Bundt de Gengibre || Gingerbread Bundt Cake


Chega aquela altura do ano em que já só pensamos no Natal. A menos de um mês para a noite especial, os nossos pensamentos prendem-se com os presentes que ainda faltam comprar ou preparar, com os preparativos para a mesa da consoada, as receitas que vamos fazer e apresentar e com o reencontrar de familiares e amigos que não vemos faz algum tempo. A ansiedade vai aumentando e damos tudo para que nada falhe e este seja um Natal perfeito. Felizmente para ajudar na tarefa existe o catálogo Kasa, do qual já vos falei aqui e aqui. O catálogo Kasa, uma marca exclusiva dos supermercados Continente está recheado de óptimas sugestões e peças lindíssimas que podemos adquirir para apresentar na mesa da consoada ou para decorar a casa a preceito ou ainda para comprar aquele presente de última hora  para oferecer a um familiar ou amigo. Para além dos artigos do catálogo existem nas lojas Continente toda uma série de artigos de decoração de Natal que irá certamente ajudar-nos a criar em casa um ambiente acolhedor, bem à altura desta quadra festiva. 

Sempre a par das novas tendências, os artigos expostos no catálogo Kasa são exclusivos, muito actuais e versáteis e na sua grande maioria fabricados em Portugal. Desde artigos de cozinha, mesa, decoração, organização, quarto ou casa de banho, existe toda uma série de artigos irresistíveis que nos vão ajudar a dar uma nova vida às nossas casas. Com o Natal a chegar e porque queremos agradar  aos nossos mais queridos, todos os pormenores contam e não faltam ideias e inspiração para nos ajudar a preparar a quadra festiva.


Obviamente que também gosto de decoração e gosto de ver uma casa bem organizada na qual apetece estar e ficar. Mas claro que os meus gostos recaem sobre a área de cozinha, na qual me perco com as lindas louças, os tachos, os talheres, os copos e os utensílios. Não resisti a trazer comigo este Prato para Bolo c/ Pé Bubbles que aparece na página 58 do catálogo. É lindíssimo e fica bem em qualquer mesa, em especial na mesa da consoada, pois é perfeito para apresentar um bolo de Natal. Para complementar a decoração da mesa trouxe ainda comigo alguns arranjos florais de Natal que dão imenso jeito para fazer um centro de mesa ou até para decorar um bolo e também não resisti aos Suportes Tealight natalícios em tons dourados que tornam qualquer ambiente ainda mais acolhedor. Para saberem mais sobre estes artigos consultem o catálogo Kasa aqui.

Quanto a esta receita, já andava para a experimentar desde que a vi no blog Call Me Cupcake. É um bolo que surpreende bastante em termos de sabor e textura. Gostava que as imagens tivessem cheiro para eu vos poder mostrar o perfume que se espalhou pela casa quando retirei o bolo do forno. É um bolo que cheira e sabe a Natal, perfumado pelas especiarias e com uma textura fofa e um sabor inconfundível. Perfeito para quem como eu adora o sabor do gengibre! Escolhi para esta receita a forma Kugelhopf da Nordic Ware que podem encontrar à venda em Lecuine.pt e por ter um formato elegante tornou este bolo ainda mais especial. 

(Suporte Tealight Árvore de Natal à venda nas lojas Continente)


Gingerbread Bundt Cake
(receita adaptada do blog Call Me Cupcake)

Ingredientes:
| 540 g de farinha s/ fermento
| 1 c. (chá) de bicarbonato de sódio
| 1 c. (chá) de fermento em pó
| 1 pitada de sal
| 2 c. (chá) de canela em pó
| 2 c. (chá) de gengibre em pó
| 1 c. (chá) de cardamomo em pó
| 1 c. (chá) de noz moscada em pó
| 4 ovos
| 240 g de açúcar amarelo
| 200 ml de melaço (açúcar de cana)
| 1 c. (chá) de raspa de laranja
| 1 c. (chá) de gengibre fresco ralado
| 250 g de manteiga
| 200 ml de natas
| 300 ml de leite
| açúcar em pó para polvilhar
| bagos de romã para servir (opcional)

Nota: A forma usada nesta receita tem uma capacidade superior quando comparada com uma forma convencional. Se usar outra forma faça apenas 2/3 da receita ou faça a receita completa e retire uma parte da massa para fazer uns cupcakes, por exemplo.

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Pulverize com spray anti-aderente uma forma de bundt (em alternativa unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma convencional). Reserve.
Comece por triturar as sementes de cardamomo num almofariz, reduzindo-as a pó.
Numa taça misture a farinha peneirada com o bicarbonato de sódio, o fermento, o sal, a canela, o gengibre em pó, o cardamomo e a noz moscada. Reserve.
Bata os ovos com o açúcar durante cerca de 4 minutos, até obter um creme fofo e esbranquiçado.
Adicione o melaço, a raspa de laranja e o gengibre fresco. Bata mais um pouco até obter um creme suave.
Derreta a manteiga no microondas e junte as natas e o leite. Mexa com uma vara de arames para envolver.
Alternadamente, adicione em três vezes a mistura de farinha e especiarias e a mistura de manteiga e natas à mistura de açúcar e ovos. Envolva bem com uma espátula após cada adição, mas sem bater demasiado.
Verta a massa na forma reservada e leve ao forno por cerca de 55 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar o bolo do forno.
Retire o bolo e deixe arrefecer dentro da forma cerca de 10-15 minutos.
Desenforme e deixe o bolo arrefecer completamente sobre uma grelha.
Depois de frio polvilhe com açúcar em pó e sirva com bagos de romã.

11 comentários:

  1. Está lindo o bolinho :)
    A forma é tão bonita, gosto tanto destas formas! Comprei uma outro dia e ainda não a experimentei (:o)
    Adoro o blogue da Linda, e este bolo é tão rico com ingredientes fabulosos! Deve ser uma maravilha!
    As fotografias estão lindas.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá Célio,

    este bolo tem uma cor deslumbrante! A união de todas as especiarias deve ser maravilhosa realmente. E as fotos deixam-nos sempre apaixonadas pelas receitas e com vontade de correr para a cozinha! E claro, a forma do bolo, o prato, os adereços, também ajudaram ao modelito. Tudo se compôs para a composição perfeita.
    E um outro pormenor...amei o chapéuzinho de natal no logo do Sweet Gula! Super amoroso ;)
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
  3. Deve ser ótimo este bolo. Faz lembrar o bolo de Natal típico de cá, só que ainda acrescentamos frutas cristalizadas e frutos secos. A forma é lindíssima!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Lindas fotos! A forma é fabulosa! E, claro, o bolo deve ser delicioso!

    ResponderEliminar
  5. adoro o prato de servir :) como sempre uma sugestão deliciosamente apresentada :*
    beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
  6. O bolo está lindo e têm uma textura linda, as fotos são magnificas.
    Bjs
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Fotos lindas! E bolo mais lindo!!
    Adoro gingerbread, os bolos de natal com especiarias e melaço são mesmo especiais e enchem a nossa casa com um aroma de natal.
    Quero uma fatia para o lanche sim? :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Esta receita/foto merecia ser capa de revista, transborda beleza e inspiração natalícia ♥
    Mais um bolo rico e delicioso!
    Achei o máximo o gorro de natal no logo hehe :D
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  9. Já eu sou um caso raro de não apreciar muito os típicos gingerbread... mas nada que me impeça de fazer este teu bolo lindo!
    Grande beijinho

    ResponderEliminar
  10. Este bolo conquistou-me desde logo, Célio. Apesar de nunca ter provado um gingerbread, adoro a sua intensidade e acho que gostarei.
    As tuas fotos e composições estão cada vez mais envolventes e cheias de beleza. E não me canso de te dar os Parabéns!
    Esta então transpira Natal por todo o lado. Lindo!
    Infelizmente ando ausente nos comentários mas não significa que não acompanhe com todo o gosto as maravilhas que fazes. :) Dá mesmo gosto ver!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  11. Hey folks! Looking for the hottest "vape shop in Mesa, Arizona" to fuel your vaping passion? Well, you've hit the jackpot because our vape haven is here to cater to all your vaping needs! Step inside and you'll find an extensive selection of top-notch vape products, from the latest mods and tanks to a wide array of mouth-watering e-juices. But that's not all—we pride ourselves on our knowledgeable staff who are always ready to assist you in finding the perfect setup. So why wait? Swing by and let's vape together!

    ResponderEliminar