Ideias e Receitas Para Um Jantar de Amigos: Palitos de Courgette e Parmesão | Noodles de Courgette com Pesto e Camarão | Brownies de Courgette


Gosto de receber os amigos em casa para jantar. E esta é a melhor altura do ano para o fazer, pois as noites começam a ficar mais agradáveis e sabe bem saborear uma refeição no jardim ou mesmo na varanda. Encher uma mesa de boa comida, um bom vinho a acompanhar e deixar o resto fluir. Meter a conversa em dia, soltar umas gargalhadas e falar de tudo e mais alguma coisa. São estes momentos que fazem a vida valer a pena, são as memórias que criamos à volta de uma mesa farta que constroem a nossa felicidade. E nem são precisos pratos muito elaborados ou ingredientes caros para tornar memorável uma refeição. O segredo está em simplificar, em criar refeições fáceis e rápidas, com ingredientes simples e sazonais e que nos permitam elaborar pratos cheios de sabor. Desta forma não será difícil impressionar e agradar os nossos convidados.


Fui desafiado pelo Alegro a escrever um artigo sobre ideias e receitas fáceis e rápidas para um jantar de amigos. Confesso que não foi uma tarefa difícil, pois este é um conceito que gosto de colocar em prática. A maioria das minhas receitas são fáceis de preparar e com ingredientes simples e sazonais. Por norma são também receitas rápidas, todas elas se preparam em menos de 30 minutos e quando exigem uma preparação mais longa, começo a organizar tudo de véspera. Com um bom planeamento e alguma organização, tudo fica mais simples.

Para acompanhar o artigo, que podem ler na íntegra no site Alegro, desenvolvi três receitas, uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. E todas elas com um ingrediente em comum, a courgette. Este é um legume sazonal e bastante versátil, que pode ser utilizado tanto em pratos doces como salgados. Cá em casa é bastante apreciada e usada em bolos mas também salteada simples, com alho e azeite, a acompanhar outros pratos. Também costumo grelhar a courgette ou assar juntamente com outros legumes. Mas há muitas formas de usar este legume. Espreitem esta Pizza de Courgette e Requeijão, estes Rolinhos de Courgettte com Requeijão e Atum ou este Bolo de Courgette e Coco. Deixem-se também inspirar pelas três sugestões que apresento neste post e posso desde já adiantar que estes são os melhores brownies que comi até hoje. A receita já foi repetida e nunca desilude. Aah, e não se esqueçam de acompanhar o brownie com uma bola de gelado.





(artigo escrito em colaboração com o site Alegro)

Ideias e Receitas Para Um Jantar de Amigos

Juntar os amigos à volta da mesa e criar momentos únicos e memoráveis com a comida como pano de fundo é algo que nos deixa felizes. Na hora de servir a refeição todos gostamos de impressionar e surpreender os convidados com receitas fáceis, rápidas e deliciosas. E nem precisamos de ser chefs ou dominar as técnicas de cozinha para criar um jantar memorável para os amigos e um serão bem divertido e animado. Tudo se resume a três regras básicas. São elas organizar, planear e simplificar.

Ideias Para Organizar Um Jantar de Amigos: Organize o jantar baseando-se no número de pessoas que vai receber. Certifique-se de que nenhum dos seus convidados sofre de alguma intolerância alimentar ou segue alguma dieta específica. A partir daí crie um menu, constituído por uma ou mais entradas, um prato principal e uma sobremesa. Pense em receitas fáceis e rápidas e com ingredientes sazonais e fáceis de encontrar. Elabore uma lista de compras e certifique-se que tem todos os ingredientes na hora de cozinhar. 

Para entrada para o seu jantar de amigos pode preparar uma sopa com legumes da estação. No Verão, por exemplo, aproveite para fazer um creme de courgette ou uma sopa de tomate assado. Já no Inverno sabe bem um creme aveludado de cogumelos ou castanhas e batata doce. Em alternativa, prepare uma tábua de queijos e enchidos, com alguns frutos secos, compota e pão fresco ou opte ainda por um paté caseiro com ervas frescas. O prato principal poderá ser uma lasanha de legumes ou um peixe assado no forno. Apresente a sobremesa em tacinhas individuais que tanto poderão ser uma mousse de chocolate ou manga ou um simples "cheesecake no copo". Mas nada como (...)

(leiam o artigo completo aqui)






3 Receitas Para o Seu jantar de Amigos
Para receber os amigos, apresento como sugestão um menu com receitas fáceis e rápidas e todas elas com a courgette como ingrediente principal. Este é um ingrediente muito versátil e consensual, que tanto funciona bem em pratos doces como salgados e que vai surpreender os paladares mais apurados.

Entrada: Palitos de Courgette e Parmesão

Ingredientes:
| 2 courgettes médias
| 1 chávena de panko (ou pão ralado)
| 1/2 chávena de Parmesão ralado
| 1 c. (chá) de ervas secas
| 1 c. (chá) de alho em pó                                
| sal e pimenta
| 1 chávena de farinha
| 3 ovos batidos

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 200ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal.

2 . Corte as courgettes em palitos com cerca de 8cm de comprimento e 1,5cm de espessura. Disponha os palitos sobre papel absorvente e reserve.

3 . Num prato largo misture o panko com o Parmesão, as ervas, o alho, o sal e a pimenta. Reserve.

4 . Noutro prato coloque a farinha.

5 . Numa taça larga bata os ovos e tempere com sal e pimenta.

6 . Passe os palitos de courgette pela farinha, depois passe pelo ovo batido e finalmente no panko.  

7 . Disponha os palitos no tabuleiro e leve ao forno durante 20-25 minutos até ficarem douradinhos.

8 . Sirva acompanhado de um molho da sua preferência.


Prato Principal: Noodles de Courgette com Pesto e Camarão

Ingredientes: (para 4 pessoas)
| 3 courgettes médias
| 1 fio de azeite
| 200 g de camarão
| 1 dente de alho picado
| 1 frasco de Pesto
| amêndoas laminadas
| folhas de manjericão

Preparação:
1 . Corte a courgette em fios usando um espiralizador ou um acessório para fazer noodles de vegetais.

2 . Aqueça um fio de azeite numa caçarola, junte os camarões, o alho picado e salteie. Adicione os noodles de courgette e deixe cozinhar durante 2 minutos, até a courgette amolecer.

3 . Adicione o pesto e misture.

4 . Siva com amêndoas laminadas e folhas de manjericão.


Sobremesa: Brownies de Courgette

Ingredientes:
| 100 ml de azeite
| 280 g de açúcar amarelo
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha
| 250 g de farinha s/ fermento
| 60 g de cacau em pó
| 1 c. (chá) de bicarbonato de sódio
| 1 pitada de sal
| 400 g de courgette, finamente ralada
| 200 g de chocolate negro, em pedaços 

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e forre com papel vegetal, também untado, um tabuleiro quadrado. Reserve.

2 . Numa taça misture o azeite com o açúcar e a baunilha. Junte a farinha, o cacau, o bicabonato e o sal e misture bem com uma vara de arames, até obter uma massa seca e areada.

3 . Adicione a courgette ralada e misture bem. Deixe a massa repousar 5 minutos, adicione o chocolate em pedaços e volte a misturar.

4 . Verta a massa no tabuleiro e leve ao forno durante 25-30 minutos. 

5 . Retire do forno, deixe arrefecer e corte em quadrados. Sirva acompanhado de uma bola de gelado.






8 comentários:

  1. Olá, Célio

    Adorei a tua ementa toda: desde a entrada, a sobremesa, digna de um jantar diferente e bem caprichado.
    Tenho de experimentar principalmente os palitos e os nodles.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Clarinha!
      Eu adoro este tipo de receitas simples, com ingredientes genuínos e saborosos.
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. Olá boas tardes,
    Gosto muito do seu blog, das receitas e sobretudo do registo fotográfico!!
    Quanto ao brownie retira o excesso de água da courgette?
    Obrigada
    cpts

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia!
      Muito, muito obrigado!!!
      Não retiro o excesso de água, ralo a courgette com o ralador fino a adiciono de seguida à massa. A humidade da courgette irá ser necessária para que a textura dos brownies fique bem húmida. Estes brownies são maravilhosos!

      Obrigado.

      Eliminar
  3. oLÁ cÉLIO!
    Obrigada pela resposta..já experimentei a receita e o brownie ficou estupendo!!!
    Continuo deste lado...
    bjkas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Tânia!
      Fico mesmo, muito feliz por ter gostado. :)
      Este brownie é simplesmente maravilhoso e dos melhores que já comi.

      Beijinho,

      Célio

      Eliminar
  4. Boa tarde,
    Experimentei ontem o brownie para o jantar de S.João com amigos e todos adoraram. Principalmente as crianças.
    Obrigada pela partilha.☺

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula!
      Muito, muito obrigado pelo feedback. Fico muito feliz por confiarem nas minhas receitas e partilhas gostarem das mesmas.

      Um beijinho,

      Célio

      Eliminar