Bundt Cake de Chocolate


Quem disse que os dias de Inverno têm se ser todos frios e cinzentos?! É certo que nesta estação há mais dias com chuva e o frio teima em ficar. De vez em quando lá vem um dia de sol, daqueles bem luminosos, que convidam a um passeio. E o que eu gosto desses dias de Inverno, frios mas com muito sol! Mas é inevitável, estamos em pleno Inverno e só apetece ficar em casa. Usufruir do conforto dos nossos lares, na companhia da família e dos amigos, reunidos à volta da mesa e com muita comida de conforto, comida de tacho ou de forno, daquela que satisfaz o estômago e nos aquece a alma. E quando o fim de semana chega, tudo o que mais queremos é ligar o forno e perfumar a casa com um bolo acabado de fazer. Segurar entre as mãos uma chávena de chá a fumegar e saborear um bolo ainda morno. Estas são as coisas boas que o Inverno tem para oferecer e às quais eu dou cada vez mais valor. Coisas simples, mas que sendo vividas lentamente, me deixam tão feliz.


E se for um bolo de chocolate então, tanto melhor. Daqueles simples, que não exigem grandes vestimentas mas que nos deixam verdadeiramente satisfeitos. Escolhemos uma forma bonita, misturamos os ingredientes, deixamos a magia acontecer, e enquanto lambemos os dedos que acabámos de passar pela taça com a massa ainda crua, já o bolo está a crescer no forno. Eu escolhi fazer um bolo de chocolate para estrear a minha nova forma Crystal da Nordic Ware. Digam lá que esta forma não é mesmo um encanto?! Pode ser adquirida online na loja Lecuine. Esta e outras tantas igualmente lindas, que podem espreitar aqui. Sim, vai ser difícil a escolha, eu sei. Mas podem sempre mostrar o site à vossa cara metade e dizer, como quem não quer a coisa, que o dia dos namorados está a chegar e quem sabe recebem uma de presente.

Este é um bolo intenso, e apesar de ser simples, apresenta uma textura densa e é perfeito para quem, como eu, adora o sabor do chocolate. Convém usarem um bom chocolate negro, de preferência com pelo menos 70% de cacau. Eu optei por usar o chocolate negro com pepitas de cacau da Pedaços de Cacau, que a Raquel gentilmente me ofereceu. Ao chocolate ainda é adicionado o cacau em pó o que o torna mais ousado e o par perfeito para uma chávena de chá num dia frio e cinzento de Inverno. Aceitam uma fatia?!






Bundt Cake de Chocolate

Ingredientes:
| 90 g de cacau em pó
| 280 g de farinha s/ fermento
| 1 pitada de sal
| 1 1/2 c. (chá) de fermento em pó                           
| 250 ml de natas frescas
| 125 g de chocolate negro com 72% Min. de cacau
| 170 g de manteiga
| 400 g de açúcar amarelo
| 1 c. (chá) de pasta de baunilha
| 5 ovos

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte bem com manteiga derretida uma forma de Bundt Cake. Pincele toda a forma, garantindo que fica bem untada. Polvilhe com cacau em pó, retire o excesso e reserve.

2 . Numa taça misture o cacau em pó, a farinha, o sal, o fermento e reserve.

3 . Num tachinho aqueça as natas sem deixar ferver. Parta o chocolate negro em pedaços, adicione-o às natas e mexa bem até que o chocolate derreta completamente. Reserve.

4 . Bata a manteiga juntamente com o açúcar e a baunilha durante alguns minutos, até obter um creme fofo. Junte os ovos, um de cada vez, batendo bem entre cada adição.

5 . Ao preparado anterior adicione metade da mistura de farinha e envolva com uma espátula. Junte a mistura de chocolate e volte a envolver. Por fim adicione o resto da farinha e envolva novamente sem bater e até que a massa fique homogénea.

6 . Verta a massa na forma e alise a superfície com uma espátula. Leve ao forno durante 45-50 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar o bolo do forno.

7 . Retire o bolo do forno e deixe arrefecer dentro da forma durante pelo menos 10 minutos. Desenforme e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.






6 comentários:

  1. Olá Célio, um bolo lindo e fotos tão inspiradoras, parabéns. Adoro bolos com verdadeiro sabor a cacau, simples, apenas pela textura e sabor. Obrigada pela partilha! Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Que linda forma e o bolo só pode ser maravilhoso, é de chocolate, só pode ser :)
    Beijinhos e bom fds,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Bem Célio,
    Não sei se gosto mais do bolo ou das fotografias.
    Como sempre: flawless!!
    Bjinhos
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar