Compota de Laranja Sanguínea e Baunilha


Sou o único a reparar que os dias estão muito maiores e mais luminosos?! E as temperaturas mais amenas e agradáveis?! Sim, as manhãs ainda estão frias e os casacos continuam a ser um acessório indispensável, mas conseguem sentir o cheirinho a Primavera no ar?! Eu sinto, é inevitável. E acordar de manhã tem outro significado quando os pássaros já chilreiam lá fora e os raios de sol se fazem anunciar. Confesso que o pequeno almoço nestes dias me sabe ainda melhor e até vou mais bem disposto para o trabalho. A Primavera tem este dom de fazer de nós pessoas mais felizes e a vida deveria ser uma Primavera constante, concordam?!

Dias felizes inspiram-nos e pedem também receitas felizes. Sou fã das laranjas sanguíneas, que duram pouco tempo. Depois de ter preparado este bolo delicioso com elas, quero preservar o seu sabor por muito mais tempo ainda. Então decidi preparar uma compota com as que sobraram, à qual juntei o perfume da baunilha. Um casamento perfeito de sabores que me acompanharão nos próximos pequenos almoços. O prazer de saborear uma torrada untada de manteiga e compota de laranja é algo que me deixa de sorriso estampado no rosto. Se puderem, não deixem de experimentar e mesmo que não encontrem as laranjas sanguíneas podem sempre fazer esta compota com laranjas normais, desde que sejam doces. Depois é só encher generosamente pequenos frasquinhos de felicidade. Frascos perfumados que convidam a meter a colher uma e outra vez. De felicidade que será partilhada com quem nos faz sentir bem e que certamente irá despertar sorrisos. 

Deliciem-se com estes pequenos prazeres da vida e aproveitem o bom tempo que se faz sentir lá fora para passear e estar em contacto com a natureza. Os próximos dias irão ser assim, vou fazer uma pequena pausa e aproveitar para conhecer um pouco mais do nosso país que é lindíssimo. Caso me queiram acompanhar e saber um pouco mais por onde irei andar, visitem-me no Instagram, onde partilharei alguns stories e um ou outro post.


Compota de Laranja Sanguínea e Baunilha

Ingredientes:
| 1Kg de laranjas sanguíneas c/ casca
| 1 limão c/ casca
| 500 ml de sumo de laranja sanguínea
| 1250 g de açúcar amarelo
| 2 vagens de baunilha

Notas:
  • Caso não encontrem as laranjas sanguíneas, podem preparar esta compota com laranjas normais. Assim como o sumo de laranja sanguínea, pode ser substituído por sumo de laranja ou mesmo água.
  • A receita pode ser preparada num robot de cozinha. Nesse caso, e devido ao volume do copo do robot, as quantidades da receita deverão ser reduzidas para metade.
  • Para verificar a consistência da compota, no final da receita, coloque 1 c. (chá) de compota num prato bem frio, deixe arrefecer um pouco e passe com o dedo. Se a superfície da compota enrugar é porque está no ponto.
  • Para esterilizar os frascos, coloque-os em água bem quente durante 10 minutos ou aqueça-os no forno aquecido a 100ºC, durante 10 minutos. Deverá enchê-los ainda mornos e depois de cheios deverão ser virados ao contrário para ganharem vácuo.
  • A compota conserva-se, sem abrir o frasco, durante cerca de 6 meses.
Preparação:
1 . Corte as laranjas sanguíneas e o limão em rodelas muito finas (se possível, recorra a uma mandolina), retire e descarte os caroços se existirem e coloque tudo numa taça. Cubra com o sumo de laranja e deixe a macerar durante pelo menos 8-10 horas.

2 . Coloque os frutos num tacho juntamente com o líquido. Leve o tacho ao lume e deixe cozinhar em lume brando até as cascas de laranja amolecerem (cerca de 25-30 minutos).

3 . Adicione o açúcar e a baunilha. Corte na longitudinal as vagens de baunilha e com uma faca raspe as sementes e junte às laranjas. Coloque também as vagens no tacho.

4 . Leve o tacho novamente ao lume e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, durante cerca de 1 hora, até a compota ganhar consistência. Se a compota não tiver ainda a consistência desejada (ver notas acima) deixe cozinhar durante mais alguns minutos.

5 . Distribua a compota por frascos previamente esterilizados e com tampa hermética. Feixe os frascos de imediato e vire-os ao contrário, deixando-os assim até arrefecerem por completo e, desta forma, ganharem vácuo natural que ajudará a compota a preservar-se por mais tempo.

2 comentários:

  1. Que rica compota!
    Feliz quinta-feira!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Já sabes que quero um frasquinho desta compota que ficou tão linda.
    Bom passeio, faz tão bem pausar e ir passear. Aproveitem muito.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar