Wraps de Couve Roxa com Quinoa, Feta e Abacate


Finalmente chegaram os dias quentes, com temperaturas a fazer lembrar o Verão! Dias que me deixam a suspirar pelas férias! Dias que convidam a sair de casa, a dar um passeio à beira-mar ou uma simples caminhada no meio da Natureza. Dias de Primavera que me deixam feliz e pelos quais eu agradeço sempre. Dias que me permitem aproveitar o lado melhor da vida e convidam a fazer uma pausa. Porque às vezes sabe bem abrandar e tirar um tempo para nós. Deixar os tachos de parte, fugir para um lugar calmo onde não se nota o tempo a passar, respirar fundo e aproveitar cada segundo. E assim tenho vivido estes últimos dias. Abrandei porque estava a precisar, fugi numa escapadinha para o meu doce Alentejo que sempre me recebe tão bem e onde sou sempre feliz!

Dias quentes e calmos pedem também refeições mais simples e frescas. E quando falo de refeições simples não me refiro a uma salada básica e sem sabor. Existe toda uma variedade de frutas, legumes e verduras de variadas cores e prontos a saltar para o prato, ou não estivéssemos nós na primavera. E é tão fácil deixarmos-nos seduzir pelas cores dos vegetais, muitas vezes desconhecendo os seus benefícios para a saúde. É precisamente sobre isso que escrevo no artigo de Abril que desenvolvi em colaboração com o site Alegro e que podem ler na íntegra aqui. Acompanho este artigo com uma deliciosa e nutritiva receita, uns Wraps de Couve Roxa recheados com uma combinação irresistível de sabores e texturas, uma refeição saudável e saciante, perfeita para dias calmos!

(artigo mensal escrito em colaboração com o site Alegro)

A cor dos Alimentos e os Seus Benefícios

Quantas vezes nos deixamos seduzir pelas cores dos alimentos nas prateleiras dos supermercados enquanto andamos às compras?! Cores vivas e apelativas que nos levam a escolher uns alimentos em detrimento de outros. Mas já alguma vez pensaram que a cor de cada alimento poderá estar relacionada com a quantidade e com o tipo de nutrientes que o mesmo possui?!

A relação entre a composição nutricional e a cor é um factor muito importante quando se opta por uma alimentação saudável e equilibrada. O segredo está em variar na quantidade, quer estejamos a falar de carne, peixe, frutas ou legumes, mas na hora de comprar é importante reter que quanto maior for a variedade de cor, maior a quantidade de nutrientes diferentes que iremos ingerir.

Para ajudar nas suas compras, tornando as refeições mais equilibradas, saiba quais são os nutrientes que existem em cada grupo de cores e em que é que eles podem ser úteis na sua saúde:

Alimentos Verdes: 
Ricos em cálcio, fósforo e ferro, protegem o coração, desintoxicam as células e evitam a fadiga.
Ex: Alface, Brócolos, Couve, Abacate, Agrião, etc.

(leiam o artigo completo aqui)


Wraps de Couve Roxa com Quinoa, Feta e Abacate

Ingredientes:
| 6-8- folhas de couve roxa
| 1 chávena de quinoa branca
| 100 f de queijo Feta
| 100 g de milho doce
| 100 g de feijão preto cozido                                      
| 2 c. (sopa) de azeite.
| sumo de limão
| sal e pimenta para temperar
| coentros frescos
| sementes de girassol
| 1 abacate

[para o molho]
| 1 iogurte natural
| 1 c. (chá) de mostarda em grão
| 1 c. (sopa) de mel
| sumo de 1/2 limão

Preparação:
1 - Lave as folhas da couve e reserve.
Leve um tacho ao lume com água e sal e coza a quinoa. Escorra e coloque numa taça.

2 - Corte o queijo Feta em cubos pequenos, coloque na taça juntamente com o milho, o feijão e coentros picados. Regue com o azeite, o sumo de limão, tempere a gosto com sal e pimenta e misture.

3 - Distribua pelas folhas de couve e finalize com sementes de girassol, abacate fatiado e folhas de coentros.

4 - Misture todos os ingredientes do molho e sirva juntamente com os wraps.

6 comentários:

  1. A receita é fantástica, as fotos lindíssimas e a apresentação 5*,....palavras para quê?
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Célio, Como eu adoro o cheiro a Primavera, os dias de céu azul, os raios de sol que me iluminam o dia... e esta ideia de wraps vem mesmo a calhar. Depois de tua vinda ao nosso doce Alentejo, agora foi a minha vez e esta receita vai saber tão bem quando chegar a casa literalmente a rebolar com esta comidinha boa aqui do Alentejo.
    Beijinho Grande
    Ana

    ResponderEliminar
  3. A comida tem um ótimo aspeto e as fotos estão divinas. Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Também acho que é facílimo deixarmo-nos seduzir pelas cores dos vegetais!
    A couve roxa então tem um poder de sedução gigante!
    Adorei os teus wraps :)
    Estes dias quentes pedem pratos mais leves e cheios de vida!
    Óptima ideia a tua.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Viva a primavera e os legumes, as cores, as refeições mais leves.
    Adoro como nos inspira a variar ainda mais à mesa.
    E adoro estes wraps na couve roxa, ficam mesmo lindos para servir.
    Eu estou a precisar de uma escapadinha ao Alentejo!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Tenho feito várias receitas suas e tenho adorado...esta é mais uma a repetir. Aprovada, simples, mas saborosa.

    ResponderEliminar