Bolos de Arroz e as Compras Online


Quando era miúdo, e durante alguns anos, todos os domingos eu ia religiosamente ao mercado da vila com a minha mãe. Ali faziam-se as compras dos frescos para a semana, o peixe, a carne, e uma ou outra fruta que não tivéssemos no quintal. E no meio dessas compras havia um ritual que nunca falhava. Numa pequena banca, havia uma senhora que vendia pão e aqueles que para mim eram os melhores bolos do mercado. E todos os domingos a minha mãe me comprava um bolo! Era o meu guilty pleasure domingueiro, adorava aquele momento em que, raras vezes me lambuzava numa bola de berlim. Raras vezes porque, a maioria das vezes, eu comia aquele que era o meu bolo preferido, o bolo de arroz. Apreciava cada segundo, enquanto comia aquele bolo macio, perfumado de laranja, até à última migalha. No final ainda lambia o papel vegetal, antes de o deitar fora. Mas o que me deixava mesmo em êxtase, era aquele momento inicial, em que tirava cuidadosamente a crosta estaladiça de açúcar que se forma por cima, e deixava-a desfazer-se na boca.


Nestes últimos anos, já comi alguns bolos de arroz, mas nunca tiveram aquele sabor a felicidade dos bolos que comia em criança. Então pensei, porque não experimentar fazer em casa os meus próprios bolos de arroz?! A receita já estava marcada à bastante tempo. Encontrei-a no blog Cozinhadaduxa, da querida amiga Dulce. Mas havia um senão que me impedia de avançar, encontrar à venda a farinha de arroz. E sabem onde fui encontrá-la?! Na loja online A Tua Despensa. Por curiosidade registei-me no site e quando comecei a passear pelos "corredores" deste supermercado online, eis que me deparo com a farinha de arroz. Não hesitei e este foi o primeiro produto a adicionar ao carrinho. Um olhar mais atento e deu para perceber que ali podemos encontrar imensos produtos de várias marcas, muitos deles a um preço muito abaixo da média habitual e outros ainda em promoção. Desde produtos alimentares, produtos de limpeza para o lar, artigos de higiene pessoal e parafarmácia, puericultura e claro, até produtos para animais. Os preços são os mesmos em todo o território nacional. E tudo isto com a grande vantagem de nunca ter de sair de casa, enfrentar as filas nas caixas do supermercado e receber comodamente as minhas compras que, já agora, vinham muito bem acondicionadas.

Entusiasmei-me ao ponto de ir adicionando produtos ao meu carrinho, alguns que consumo com mais frequência, outros que são mais difíceis de encontrar. E nunca foi tão fácil fazer uma compra de supermercado online. Bastaram alguns segundos para confirmar todos os itens que tinha adquirido, finalizar a encomenda, escolher o método de pagamento e esperar pela confirmação. Após ter recebido um email com um código, através do qual posso verificar o estado da encomenda, bastaram 24 horas para que tivesse em minha casa as compras efetuadas. E ainda recebi de oferta um "miminho", umas deliciosas bolachas digestivas de aveia.

No blog Vida de Desempregada, está a decorrer um passatempo, no qual poderão habilitar-se a ganhar 15€ em compras no supermercado online A Tua Despensa. Para participar, apenas terão de se registar como utilizadores, entrar neste link e seguir as instruções.


Assim que recebi a farinha, fui logo experimentar a receita dos bolos de arroz. E entusiasmado, parecia uma criança a olhar para o forno, a vê-los crescer e a ganhar a tal crosta de açúcar, com a qual ainda hoje me deleito cada vez que como um bolo de arroz. Não resisti a deixá-los arrefecer por completo e por momentos regressei à minha infância, àquele mercado que ainda hoje existe, ao sorriso daquela senhora que escolhia sempre para mim o melhor bolo, o que tinha a crosta maior e mais dourada. Acho que nunca mais vou comprar um bolo de arroz e passarei sempre a fazê-los em casa, pois o sabor, esse não engana.


Bolos de Arroz
(receita do blog Cozinhadaduxa)

Ingredientes:
| 150g de açúcar
| 100g de margarina amolecida
| 3 ovos
| 3 c. (sopa) de leite à temp. ambiente
| 100 g de farinha de trigo
| 100 g de farinha de arroz
| 1 c. (sobremesa) de fermento em pó
| raspa fina da casca de 1 laranja
| açúcar  q.b. para polvilhar

Método Tradicional:
Numa taça, bata a margarina com o açúcar.
Junte os ovos, o leite, a raspa da laranja e bata até obter uma mistura homogénea.
Peneire as duas farinhas com o fermento em pó e adicione aos poucos à mistura anterior batendo sempre para que fique bem misturado.
Pré-aqueça o forno nos 180ºC.
Corte tiras de papel vegetal com cerca de 25cm x 6cm (o tamanho das tiras irá depender do diâmetro dos aros para os bolos de arroz. Usei uns aros com 7cm de diâmetro).
Coloque as tiras dentro dos aros metálicos e forre também um tabuleiro de forno com papel vegetal.
Distribua a massa pelos aros (já com o papel vegetal), e finalize com um pouco de açúcar granulado, que devera ficar em montinhos.
Leve ao forno cerca de 30 minutos, ou até que os bolos comecem a ficar dourados.

Método Thermomix - Bimby:
Coloque o açúcar e a margarina no copo e programe (2min/50ºC/vel3).
Programe (1min/vel3) e adicione os ovos, um de cada vez.
Junte o leite, as duas farinhas, o fermento e a raspa de laranja e programe (30seg/vel4).
Pré-aqueça o forno nos 180ºC.
Corte tiras de papel vegetal com cerca de 25cm x 6cm (o tamanho das tiras irá depender do diâmetro dos aros para os bolos de arroz. Usei uns aros com 7cm de diâmetro).
Coloque as tiras dentro dos aros de metálicos e forre também um tabuleiro de forno com papel vegetal.
Distribua a massa pelos aros (já com o papel vegetal), e finalize com um pouco de açúcar granulado, que devera ficar em montinhos.
Leve ao forno cerca de 30 minutos, ou até que os bolos comecem a ficar dourados.

31 comentários:

  1. Olá Célio,
    Os bolos de arroz também fazem parte das minhas memórias de infância. Mas eu começava sempre a comer pela parte debaixo e deixava a parte melhor, a tal crosta estaladiça, para o fim. Esta receita trouxe-me muitas memórias e os bolos estão lindos.
    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fazia exactamente o mesmo! Começava pela parte de baixo. E se estivesse para o queimadita, retirava-a e não a comia. Guardar a crosta para o fim era mesmo a melhor parte! :)
      Que belos bolinhos, Célio!

      Eliminar
  2. Olá Célio: ficaram lindos e bem parecidos com os de "antigamente".Com o gostinho a laranja devem fazer as delícias de todos!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Vou-te parecer antiquada a falar, mas eu e as compras online, não nos damos lá muito bem. Gosto de "apalpar", comparar, ler rótulos sobretudo ver bem o que estou a comprar. Só me passaria pela cabeça fazê-lo, caso estivesse impedida por doença, de sair de casa senão, lá vou eu ao super hehehe.

    Quanto aos teus bolinhos, estão fantásticos, mas vindo das tuas mãos, ninguém duvida e devem estar uma verdadeira delicia.
    Obrigada pelas tuas partilhas!

    ResponderEliminar
  4. UAU!! Tão bonitos, obrigada pela confiança amigo Célio!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Então vou-te contar:
    O bolo de arroz é o único bolo de pastelaria que consumo. Sem contar com as bolas de berlim do Natário! :-)
    E também eu levo a cabo um ritual. Tiro suavemente a película de baixo, a de volta. e começo a comer por baixo. A parte de açúcar, estaladiça, crocante... Ui! Essa é última que como! ADORO!!
    Excelente partilha esta... vou guardar religiosamente e farei em breve. É também o único bolo que a minha Caracol come :-)
    Tudo lindo... fotos, texto e a receita, claro ;-)
    Beijinhos grandes
    C

    ResponderEliminar
  6. Adoro bolos de arroz. Ficaram lindíssimos os teus.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/03/velvet-de-limao.html

    ResponderEliminar
  7. Célio os teus bolos de arroz ficaram lindissimos, as fotos são maravilhosas, não conhecia a loja, vou já lá fazer o registo para ficar a conhecer....bjs

    ResponderEliminar
  8. São dos meus bolos preferidos! Quando era miúdo comia muitos :)
    Quanto ao site, obrigado pela sugestão!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  9. Sempre acompanhava minha mãe à feira aos domingos, saudade dos sabores e do prazer de acompanhá-la.
    Fiquei encantada com as fotos e preciso provar deste bolo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  11. Célio tal como tu em pequena ia sempre com a minha querida avó (mãe) ao café e o bolinho que mais gostava sempre foi esse, adoro o sabor da farinha de arroz dá m sabor fantástico do qual gostava e ainda gosto muito.

    Feito em casa é sem dúvida muito melhor, o aspeto que os teus bolinhos de arroz mostram deixa qualquer pessoa a salivar para comer um e mais um:)

    Recordar é viver e olhando para estes teus bolinhos vivi por momentos uma lembrança muito boa que tive:)

    Saudades que tenho dessa altura, comer os bolinhos era muito bom mas a companhia da pessoa que mais amamos é que faz com o comer do bolinho ainda nos saiba melhor não concordas?

    Beijinho e obrigada pela partilha, a receita é deliciosa e a nossa Dulce tem autenticas delicias:)
    Ótima escolha:)!



    ResponderEliminar
  12. Adoro bolos de arroz, já fiz uma vez, mas com uma receita diferente, qualquer dia experimento esta.

    ResponderEliminar
  13. São rituais que ficam para sempre na nossa memória... e os teus bolos de arroz ficaram autênticos, mais perfeitos impossível.
    Mais uma vez me deliciei com as fotos!
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  14. que aspeto magnifico, adoro bolos de arroz com um cafezinho.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Eu nem gosto de bolos de arroz, mas fiquei deliciada com o aspecto dos teus!

    ResponderEliminar
  16. os lhos já comeram...ficaram espetaculares...

    ResponderEliminar
  17. Esses bolos de arroz ficaram lindíssimos! Também já fiz uma vez, ficaram bons mas não tão lindos como esses :)
    Já tinha ouvido falar desse mercado on-line, acho até que já o espreitei... uma pessoa hoje em dia pode não sair de casa, pensando que pelo menos não gastará dinheiro. Mentira :) Adoro também fazer compras on-line. E é como dizes, às vezes encontramos certos produtos menos frequentes.

    Bj

    ResponderEliminar
  18. Sei de alguém que devorava esses bolinhos em meio tempo! :D
    Estão lindos de morrer e imagino que muito bons mesmo.
    Gosto bastante de farinha de arroz, que costumo incluir am alguns bolos a fim de dar maior leveza à massa.
    Nunca fiz comprar de mercearias desta forma, mas é um método muito cómodo e cada vez mais comum, sem dúvida.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  19. Enquanto te lia, senti uma nostalgia desses mesmos domingos, em que eu ia à feira com a minha tia-avó e prima e um dos melhores momentos, era a ida à banca dos bolinhos e comer um :)
    Adoro bolos de arroz, e os tues ficaram tão lindos Célio!
    Tenho de arranjar esses aros, para poder fazer em casa, acho que a minha prima era capaz de gostar de receber uma fornada deles.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Que bolos de arroz mais lindos, Célio! Aposto que estão bem melhores do que aqueles da tua memória de infância... Que pena não poder deitar a mão a um :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Obrigada Célio. =D Melhor melhor só comer um bolinho desses. =D Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. que maravilla de postre,,las fotos buenisimas,saludos-

    ResponderEliminar
  23. Olá Célio!
    Estes bolinhos de arroz ficaram fabulosos!!! Vou levar um ;)
    Beijinho e bom fim de semana.

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. Obrigado Célio!

    Os Bolos de Arroz não fazem parte da minha infância, me apaixonei ao passar tempos aí em Portugal, sempre procurei a receita mais ninguém sabia. mesmo aqui pela internet, então deixei de procurar.

    Adorei e vou tentar faze-los aqui no Brasil.

    ResponderEliminar
  25. Estes bolos de arroz ficaram com um aspecto fantástico. Também já usei a farinha de arroz e gostei muito. Torna os bolos super fofos. ;)

    ResponderEliminar
  26. Querido amigo,

    O ritual do mercado também por cá se fazia sentir !
    No meu caso era ao sábado, que era quando a Mãe fazia as compras para o fim de semana. Lá íamos as duas, para eu a ajudar com os sacos das compras, visitar os feirantes e escolher os produtos para as confecções gastronómicas.
    Naquele tempo, não se escolhia o melhor, não havia muito dinheiro e a Mãe sempre tentava comprar o mais barato mas que estivesse em boas condições... eram tempos árduos aqueles.
    Eu adoro bolos de arroz, mas não era esses que eu comia no mercado, eram sim os "russos"... eu adorava aquele bolo cheio de creme, que queres ? Coisas de miúda... :) :)
    Mas os bolos de arroz que tu fizeste, sim, também me transportam para esses tempos longínquos, até porque estão literalmente idênticos aos que eu comia.
    Lindos e de uma elegância extrema, estes teus bolinhos deixaram-me mesmo a salivar...
    Que bem que um deles ia agora com o meu cafézinho ! :)
    Levarei esta receita, que encontraste no blogue da querida Dulce, pois se ela fez e tu aprovaste, é à confiança, sei-o bem ! :) :)
    Não conhecia o espaço que mencionaste, mas vou visitar... porque assim TU aconselhas ! :)

    Um grande beijinho, amigo ! **

    ResponderEliminar
  27. Que belos bolos de arroz!! Vou ter de experimentar esta receita para matar saudades de bolos portugueses :) Eu também gosto muito daquela crosta em cima do bolo, divinal!
    Não sei se será fácil arranjar os aros para o bolo de arroz, mas tenho de ter uma solução!! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  28. O sabor desses bolinhos é como o algodão, não engana ;)
    Por acaso agora acho que quase não há supermercado que não tenha farinha de arroz :) Hoje ia fazer bolinhos do género mas houve mudança de planos.
    Comias logo a parte melhor?! Isso é quase tão mau como começar a comer uma torrada pela fatia do miolo, devia ser crime :P Deixo sempre o melhor para o fim! (às vezes é difícil. Experimenta guardar o kit kat de um cornetto de kit kat para o fim. A sério, experimenta.)
    Muito bom aspeto, agora fiquei com vontade de fazer :)

    ResponderEliminar
  29. Uau que lindos que ficaram sou exactamente como voces ,adoro estes bolos do meu tempo de infancia e deixo a parte de cima pro fim lool agora tenho mais saudades ainda poui por onde ando naoexistem e tenho mts saudades de tudo o que e portugues.coisas que tinha sempre a mao que ate era banalidade hoje sei que temos tanta coisa .boaaaa a comecar por esse site e tudo o resto obrigado celio pela receita vou faze los hoje mesmo se conseguir todos os ingredientes beijokinha a todos

    ResponderEliminar
  30. E eis que vou me arriscar na tua receita Célio...Nunca provei, acho que o Brasil deixou escapar, conheço muitas receitas, mas essa me deixou com vontade. Gratidão e sucesso!!!

    ResponderEliminar