Mousse de Chocolate e Azeite com Chantilly de Mascarpone


Adoro mousse de chocolate. É daquelas sobremesas intemporais que sabe sempre bem. O prazer de finalizar uma refeição com uma deliciosa mousse de chocolate é algo inexplicável e que só um amante de chocolate saberá entender. Andava à procura de uma mousse de chocolate para fazer neste Natal, mas não queria uma simples mousse de chocolate, queria antes algo diferente, uma receita que me levasse a repetir e a querer mais e que surpreendesse pelo seu sabor. Foi então que me lembrei da mousse de chocolate e azeite da Teresa que ela tem publicada no seu mais recente livro, o "Estava Tudo Ótimo". E em boa hora fiz esta mousse, pois a sua textura suave e macia conquista logo na primeira colherada. O chantilly de mascarpone casa em perfeita harmonia  com o sabor achocolatado desta mousse que irei fazer para o Natal e repetir muitas vezes.


A Teresa é autora do blog Lume Brando, um dos primeiros blogues que comecei a seguir, ainda nem sequer sonhava em criar o meu. Cativou-me pelas suas receitas deliciosas e pelas fotografias inspiradoras. Não a conheço pessoalmente, apesar de já termos falado algumas vezes, mas é como se a conhecesse e admiro imenso o trabalho dela. Recentemente lançou o seu primeiro livro "Estava Tudo Ótimo", um livro lindo, cheio de ideias inspiradoras e "receitas fáceis e mesas perfeitas para momentos inesquecíveis". Dividido em vários capítulos e cheio de dicas e sugestões para organizar festas e receber os amigos e família em casa, o capítulo "Viciados em Chocolate, Uni-vos", de onde saiu esta receita, foi aquele que logo me conquistou.

Aproveitem que o Natal está a chegar e ofereçam este livro a alguém que goste de cozinhar, mas mais importante que isso, que tenha prazer em apresentar uma mesa perfeita e que goste de surpreender com os detalhes. A Teresa dá uma ajuda e tem a decorrer no seu blogue um passatempo no qual está a oferecer cinco packs com exemplares do seu livro e formas para bolos.  Tentem a vossa sorte e tenham um Natal mais feliz!


Mousse de Chocolate e Azeite com Chantilly de Mascarpone
(receita do livro "Estava Tudo Ótimo" de Teresa Rebelo)

Ingredientes: (para 8-10 copinhos)
| 200 g de chocolate de culinária (mínimo 52% de cacau)
| 6 ovos, separados
| 6 c. (sopa) de açúcar amarelo
| 1 c. (sopa) de azeite virgem extra suave (usei Oliveira da Serra)

{para o Chantilly de Mascarpone}
| 1 embalagem de mascarpone 
| 300 ml de natas
| 2-3 c. (sopa) de açúcar amarelo
| 1 c. (café) de extrato de baunilha
| cacau ou raspas de chocolate para polvilhar

Preparação:
Separe as claras das gemas e bata-as em castelo, reservando-as. 
Derreta o chocolate em banho-maria (a água do recipiente de baixo não deve tocar no recipiente do chocolate, para que este não queime; o calor deve ser transmitido apenas pelo vapor).
Passe o chocolate derretido para outra taça da batedeira, junte-lhe o açúcar e bata bem.
Adicione as gemas e o azeite ao chocolate e volte a bater durante alguns minutos até ficar bem macio. Por fim, envolva as claras em castelo.
Se for servir em copos pequenos, como os da foto, coloque a mousse num saco de pasteleiro, para ser mas fácil distribuí-la. Leve ao frigorífico enquanto trata da cobertura.
Coloque na taça da batedeira as natas, o mascarpone, o açúcar e a baunilha e bata até obter um creme firme. Prove e veja se necessita de mais açúcar (eu não gosto que fique muito doce, para contrastar com a mousse)
Coloque num saco de pasteleiro munido de um bico estrela largo e aplique por cima da mousse. Antes de servir, polvilhe com cacau (usei raspas de chocolate).

6 comentários:

  1. Uau, Célio, que surpresa maravilhosa!
    As fotos estão qualquer coisa e a mousse, bem, a mousse está com um aspeto que nem eu pensei que alguma vez pudesse ter!
    Muito obrigada por este mimo, adorei!
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  2. que styling fenomenal!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá, Célio

    Quando li "mousse de chocolate e azeite" fiquei a pensar como será o sabor mas sinceramente ao ver o aspecto desses copos deve ter saído uma mousse bem deliciosa.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que sobremesa requintada,...adorei as fotos,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  5. Em casa é raro fazer mousse de chocolate, porque já sei que se faço, repito a dose e exagero hihi, adoro muito! Há um restaurante na Figueira que tem como sobremesa a melhor mousse de chocolate que alguma vez comi, e às vezes vou lá de propósito só para a comer :)
    Acredito que esta receita da Teresa seja também super deliciosa, adoro a apresentação e as fotos, dá vontade de roubar um copinho (ou dois!).
    Um beijinho mister gula!

    ResponderEliminar
  6. Célio, conseguiste transformar um clássico simples numa tentação irresistível, de babar mesmo. Adoro essa dose de chantilly por cima e é assim que mais gosto, fica tipo "liégeois" uma sobremesa que adoro.
    O livro da Teresa está um mimo.
    A apresentação está lindíssima ❤
    Bjinhos

    ResponderEliminar