elegant Party da Nordic Ware que adquiri na Lecuine, tornando-o ainda mais irresistível. E com esta sugestão  gulosa desejo a todos vocês uma Páscoa muito Feliz!


Easter Bundt Cake | Bundt Cake Ninho de Páscoa

Ingredientes:
| 350 g de farinha s/ fermento
| 1 pitada de sal
| 1 1/2 c. (chá) de fermento em pó
| 250 g de manteiga 
| 370 g de açúcar amarelo
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha
| 4 ovos
| 150 ml de água a ferver
| 60 g de cacau em pó
| 250 g de crème fraîche (ou leitelho)

[para a cobertura]
| 100 g de chocolate negro c/ 70% de cacau
| 150 ml de natas
| 1 c. (chá) de óleo de coco
| fios de ovos
| amêndoas laminadas 
| amêndoas de chocolate

Preparação:
1 - Pré-aqueça o forno a 180ºC.  Unte uma forma de bundt com manteiga e polvilhe com farinha ou, em alternativa, unte apenas com spray anti- aderente.

2 - Numa taça misture a farinha peneirada, o sal, o fermento e reserve.

3 - Bata a manteiga juntamente com o açúcar até obter um creme esbranquiçado e fofo. Junte o extrato de baunilha e sem deixar de bater, adicione os ovos, um de cada vez.

4 - Ferva a água e dissolva nela o cacau em pó, mexendo bem com uma vara de arames para remover todos os grumos. Reserve.

5 - Junte 1/3 da mistura de farinha ao creme de manteiga e envolva com uma espátula. Adicione metade do crème fraîche e envolva, novamente a farinha, o restante crème fraîche e termine com a farinha. 

6 - Junte finalmente o cacau e envolva bem até todos os ingredientes estarem bem ligados.

7 - Verta a massa na forma reservada e leve ao forno durante cerca de 45 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar o bolo do forno.

8 - Retire o bolo do forno e deixe arrefecer dentro da forma por cerca de 10 minutos. Desenforme sobre uma grelha e deixe arrefecer totalmente.

9 - Pique grosseiramente o chocolate e coloque numa taça. Leve as natas ao lume e aqueça, sem deixar ferver. Verta as natas sobre o chocolate, deixe repousar um pouco e depois envolva com uma vara de arames.

10 - Junte o óleo de coco e mexa até obter um creme fluido e brilhante. Verta o creme sobre o bolo, cobrindo toda a superfície.

11 - Leve o bolo ao frio até o chocolate solidificar e por fim decore a gosto com fios de ovos, amêndoas laminadas e amêndoas de chocolate.

Guardar

8 comentários:

  1. Meu amigo mais sweet... eu fico sempre com a sensação de me repetir quando venho comentar os teus posts, mas a verdade é que tu estás sempre a superar-te nas imagens que crias e histórias que nos contas. Esse bundt é viciante, é uma receita original do El Ricon de Bea e é mesmo, na minha opinião, o melhor bundt de chocolate que provei! E tu tornaste-o ainda mais especial. Um beijo enorme e uma Páscoa muito, muito feliz!

    ResponderEliminar
  2. Mais uma belíssima receita...
    Este ninho ficou verdadeiramente bonito, elegante, arrojado.

    Também gosto muito de preparar folares na Páscoa, acho que são o grande símbolo da época, mas confesso que este ano ainda não fiz nenhum :P

    Boa Páscoa =)

    Abraço

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  3. Tenho o meu agora no forno, obrigado pela inspiração. Boa Páscoa 😀

    ResponderEliminar
  4. Sempre que aqui venho ficou completamente apaixonada pelas fotos e depois pelas receitas. Este ninho deve ser uma tentação e tal como tu, nesta quadra o que me encanta mesmo são os folares, coisa simples mas cheia de sabor e recordações :)
    Boa Páscoa, beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Hmmmmmm tem mm aquele aspecto denso como eu gosto!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Lindo ninho...
    come-se com os olhos...
    bjinhos fofos e gulosos, apareça no http://pratosdabela.blogspot.com

    ResponderEliminar