Bolo de Baunilha e Framboesa ***2º Aniversário do Blog***


Estamos em Abril e este é um mês de celebração para o Sweet Gula. Dois anos! No dia 1 de Abril de 2013 tornei público este blog, e aquele que inicialmente começou por ser uma espécie de caderno de receitas, de partilhas e apontamentos culinários, pouco a pouco foi crescendo e chegando a um público cada vez maior. Estava longe de imaginar que o blog me iria trazer tantos momentos felizes, que chegaria a tantas pessoas e que me levaria a conhecer tanta gente simpática que partilha comigo o mesmo gosto, a mesma paixão pela cozinha. Ao longo destes dois anos, criei laços, troquei impressões, adquiri, troquei e partilhei conhecimentos e acima de tudo criei algumas amizades. Se por um lado permanece a sensação de que dois anos é muito pouco (e de facto é), por outro lado, olhando todo o caminho percorrido e revivendo todos esses momentos de felicidade até aqui, parece que já ando nisto há imenso tempo.

Inicialmente estava longe de imaginar que o trabalho que aqui partilho me iria dar tanto gozo. Mas à medida que vou recebendo comentários tão simpáticos e positivos de pessoas que gostam das minhas partilhas, à medida que vou conhecendo ingredientes novos e vou experimentando novas receitas na cozinha, a minha paixão e dedicação a este espaço, aumenta a cada dia. Se dá imenso trabalho?! Sim, dá. Se tenho que abdicar de muito do meu tempo livre?! Sim, tenho. Se já ponderei se vale ou não a pena continuar a dedicar-me de coração a isto?! Sim, já pensei nisso algumas vezes e acho que pensarei muitas mais. Mas nem imaginam o quanto eu fico feliz quando recebo um comentário vosso a dizer que gostaram desta ou daquela receita, cada vez que recebo uma partilha de alguém que reproduziu uma das minhas receitas e ficou satisfeito com o resultado. É esse voto de confiança, é esse conforto e carinho que me dá forças para tornar as minhas partilhas cada vez melhores e ser cada vez mais exigente e rigoroso com aquilo que aqui publico.


E é por vocês, é graças a quem me visita, comenta e partilha que eu dou o melhor de mim e faço-o por paixão. Uma paixão que me acompanha desde criança e que fui incrementado com muita aprendizagem ao longo dos anos. Aprendizagem esta que é diária. Todos os dias, quer seja através de um comentário, aqui ou nas redes sociais, quer seja através de uma visita a outro blog amigo, quer seja através de um livro, de uma revista ou programa de televisão, eu estou constantemente a aprender coisas novas relacionadas com a cozinha. E se inicialmente a ideia era a de anotar apenas aqui algumas receitas que reproduzia e gostava, hoje em dia posso dizer que enriqueci muito enquanto cozinheiro e cada receita que aqui é publicada obedece a toda uma anterior pesquisa e dedicação e quando é partilhada é com o objectivo de dar a conhecer algo novo e que de alguma forma pode vir a ser útil a quem por aqui passa. E desenganem-se se pensam que tudo corre bem à primeira. Sou amador e não tenho qualquer formação superior. O que sei, aprendi às minhas custas e por vezes algumas experiências correm menos bem. Daí que nem todas as receitas que desenvolvo para o blog chegam a ser publicadas. Ou porque não gostei do resultado final, ou porque não gostei das imagens, ou porque acho que não traz nada de significativo e decido não publicar.


Este último ano foi particularmente especial e, apesar de não ter conseguido partilhar aqui nem um terço daquilo que eu gostaria, a verdade é que paralelamente ao blog, mas diretamente relacionado com ele, consegui viver momentos únicos, tais como o facto de ter conhecido os estúdios onde foi gravada a 1ª edição do programa Masterchef, a convite da marca Philips; ter sido um dos três finalistas no passatempo lançado pela Teka Portugal, no evento O Peixe em Lisboa, em 2014; ter frequentado uma e outra vez à Academia Vaqueiro em Lisboa, onde é sempre um prazer voltar e numa dessas vezes tive o privilégio de conhecer a Chef Mafalda Pinto Leite; ter sido convidado para o relançamento da edição especial da revista Saúde à Mesa, para a qual dei uma entrevista e elaborei uma receita; fui também convidado para dar uma entrevista na revista Bimby, que me deixou bastante orgulhoso;  o ter apresentado um Showcooking no Festival Fusing, onde fiz este Bolo de Limão e Alecrim, na Figueira da Foz, a cidade onde eu nasci; a convite da Ramirez, apresentei um Showcooking, na Loja das Conservas, em Lisboa; o facto de ter participado num Workshop especial, organizado pela marca Riberalves, onde tive o privilégio de estar lado a lado e conhecer pessoalmente o Chef José Avillez; a convite da Margão, pude degustar um jantar confecionado pelo Chef Miguel Castro e Silva, no Mercado da Ribeira, onde foram apresentadas as Tendências de Sabores Margão 2015; A Oliveira da Serra levou-me a conhecer "in loco" os olivais e o Lagar do Marmelo, propriedade onde é produzido o azeite daquela marca; ;  revi outros Chefs cujo trabalho aprecio imenso, como o Chef Chakall, a Chef Justa Nobre ou o Chef Vitor Sobral e com eles aprendi algumas técnicas e degustei alguns pratos com ingredientes até então desconhecidos; desenvolvi algumas receitas para a rúbrica Batatas com Sabor; continuei a trabalhar com a marca Queijos Tété que produzem queijo de excelente qualidade, com o qual desenvolvi algumas receitas; comecei também a apresentar Workshops de culinária, na companhia da amiga Sílvia, autora do blog Bocadinhos de Açúcar. Estes Workshop´s são sempre vividos com muita intensidade, pois entrego-me a eles de alma e coração e sinto-me realizado de cada vez que termino um Workshop e vejo a felicidade estampada no rosto de quem participa e a sensação que fica é a de missão cumprida; participei noutros Workshops de culinária, nos quais aprendi bastante e me diverti imenso, onde conheci e revi outros bloggers e onde confraternizei com pessoas muito simpáticas. Tudo isto me enche de orgulho, trouxe-me conhecimento e faz-me sentir que vale a pena continuar por aqui;  Como podem ver, foi um ano intenso e muito activo, que me deixa muito feliz.
Outra paixão que cresceu a par do blog, os livros de culinária. Adoro livros de culinária e através deles consigo muitas vezes viajar, quer seja através de uma imagem, de uma receita ou ingrediente, ou mesmo através dos cheiros e sabores que tento adivinhar quando leio a lista de ingredientes de uma receita. Aos poucos a minha biblioteca vai aumentando, assim como a minha wishlist de livros. E uma coisa que tenho notado e que é de louvar é que cada vez são mais os cozinheiros amadores e bloggers a escrever livros de culinária, livros estes que são lindos e inspiradores e pouco a pouco vamos tendo alguns exemplos nacionais.


Posto isto, só me resta agradecer. Agradecer antes de mais à minha linda esposa por tantas vezes abdicar do nosso tempo a dois para que eu possa fazer crescer este blog. Por me deixar ter espalhadas pela casa pequenas peças de loiça que vou adquirindo para o blog. Pelos livros que se amontoam e que ocupam cada vez mais espaço. Agradecer às marcas que comigo colaboram, que muitas vezes me oferecem produtos para experimentar e às quais eu nem sempre consigo dar resposta em tempo útil. Mas sobretudo, agradecer a vocês, os que me lêem, os que me visitam aqui, mesmo que em silêncio, os que deixam comentários, os que me seguem nas redes sociais e admiram o meu trabalho. A todos vocês, o meu mais sincero muito obrigado por estarem desse lado e fazerem isto valer a pena.


E para celebrar este segundo aniversário, tinha de haver um bolo. No ano passado inspirei-me no Jamie Oliver e criei este delicioso Bolo Merengado de Limão e Sementes de Papoila. Este ano, a inspiração veio deste livro, um livro lindo e cheio de receitas e deliciosas sugestões de bolos para todas as ocasiões. A Linda Lomelino, também autora do blog Call Me Cupcake, do qual sou fã, sugere receitas inspiradoras com imagens lindíssimas que nos levam a querer experimentar tudo. Não foi nada fácil escolher uma só receita, pelo que a receita que aqui apresento é inspirada em outras tantas, quer do livro, quer do blog. Fiquem então à vontade para apreciar este delicioso Bolo de Baunilha e Framboesa, um bolo em camadas, bem ao estilo da Linda, que apesar de parecer elaborado, até é simples de fazer e cujo resultado final me agradou bastante. Quem provou, adorou, tanto o sabor como a textura. Fiquem então com a receita.


Bolo de Baunilha e Framboesa
(receita adaptada do livro Lomelino's Cakes, de Linda Lomelino)

Ingredientes:
{para o bolo}
| 100 g de margarina c/ sabor a manteiga (usei Vaqueiro)
| 6 ovos
| 400 g de açúcar amarelo
| 1 c. (chá) de pasta de baunilha
| 0,5 dl de leite
| 380 g de farinha s/ fermento
| 2 c. (chá) de fermento (usei Royal)
| 1 pitada de sal

{para o recheio}
| 200 g de framboesas (usei congeladas)
| 2 gemas  
| 5 c. (sopa) de açúcar em pó
| 1 c. (chá) de amido de milho
| 50 g de margarina c/ sabor a manteiga (usei Vaqueiro)
| 200 ml de natas frescas
| 200 g de framboesas frescas

{cream cheese - cobertura}
| 200 g de margarina c/ sabor a manteiga (usei Vaqueiro)
| 200 g de queijo creme (usei Philadelphia)
| 6 c. (sopa) bem cheias de açúcar em pó
| 1 c. (chá) de pasta de baunilha

Preparação Tradicional:
Pré-aqueça o forno a 175ºC.
Unte com manteiga e forre com papel vegetal, duas fornas com 20cm de diâmetro.
Derreta a margarina no microondas e deixe que arrefeça.
Bata os ovos com o açúcar e a baunilha, durante cerca de 5 a 7 minutos, até obter um creme fofo e leve.
Aqueça ligeiramente o leite, sem deixar ferver. Adicione o leite e a margarina derretida à mistura de ovos e bata mais um pouco.
À parte, misture a farinha com o fermento e o sal. Envolva esta mistura no preparado líquido e bata a uma velocidade baixa, até que todos os ingredientes se encontrem ligados.
Distribua a massa pelas duas formas e leve ao forno cerca de 35 a 40 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar os bolos do forno.
Deixe arrefecer 10 minutos dentro da forma antes de desenformar. 
Desenforme e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.

Prepare o recheio, levando um tacho ao lume médio com as framboesas. Mexa até elas começarem a desfazer-se, ou seja ficarem descongeladas.
Transfira as framboesas para um robot e triture-as até ficarem em puré.
Bata as gemas durante alguns minutos, até ficarem fofas e dobrarem de volume.
Junte o açúcar e bata mais um pouco, até obter um creme esbranquiçado. Adicione o amido e envolva.
Adicione o puré de framboesas à mistura de gemas e açúcar, tendo o cuidado de o passar antes por um coador de rede fina, afim de descartar as grainhas.
Leve ao lume até começar a ferver e engrossar um pouco.
Retire, deixe arrefecer um pouco e adicione a margarina. Mexa até a margarina se dissolver por completo e deixe arrefecer, colocando o creme no frigorífico.
Quando o creme estiver bem frio, bata as natas até ficarem bem firmes (é importante elas ficarem com a consistência de chantilly). Envolva delicadamente o creme de framboesa nas natas batidas, usando uma espátula e reserve o recheio no frigorífico até à hora de usar.

Para a cobertura bata a margarina, que deve estar à temperatura ambiente, durante alguns minutos.
Adicione o queijo creme e bata, enquanto aos poucos vai adicionado o açúcar em pó.
Junte por fim a pasta de baunilha e bata durante 5-7 minutos, até obter um creme leve e suave.

{montagem do bolo}
Com uma faca comprida, apare a superfície dos dois bolos, por forma a que fiquem lisos e corte horizontalmente cada um dos bolos em duas partes, ficando com quatro camadas.
Coloque a primeira camada num prato ou stand cake e espalhe sobre ela 1/3 do recheio. Sobre o recheio disponha algumas framboesas frescas e repita o processo, até terminar o bolo e o creme do recheio.
Leve o bolo ao frigorífico por 30 minutos, afim de ganhar alguma firmeza.
Barre o bolo com uma camada ligeira de cream cheese e leve novamente ao frio por 30 minutos.
Cubra todo o bolo com o creme restante e alise com uma espátula.
Decore a gosto com flores de baunilha e framboesas e leve ao frio, durante pelo menos 4 horas.


Preparação Thermomix - Bimby:
Pré-aqueça o forno a 175ºC.
Unte com manteiga e forre com papel vegetal, duas fornas com 20cm de diâmetro.
Derreta a margarina no microondas e deixe que arrefeça.
Coloque os ovos, o açúcar e a baunilha no copo e programe (7min/vel5).
Adicone o leite morno e a margarina derretida e programe (1min/vel4).
Junte a farinha, o fermento e o sal e programe (20seg/vel5).
Distribua a massa pelas duas formas e leve ao forno cerca de 35 a 40 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar os bolos do forno.
Deixe arrefecer 10 minutos dentro da forma antes de desenformar. 
Desenforme e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.

Para o recheio, coloque as framboesas no copo e programe (5seg/vel7).
Com a espátula, baixe o molho que ficou nas paredes do copo.
Adicione as gemas, o açúcar e o amido e programe (7min/90ºC/vel4).
Deixe a temperatura baixa um pouco, adicione a margarina e programe (10seg/vel4).
Retire e coloque o creme no frigorífico. 
Quando o creme estiver bem frio, coloque a borboleta no copo, que deve estar bem limpo e seco, junte as natas e programe (3min/vel3,5). Tenha atenção para qua as natas não passem a manteiga. Envolva delicadamente o creme de framboesa nas natas batidas, usando a espátula e reserve o recheio no frigorífico até à hora de usar.

Para a cobertura, coloque a manteiga e o queijo creme no copo limpo e programe (5min/vel3).
Junte o açúcar em pó e a pasta de baunilha e programe (5min/vel3).

{montagem do bolo}
Com uma faca comprida, apare a superfície dos dois bolos, por forma a que fiquem lisos e corte horizontalmente cada um dos bolos em duas partes, ficando com quatro camadas.
Coloque a primeira camada num prato ou stand cake e espalhe sobre ela 1/3 do recheio. Sobre o recheio disponha algumas framboesas frescas e repita o processo, até terminar o bolo e o creme do recheio.
Leve o bolo ao frigorífico por 30 minutos, afim de ganhar alguma firmeza.
Barre o bolo com uma camada ligeira de cream cheese e leve novamente ao frio por 30 minutos.
Cubra todo o bolo com o creme restante e alise com uma espátula.
Decore a gosto com flores de baunilha e framboesas er leve ao frio, durante pelo menos 4 horas.

48 comentários:

  1. Belíssimo bolo!!! Amei mesmo :)
    Célio, muitos parabéns pelo 2º aniversário do blogue! Continua a partilhar e a deliciar-nos com as tuas fantásticas criações, sou fã!
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá Célio

    Antes de mais parabéns pelo teu blogue. Gosto muito do género de receitas que partilhas conosco e sempre que tenho um tempinho livre venho cá espreitar o que andas a cozinhar.
    Adorei o teu bolo de Parabéns. Além de lindíssimo ficou com um aspecto irresístivel.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá Célio, muitos parabéns! O teu blog é mesmo fantástico, ainda bem que decidiste torná-lo público! è sempre muito bom visitar-te aqui e ver as tuas lindas receitas! Continua assim, com este excelente trabalho! E este bolo? Ai meu Deus, que pecado!!! Uma delicia, dá mesmo vontade de agarrar uma fatia!! [tenho mesmo que comprar este livro, parece mesmo uma beleza!]
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Célio!
    Muitos parabéns! Nós somos uns felizardos por teres tornado o teu blog público. É tão bom e ao mesmo tempo inspirador vir aqui... ver as tuas receitas e fantásticas fotos! Continua assim com o teu trabalho perfeito e delicia-nos sempre com as tuas criações (um dia quero fazer bolinhos como tu ehehehe)! Dá mesmo vontade de comer uma fatia deste teu bolo que tem um ar sublime!
    um beijinho grande

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns pelo 2º aniversário do blog,pelo sucesso alcançado! obrigada pelas suas partilhas de receitas tão boas que nos alegram os dias! O bolo está lindíssimo e deve ser uma delícia! para terminar desejo continuação de muito sucesso! beijinho.:)

    ResponderEliminar
  6. Adorei ler o teu texto, perceber que cada frase que escreves é sentida. Estás de parabéns, o teu blog é um dos melhores e mais bonitos que sigo e todas (todas mesmo) as receitas são excelentes. É um orgulho conhecer-te e poder dizê-lo a toda a gente. Em relação ao bolo com que nos presenteias... que dizer? que estou de dieta!!!!!!! e não posso ver estas coisas decadentes que fico logo a babar :( LOL beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Muitos Parabéns Célio! O teu blog é uma verdadeira inspiração, e dos melhores que conheço :)
    Continua o óptimo trabalho!

    ResponderEliminar
  8. Célio, parabéns pelo aniversário do blog, que sigo há algum tempo, e adoro! e pelo bolo que deve ser simplesmente maravilhoso!
    Vai certamente ficar na minha lista de próximas experiências.
    Sou apaixonada por cozinha desde que me conheço, e recentemente decidi também criar um blog. Sei que é mais um entre milhares, mas senti que o devia fazer, apesar de estar ainda a aprender... E blogs como este são uma verdadeira inspiração.
    Obrigada, felicidades e continuação do excelente trabalho!
    Vanda
    http://pao-com-chocolate.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Célio,
    em primeiro lugar quero dar-te os parabéns por estes dois lindos anos de belíssimas fotos, de criações fantásticas e deliciosas, de maravilhosas partilhas de conhecimento e de amizade também,claro :) porque além de nos conhecermos pessoalmente, também nos conhecemos por palavras e partilhas :)
    Gostei de te ler, gostei de rever o teu percurso, de saber um pouco mais de ti... a paixão pela cozinha é presente em cada palavra, em cada foto e em cada criação que fazes. Já te disse muitas vezes que quando aqui venho, ando com o ecrã para cima e para baixo várias vezes admirando as fotos, comendo primeiro com os olhos :)
    Mais um bolo lindo e de certeza delicioso a coroar este aniversário e aquilo que te desejo é que muitos mais aniversários partilhes connosco.
    Eu estarei sempre por aqui, deste lado, embora por vezes demore mais um pouco a vir comentar, acredita que venho muito antes (ou logo que publicas) cuscar :)
    Espero que os teus sonhos se realizem naquilo que te dá paixão, pois um homem só cresce quando realiza os seus sonhos e tu tens tudo para ir em longe.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  10. Parabéns e vida longa ao blog, sua cozinha tem um refinamento sutil, que me agrada muito, as fotos são lindas e o bom gosto é evidente! Sucesso!
    Abraços

    ResponderEliminar
  11. Olá Célio
    Muitos parabéns por mais um ano cheio de boas receitas e de tantos momentos memoráveis. O Sweet Gula é um dos meus blogues preferidos e uma fonte de inspiração. Gostava de um dia poder ter no Mesa Corrida fotografias tão maravilhosas quanto as tuas.
    O bolo que fizeste para este aniversário é simplesmente magnífico!
    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
  12. Olá Célio,
    Claro que não podia deixar passar este dia em branco sem te dar uma palavra de agradecimento por tudo o que tens feito e por tudo o que tens partilhado neste mundo da blogoesfera.
    Desejo-te do fundo do coração, continuação de muito sucesso e muitas realizações.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  13. Muito parabéns Célio!
    Continua a presentear-nos com as tuas deliciosas receitas e com as tuas lindas fotos! :)
    Votos de muito sucesso sempre!

    Beijinhos*
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Que delícia Célio! E as fotos estão lindas, para não variar! Parabéns pelo aniversário do blog. Continuação de muito sucesso!

    ResponderEliminar
  15. Muitos parabéns, Célio!
    A cada publicação consegues surpreender-nos e deixar-nos sem palavras.
    Tens merecido todo o sucesso que o blog alcançou (e que certamente alcançará)! Continua assim!
    As tuas receitas, as tuas fotografias e o teu trabalho sempre me inspirarão. A mim e, claro, a todos quantos te seguem :*

    Um beijo grande

    ResponderEliminar
  16. Célio, tenho a certeza que a Linda ficaria muito orgulhosa se visse o teu bolo. Está lindo!!!! E apesar de não ser sugar-free, eu até comia uma fatia bem fininha, quase transparente, para celebrar este segundo aniversário e este ano tão repleto de coisas boas. Mas há uma coisa que eu insisto em dizer que está infinitamente melhor: são as tuas fotos :)

    ResponderEliminar
  17. Confesso que descobri este blog faz muito pouco tempo, e foi mesmo muito por acaso que "tropecei" em imagens daqui, via pinterest. Masfiquei imediatamente captivada pela qualidade e imaginação que vi nessas imagens, e quis logo espreitar o blog de onde originavam. Escusado será dizer que fiquei encantada, siderada mesmo, e já não deixei de seguir este espaço - se calhar nem tanto pelas receitas, mas sim pelas imagens. Estas, para não variar, são lindas, evocativas de um dia de Verão á beira mar, fazem sonhar, e já as guardei na minha pasta do Pinterest. Muitos parabéns pelo blog, pela qualidade do mesmo, eu adoro!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Muitos parabéns Célio!
    Por partilhares connosco a tua arte, é assim que considero e respeito a Culinária! Ter um dom, é um privilégio, mas há que saber cultiva-lo, e a sensibilidade e persistência desenvolvem esse sonho.
    Estes dois anos, são a realização desse sonho. A perfeição atingida é a tua marca, e que o sucesso sempre te acompanhe amigo. E agora... vou saborear uma fatia deste bolo tão especial e belo.
    Um beijinho muito grande

    ResponderEliminar
  19. Parabéns Célio, o bolo está lindo de morrer e adorei a composição :)
    Tiveste um ano super intenso e tenho a certeza que vêm aí muito mais!
    Estás um verdadeiro Chef!
    Um grande beijnho

    ResponderEliminar
  20. O que é que hei-de eu dizer?! É que nem há palavras! Para começar esse bolo está lindo e maravilhoso, quem me dera poder comer uma fatia! Depois, acho que já o disse, mas volto a repetir que a evolução das fotos é absolutamente fantástica! Devias ser premiado porque essas fotos/receitas podiam estar em qualquer revista de culinária (quando digo qualquer uma refiro-me a revistas de gabarito como a Saveurs e outras do género). Eu adoro, adoro, adoro! Fico pasmada a apreciar a beleza das tuas fotos! É dos blogs que eu mais gosto e espero muito sinceramente que venham mais 2 e mais 2 e mais 2... Muitos parabéns Célio! Continua porque, e acho que posso falar de um modo geral, estamos sempre à espera de uma nova receita! Parabéns!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  21. Célio, Muitos Parabéns pelo aniversário do teu cantinho! :)
    Só com imensa paixão e toda a entrega podes partilhar coisas tão boas e lindas, sempre com um cuidado e elegância irrepreensiveis.
    Certamente os frutos que daí colhes são resultado desta tua entrega. Um ano tão preenchido com coisas boas é um ano muito feliz e muitos mais virão seguramente.
    Desejo-te continuação de todo o sucesso. :)
    O bolo está fantástico como tudo que fazes.

    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar
  22. Parabéns!!
    Nota-se tanto pela extensão do texto como pelo próprio tom que adoras o que fazes no teu blogue e ainda mais quando as pessoas gostam do que fazes no te blogue! ;)
    Entendo e identifico muitas das coisas que dizes! A paixão, que nos leva por vezes a passar um sábado ou um domingo em casa para fazer uma receita mais exigente! As louças, que entretanto faz um ou dois serviços, com peças completamente diferentes! Os livros novos que chegam, quando ainda não fizemos nenhuma receita de alguns dos outros!
    BJ

    ResponderEliminar
  23. Parabéns!!! o seu blog é uma fonte de inspiração para mim...continue o bom trabalho!!!

    ResponderEliminar
  24. Antes de mais, mts parabéns pelo aniversário, Célio! Venham daí mts mais! E esse bolo está simplesmente fantástico! Hoje cá em casa a sobremesa é bolo de chocolate de framboesa, tb para festejar um aniversário, mas duma pessoa :) Abraço e bom fds!

    ResponderEliminar
  25. Gosto muito deste blog, do aspeto visual, das fotografias, das receitas, continue ! Já sigo :)

    http://bigtreats.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. Parabens por estes 2 anos de inpiração!
    Todo o reconhecimento tem sido merecido.
    O bolo ficou lindo, adorei!

    Ana Batista Santos

    http://osbolosdaaninhas-sweetlab.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. Olá Célio,
    PARABÉNS!
    Tens razão estes 2 anos como bloguer valeram por muitos, tens feito um percurso fantástico, cheio de boas aventuras e muito crescimento! As tuas receitas são sempre uma inspiração, as tuas fotos um regalo para os olhos! Isto é apenas o começo, pois quando a paixão é grande o sonho torna-se imparável e por isso o melhor está ainda para vir! Reunes todos os requisitos para voar muito alto e vou gostar muito de te acompanhar aqui deste lado. O bolo, já te disse, está deslumbrante na sua simplicidade. Bjs.

    ResponderEliminar
  28. "Royal" é o fermento e não a farinha, certo?

    Parabéns e continuação de bom trabalho!

    ResponderEliminar
  29. Muito giro. Considera que dá para quantas pessoas? Ou melhor ainda, sabe que peso tem o bolo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Céline!
      Eu não pesei o bolo, por isso não faço ideia de quanto pesará. Mas será seguramente entre 1,5Kg a 2Kg. Dá para 8-10 pessoas, dependendo do tamanho de cada fatia.
      Obrigado.

      Eliminar
  30. Célio, muitos parabéns!!
    O Sweet Gula está lindo e o bolo que fizeste, tenho a certeza que deixaria a Linda com um sorriso!
    O post está lindo, o bolo encantador, e nota-se bem o carinho e o sentimento com que fazes cada post, cada receita. É sempre muito bom vir visitar-te.
    Tenho a certeza que o futuro trará muitas mais coisas e ainda melhores.
    E cada dia tens fotos mais lindas e harmoniosas, you go!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  31. Parabéns por estes dois anos de maravilhosas publicações!!
    Célio, como já disse certo dia, o teu blog é uma fonte de inspiração para mim.
    Tanto pelas fantásticas receitas como pelas lindas fotografias.
    Obrigada por partilhares a arte e a paixão que tens pela cozinha.
    A cozinha tem o poder, a magia de transformar a partilha de pequenos prazeres em momentos eternos.
    Desejo-te muitos e muitos anos de sucesso.
    O bolo, esse ficou uma MARAVILHA!!
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  33. Parabéns por este aniversário, Célio! O teu blog é um regalo para os olhos, e cada publicação tua é garantidamente uma receita que fico sempre com vontade de provar. Além da qualidade das receitas e das tuas maravilhosas fotografias, tu mostras ser uma pessoa encantadora! Espero que continues a deliciar-nos por muitos mais anos e que continues a ter sucesso em tudo que te proponhas fazer.
    Este bolo é simplesmente deslumbrante e é bem digno desta festa de aniversário!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Amigo,

    Tens tudo para vencer nesta área e a cada partilha tua isso nota-se muito e muito !
    A tua fasquia está altíssima, pelo precurso de sucesso que tens tido ao longo destes dois anos; porque se nota que de facto estás como "um peixe na água" e demonstras sempre empenho, carinho e esforço no trabalho que desenvolves aqui no tue blogue.
    O teu blogue é inspirador e adoro ver o que fazes e seguir as tuas traquinices entre os tachos ! :)
    Nem sempre há tempo ou até mesmo disposição para tecer os comentários que merecias a cada partilha, mas tu sabes que por vezes nos deixas sem palavras ! :)
    Muitos PARABÉNS, espero continuar a ler-te durante muitos anos, mesmo que já eu não seja blogger porque também eu tenho poderado a continuação dos meus espaços. Mas eu não tenho paixão pela cozinha, como tu tens, por isso não estás autorizado a desistir do Sweet Gula, ouviste bem ? :) :)
    Um grande beijinho e muitas felicidades, querido Célio, persegue os teus sonhos porque além de tantas coisas boas que o blogue já te proporcionou, muitas mais virão, tenho absoluta certeza disso !
    Adoro o teu bolo, ficou deslumbrante, rico e altamente apropriado para celebrares este aniversário.

    Isabel

    ResponderEliminar
  35. É mais ou menos como ter filhos: exigente mas tão. tão compensador :)
    Parabéns pelas conquistas e espero que continues a partilhar por muitos e bons anos :)
    Um grande beijinho e "keep up the good work" ;)

    ResponderEliminar
  36. Parabéns pelos dois anos de blogue :)
    É sempre bom vir aqui ver as tuas novas receitas e poder partilhar virtualmente esses momentos!
    O bolo está bonito, muito mesmo. Com umas camadas perfeitas :)

    Abraço e continua o bom trabalho ;)

    ResponderEliminar
  37. Célio, o bolo é lindo e eu adoro bolos branquinhos! A tua sensibilidade para a comida, para as fotografias sempre lindíssimas e para nos cativares com o que fazes, realmente merece tudo! Obrigada pelas partilhas generosas e cheias de coisas bonitas. Obrigada pela dedicação. A tua aprendizagem vale muito a pena, continua, por ti e por todos aqueles com quem partilhas a tua arte. Beijo grande! Susana

    ResponderEliminar
  38. Olá Célio.. sabes que tenho a tendência de chegar atrasada mas acabo sempre por chegar! Desejo-te muitos parabéns e foi um prazer ter compartilhado alguns momentos bastante divertidos, aguardo mais em breve. Um beijo

    ResponderEliminar
  39. Que estranho, já tinha lido este post e visto este bolinho maravilhoso e ia jurar que tinha comentado, mas pelos vistos não...
    Shame on me again, lol!!!
    Muitos parabéns pelos 2 anos de blogue Célio e continua a fazer os teus posts lindos e inspiradores por muitos mais anos, pois é sempre uma verdadeira alegria ler os teus posts e as receitas magníficas que partilhas.
    O bolo é absolutamente magnífico de lindo e imagino que de sabor o seja também. Super profissional. Parabéns!!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  40. Este bolo representa mesmo todas as receitas do blog: Lindas, maravilhosas e super apetitosas :D Parabéns :D

    ResponderEliminar
  41. Parabéns pelo Blog.
    Gostava que me tira-se uma duvida:
    O que é 1 c. (chá) de pasta de baunilha? pasta de baunilha?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andreia!
      1 c. (chá) de pasta de baunilha é a unidade de medida. Significa 1 colher de chá cheia de pasta de baunilha. Se não tiver a pasta pode usar essência ou extracto de baunilha.
      Obrigado.

      Eliminar
  42. Primeiro que tudo, muitos parabéns pelo maravilhoso cantinho que nos proporciona a todos boas ideias para algum momento que queremos partilhar com alguem que gostamos muito e assim fazemos sobremesas deliciosas!!
    Depois, gostava que me desse uma opinião e ao mesmo tempo tirar uma dúvida: em vez de usar o queijo creme Philadelphia, poderei usar o creme mascarpone? Fará diferença? Qual deles o mais indicado?

    Muito obrigada e continuacao de um óptimo trabalho!
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta!
      Obrigado, antes de mais, por seguir o Sweet Gula e apreciar as partilhas que aqui faço. Fico muito feliz.
      Em relação à sua questão, sim, pode substituir o queijo creme por Mascarpone sem qualquer problema. De certeza que a cobertura ficará ainda melhor. E quanto ao bolo se preferir também pode substituir a margarina por manteiga. Eu desde há dois anos para cá que uso apenas manteiga nos bolos, pois ficam mais saborosos.
      Obrigado e um beijinho.

      Eliminar