Tarte de Lima e Frutos Vermelhos


Devemos celebrar o amor todos os dias, nos mais pequenos gestos, nas atitudes e nas pequenas coisas.  Através de um beijo, um abraço, uma carícia, nunca será demais demonstrar a alguém quanto gostamos dessa pessoa. Às vezes basta um simples "gosto de ti" para fazer alguém sorrir. E isto é válido para todos os tipos de amor. Se gostamos realmente de alguém, isso jamais deverá ser motivo de embaraço e só tem de ser vivido e partilhado.

Estamos em Fevereiro, o mês do amor. Com a chegada do Dia de São Valentim, é normal querermos demonstrar o amor que sentimos, especialmente em relação às nossas caras metades, às pessoas que escolhemos para partilhar as nossas vidas. Eu confesso que prefiro presentes caseiros e sou apologista que o amor também se conquista pelo estômago. Então porque não surpreendermos quem mais gostamos com uma requintada sobremesa?! Não precisa de ser nada muito elaborado, basta colocar amor naquilo que fazemos. Com poucos ingredientes e muito sabor e frescura, conseguimos impressionar e demonstrar o nosso amor por alguém. 

Esta Tarte de Lima e Frutos Vermelhos é a minha sugestão para este S. Valentim. Trata-se de uma tarte muito simples de preparar, cuja base é feita de granola o que a torna crocante por fora e muito macia por dentro. De recheio simples, o sabor ácido da lima contrasta na perfeição com o adocicado do leite condensado. E claro, os frutos vermelhos que conquistam qualquer coração. A inspiração para a decoração veio da Mei Yee, através de uma receita que ela publicou na sua página do Instagram.


Tarte de Lima e Frutos Vermelhos

Ingredientes:
{para a base}
| 250 g de granola
| 50 g de flocos de aveia
| 50 g de nozes
| 85 g de manteiga derretida (ou óleo de coco)
| 80 ml de Maple Syrup
| 2 c. (sopa) de mel
| 1 c. (chá) de pasta de baunilha

{para o recheio}
| 1 lata de leite condensado
| 400 ml de iogurte grego natural
| sumo de 4 limas
| morangos frescos
| framboesas frescas
| framboesas liofilizadas (opcional)

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga uma forma de aro amovível, com cerca de Ø16 cm e reserve.

2 . Coloque num processador ou robot de cozinha todos os ingredientes da base e processe durante 3-4 segundos. Queremos que a granola, bem como a aveia e as nozes não fiquem totalmente desfeitas, por isso queremos uma mistura granulosa mas uniforme.

3 . Verta a mistura na forma e com os dedos espalhe no fundo e lateral, fazendo alguma pressão e criando uma base com cerca de ±0,5 cm de espessura.

4 . Leve ao forno durante 18-20 minutos ou até que comece a ficar dourada. Retire e deixe arrefecer completamente, sem desenformar.

5 . Prepare o recheio, misturando numa taça o leite condensado e o iogurte grego. Adicione o sumo de lima e misture até engrossar. Verta este preparado sobre a base de granola e leve a refrigerar durante pelo menos 4 horas (o ideal será preparar a tarte de véspera e deixar refrigerar durante a noite).

6 . Antes de servir, decore a tarte com morangos e framboesas frescas e liofilizadas (opcional) e se preferir pode usar raspa de lima. Desenforme e sirva a tarte bem fresca.

11 comentários:

  1. Que linda tarte e deve ser deliciosa!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Como sempre palavras acertadas! Concordo o Amor deve ser vivido, demonstrado todos os dias e não precisa de grades gestos nem grades e valiosos presentes. As pequenas coisas, pequenos gestos dizer vezes a miúdo as pessoas que gostamos. Eu gosto de ti , estou aqui para ti. E um mimminho caseiro só por si é um gesto grandioso.
    A tarte deve ser maravilhosa (já guardei receita)
    As fotos como sempre lindíssimas.
    O blog grande fonte de inspiração. Parabéns lindíssimo.
    Beijinho, bom fim de semana
    Elsa.

    ResponderEliminar
  3. Que deliciosa tarte...e uma vez mais parabens pela apresentação das fotos....

    ResponderEliminar
  4. Querido Célio, concordo contigo!
    O amor deve ser celebrado diariamente e não haver uma data para ele!
    De qualquer maneira, o mês de Fevereiro fica sempre associado a um mês do amor e esta tua sugestão parece uma verdadeira maravilha!
    Adoro tartes de citrinos... de lima deve ser maravilhosa e com esses frutos vermelhos está perfeita.
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  5. Amazing post with lots of informative and useful and amazing content. Well written and done!! Thanks for sharing keep posting.

    ResponderEliminar
  6. Great Information. Thanks for your blog! Eagerly waiting for your new updates.

    ResponderEliminar

  7. Thanks for giving great kind of information.

    ResponderEliminar
  8. Thanks for your excellent blog, nice work keep it up thanks for sharing the knowledge.

    ResponderEliminar