Granola Dourada


Como assim já estamos em Dezembro?! Serei só eu a achar que o tempo passa rápido demais?! Faltam apenas 20 dias para o Natal e a minha cabeça anda a mil num turbilhão de ideias e tarefas para fazer. Já me mentalizei que algumas delas vão ter mesmo de ficar pelo caminho e vou ter urgentemente de me dedicar a outras mais prioritárias, como preparar os presentes de natal, por exemplo. Sim, eu sou dessas pessoas que deixa quase tudo para o último minuto. Mas não adianta barafustar contra o tempo que isso não vai ajudar. Mais vale mentalizar-nos que estamos no último mês do ano, o mês da partilha e dos afectos, do dar e do receber, do abraçar as nossas pessoas queridas, de estarmos mais perto daqueles que amamos, o mês da magia do Natal que vem aquecer os nossos corações. Por isso, todos os meus pensamentos giram à volta desta quadra festiva. Este ano o meu Natal vai ser mais quentinho, vou ter perto de mim as pessoas que realmente importam, as pessoas que vejo apenas duas vezes por ano mas que transporto todos os dias no meu coração. A família é mesmo o mais importante.


Começo a alinhavar as receitas e claro que estou entusiasmado com a parte das sobremesas. Não pode faltar a pavlova, que já se tornou tradição e, obviamente, o Arroz Doce de sempre. Se tiver tempo ainda vou preparar uns sonhos de abóbora ou cenoura e este Bolo Rainha. E por aí, já sabem que sobremesas vão apresentar na vossa mesa de Natal?! Mas enquanto não chega o dia, vou experimentando outras receitas e porque o Natal não é só a consoada, porque não sofisticar também no pequeno almoço?! Preparei uma granola dourada, perfeita para servir não apenas no pequeno almoço do dia de Natal mas também para todos os dias.

Certamente que já ouviram falar no Leite Dourado. Esta é uma bebida quente, muito procurada e consumida nesta altura do ano e com excelentes propriedades anti inflamatórias. É feito essencialmente com curcuma ou Açafrão-das-Índias e outras especiarias, que quando combinadas trazem muitos benefícios para a nossa saúde. Então pensei, porque não adaptar algo que consumo do dia-a-dia, com os ingredientes que fazem o leite dourado?! E assim criei esta granola dourada, com um sabor fantástico, enriquecida com o Óleo de Grainha de Uva Fula Nativos e perfeita para ser consumida todos os dias, ao natural, com iogurte, leite ou outras bebidas. Confesso que fiquei fã do sabor e passou a fazer parte dos meus pequenos almoços. Experimentem também!





Granola Dourada

Ingredientes:
| 1 chávena de flocos de aveia
| 1 chávena de frutos secos (nozes, amêndoas, caju)
| 1 chávena de arroz tufado (arroz puff)
| 1 chávena de lascas de coco
| 3 c. (sopa) de sementes de abóbora
| 4 c. (sopa) de sementes de sésamo
| 2 c. (sopa) de sementes de linhaça
| 3 c. (sopa) de linhaça dourada moída                   
| 3 c. (sopa) de curcuma em pó
| 1 c. (sopa) de canela
| 1 pitada de flor de sal
| 1/2 c. (chá) de gengibre em pó
| 1 pitada de pimenta preta
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha
| 1/2 chávena de mel (ou agáve ou xarope de ácer)

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 170ºC. Forre com papel vegetal um tabuleiro largo, de forno e reserve.

2 . Numa taça larga coloque todos os ingredientes secos e misture com uma colher de pau. Adicione a baunilha, o Óleo de Grainha de Uva Fula Nativos e o mel e volte a misturar tudo até ficar bem homogéneo.

3 . Coloque a granola no tabuleiro e espalhe uniformemente. Leve ao forno cerca de 12-15 minutos. Retire e misture com a colher de pau, voltando a espalhar. Leve novamente ao forno por mais 5 minutos. Retire, misture novamente e leve ao forno por mais 4-5 minutos até que fique bem dourada.

4 . Retire a granola do forno e deixe arrefecer à temperatura ambiente, dentro do tabuleiro.

5 . Sirva a granola com leite, bebida vegetal ou iogurte ou coma simples com fruta (a granola deverá ser conservada num recipiente hermético e dura cerca de 2 semanas).







21 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. I will definitely recommend your website to everyone. You have a very good gloss. Write more high-quality articles. 카지노

    ResponderEliminar
  4. Really amazed with your writing talent

    ResponderEliminar

  5. Nice one! Thank you for sharing this post.

    ResponderEliminar
  6. Your blog posts are more interesting and impressive.

    ResponderEliminar
  7. I don’t know who you are but certainly you’re going to a famous blogger if you aren’t already 😉 Cheers!

    ResponderEliminar
  8. back every day. It’s great to have a place like this. I’ll come often. Great work!

    ResponderEliminar
  9. Thanks on your marveous posting! dependably manufacture astonishing entities.

    ResponderEliminar
  10. I have been reading your blog posts for month and its been the greatest thing ive seen.

    ResponderEliminar
  11. keep up the good work for sharing the information.

    ResponderEliminar
  12. Great post! I am actually getting ready to across this information, is very helpful my friend.

    ResponderEliminar

  13. You are so awesome! I don’t suppose I’ve read a single thing like that before.

    ResponderEliminar