Pizza de Chèvre e Cebola Roxa Caramelizada


Agora que os dias estão mais quentes, começam a apetecer refeições mais rápidas e ligeiras, daquelas em que basta misturar meia dúzia de ingredientes e em poucos minutos estão na mesa prontas a serem degustadas. Para mim as pizzas pertencem a esse tipo de refeições. Podem ser mais ou menos saudáveis, mas quando feitas em casa sabem sempre melhor, para além de que podem ser preparadas com ingredientes frescos e da nossa preferência. E o melhor de tudo é que tanto a base como o recheio podem ser preparados de véspera ou mesmo com alguns dias de antecedência e na hora de cozinhar é só usar os ingredientes já prontos e assim perdemos menos tempo na cozinha. Sim, porque estes dias maiores e com mais luz convidam a estar fora de casa, passear em família ou com os amigos, a estar em contacto com a Natureza, aproveitar ao máximo o ar livre. E no final do dia, nada sabe melhor do que degustar uma refeição rápida, deliciosa e em boa companhia.


Neste caso particular, trago uma pizza que faço algumas vezes e adoro. A cebola roxa caramelizada, que pode ser preparada com alguns dias de antecedência e conservada no frigorífico, conjuga na perfeição com o sabor salgado do queijo Chèvre. A massa, também ela é especial e pode ser preparada com antecedência. Depois é só guardar no frigorífico, embrulhada em película aderente e na hora de usar é só estender e colocar os ingredientes do recheio. Costumo usar a Farinha Especial para Pizza da Nacional,  pois já contém fermento na sua composição, não havendo necessidade de adicionar qualquer levedante. Esta farinha é composta por trigos seleccionados, sendo ideal para pizzas de massa fina e estaladiça ou alta e fofa, como é o caso da massa desta receita. Esta farinha encontra-se à venda nos supermercados em embalagens de 1Kg, pelo que rendem imenso.

A Nacional é uma marca portuguesa de confiança que assume o compromisso de desenvolver os melhores produtos através de um processo de inovação e desenvolvimento enquadrado num sistema de qualidade contínuo e rigoroso, com controlo e selecção das matérias primas e o cumprimento dos requisitos de garantia de higiene e segurança alimentar, garantindo aos seus consumidores a melhor qualidade dos produtos finais.


Pizza de Chèvre e Cebola Roxa Caramelizada

Ingredientes:
{para a base}
| 1/2 c. (chá) de sal
| 1 c. (chá) de tomilho seco
| 20 ml de azeite
| 220 ml de água morna
{para o recheio}
| 3 c. (sopa) de azeite                                         
| 4 cebolas roxas
| 1 c. (chá) de tomilho seco
| 1 c. (sopa) de mel
| 3 c. (sopa) de vinagre balsâmico
| 3 c. (sopa) de crème fraîche
| 150 g de queijo Mozarella ralado
| 180 g de queijo Chèvre
| manjericão fresco 

Preparação:
1 . Prepare a base, misturando numa taça a Farinha Especial para Pizza Nacional, o sal e o tomilho. Adicione o azeite e a água morna, envolva bem e depois amasse durante alguns minutos, formando uma bola. Transfira a massa para uma taça e deixe levedar cerca de 30 a 45 minutos.

2 . Enquanto a massa leveda prepare o recheio, levando ao lume uma frigideira funda com o azeite. Aqueça e adicione de seguida a cebola roxa cortada em meias luas e o tomilho. Salteie durante cerca de 8 minutos, até a cebola amolecer. Junte o mel e o vinagre balsâmico e deixe reduzir, mexendo de vez em quando, até a cebola caramelizar. Retire do lume e reserve.

3 . Estenda a massa com o rolo, formando um circulo com cerca de 30 cm, transfira para um tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe repousar por mais 10-15 minutos. 

4 . Barre a massa com o crème fraîche e polvilhe com o queijo Mozarella. Corte o Chèvre em rodelas finas e distribua a gosto, juntamente com a cebola roxa caramelizada, sobre a pizza.

5 . Leve a pizza ao forno pré-aquecido a 220ºC durante 12 minutos ou até a massa ficar cozida e bem dourada. Retire e sirva com folhas de manjericão.

3 comentários:

  1. Uma piza bem diferente mas que fica com um aspeto bem original.
    Fiquei curiosa com a combinação do recheio.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2019/05/hot-dog-chili-hot.html

    ResponderEliminar
  2. I gotta bookmark this website it seems extremely helpful very useful. Thanks for sharing.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar