Bolo Invertido de Laranja Sanguínea e Cardamomo


O que eu mais gosto no Inverno são estes dias frios mas cheios de sol. Convidam a sair de casa e deixam-nos mais felizes e bem dispostos. E apesar de ainda estarmos em Fevereiro parece que já se sente o cheiro da Primavera no ar. A verdade é que já não faltam assim tantos dias para essa estação chegar. Mas enquanto não chega, vamos aproveitar o que de melhor os dias frios têm para oferecer. Uma dessas coisas são os citrinos. Adoro ver as laranjeiras nos quintais, carregadas de fruta. Pontinhos laranja que fazem lembrar pequenos sóis, que me inspiram e levam até à cozinha. As laranjas, esse fruto delicioso, cheio de vitamina C, que se apresentam tão docinhas nesta altura e nos ajudam a prevenir as gripes e constipações. Mas também há as tângeras e as clementinas e claro, os limões que nunca podem faltar, independentemente da estação do ano.


Nada sabe melhor que um bolo perfumado de laranja, num dia frio de Inverno, a acompanhar uma chávena de chá a fumegar. Ainda em criança, o bolo de laranja era aquele que se repetia mais vezes lá em casa. Por isso é sempre um momento de prazer e felicidade quando pego numa fatia de bolo de laranja para saborear, pois leva-me a viajar até às memórias mais felizes. Não perco, por isso, a oportunidade de ligar o forno e fazer um bolo de laranja ou limão, bem perfumado e aromático e tornar assim os dias frios de Inverno bem mais aconchegantes.

Nesta receita usei as laranjas sanguíneas, ainda tão difíceis de encontrar por cá. As que se encontram são importadas, mas quando as vejo não resisto a trazê-las comigo para casa. São mais doces que as laranjas comuns e tornam qualquer receita ainda mais deliciosa. No ano passado fiz este Bolo de Laranja Sanguínea e Sementes de Papoila e este ano voltei a encontrar esta receita no blog da Linda Lomelino e não resisti a experimentar. À receita original juntei as sementes de cardamomo, pois acho que juntamente com a laranja fazem uma combinação deliciosa que resulta num bolo fofo, muito aromático, que nos satisfaz e que nos leva a querer repetir. Confesso que esta receita não era para ser partilhada, tratava-se apenas de mais um bolo para degustar cá em casa, mas quando comecei a fotografar achei a luz de Inverno tão linda que não resisti a tirar umas quantas fotografias. Experimentem também esta receita, mesmo que não encontrem as laranjas sanguíneas.


Bolo Invertido de Laranja Sanguínea e Cardamomo
(receita adaptada do blog "Call Me Cupcake")

Ingredientes:
| 3 c. (sopa) de açúcar demerara (ou mascavado)
| 100 g de manteiga
| 50 ml de iogurte natural
| 1-2 laranjas sanguíneas
| 2 ovos
| 140 g de açúcar amarelo
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha (ou essência)
| 120 g de farinha s/ fermento
| 1 c. (chá) de fermento em pó
| 1 pitada de sal
| raspa de 1 laranja sanguínea
| 8-10 vagens de cardamomo (só as sementes, moídas)

Notas:
  • Esta receita é para uma forma de aro amovível pequena, com Ø 23-24 cm. Eu dupliquei a receita e usei uma forma maior, com Ø 26cm.
  • A forma deverá ser untada generosamente com manteiga e polvilhada abundantemente com açúcar demerara (eu usei mascavado grosso). Isto vai fazer com que seja criada uma "capinha"caramelizada à volta do bolo, tornando este mais delicioso.
  • No final pincelei o bolo com Maple Syrup, mas podem  omitir este passo ou, caso não encontrem este xarope, podem fazer uma calda de açúcar.
  • Não deixem de experimentar este bolo, caso não encontrem as laranjas sanguíneas (estas comprei no Aldi). Experimentem com laranjas normais ou clementinas e certamente que ficará delicioso.
Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte generosamente com manteiga uma forma de aro amovível com Ø 23-24 cm de diâmetro. Polvilhe com o açúcar mascavado, espalhando bem o açúcar no fundo e laterais da forma.

2 . Derreta a manteiga e misture com o iogurte. Reserve.

3 . Corte as laranjas sanguíneas em fatias finas. Remova as sementes e distribua as fatias de laranja no fundo e laterais da forma, pressionando ligeiramente.

4 . Bata os ovos com o açúcar e a baunilha, durante cerca de 2-3 minutos, até obter uma mistura leve e esbranquiçada.

5 . À parte misture a farinha peneirada com o fermento e o sal. Adicione esta mistura aos ovos batidos e envolva sem bater demasiado. Junte a mistura de manteiga e iogurte, a raspa de laranja e as sementes de cardamomo moídas (usei o almofariz para esse efeito) e envolva até a massa ficar homogénea.

6 . Verta a massa na forma, sobre as rodelas de laranja, e alise a superfície com uma espátula.

7 . Leve ao forno durante 30-35 minutos ou até o bolo ficar dourado e ao fazer o teste do palito, este sair seco.

8 . Retire o bolo do forno e deixe arrefecer na forma por 5 minutos. Desenforme, invertendo o bolo, e deixe arrefecer completamente sobre uma rede. 

5 comentários:

  1. Que produçao.......parabens pela receita e pelas fotos.....

    ResponderEliminar
  2. Tive o previlégio de provar este bolinho...é meeeeeeesmo muito bom.😉

    ResponderEliminar
  3. Este bolinho tenho-o marcado para fazer também desde que o vi!
    Só espero encontrar laranjinhas sanguíneas por aqui como no ano passado :)
    Bolo e fotos maravilhosas, um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. The clipping path service-related content is really helpful. I have enjoyed it a lot and got more information about clipping path service to reading the article. Thanks a lot for sharing with us.

    ResponderEliminar