Trufas Vegan de Beterraba e Coco


Tenho andado a mil nos últimos dias e sinto que o tempo passa demasiado depressa. Felizmente consegui abrandar e fugir um pouco da rotina, durante o fim de semana passado, no qual vivi uma experiência magnífica no Santiago Hotel Cooking & Nature, na companhia das muito simpáticas Joana Roque, Naida FolgadoLuisa Alexandra e também da Maria. Um fim de semana com tudo de bom, rodeado de pessoas boas e talentosas, de muita aprendizagem, cumplicidade, de muitas gargalhadas e bons momentos à volta da comida e da mesa. Uma experiência que irei guardar com carinho no coração e pela qual estarei eternamente grato. Obrigado a toda a equipa do Santiago Hotel por nos terem recebido tão bem e nos fazerem sentir em casa!

O Natal aproxima-se a passos largos e dou por mim a pensar que não fiz ainda nem metade do que tinha planeado fazer inicialmente. E não é sempre assim?! Infelizmente é. Às vezes só queria voltar atrás no tempo, voltar a ser criança, não pensar em horários por cumprir, não ter qualquer tipo de preocupações. Por esta altura já só pensava nas férias de Natal e nos doces que ia comer. Era tudo tão mais fácil, porque as coisas apareciam feitas como que por magia. Porque por perto havia sempre uma super mulher, a minha mãe, que com as suas mãos de fada conseguia fazer múltiplas tarefas em simultâneo. Nestes dias já se sentia o cheiro a açúcar e canela no ar. Já se comiam as primeiras filhoses de abóbora da temporada e era altura de ir ao moinho comprar as farinhas para fazer as broas de Natal. Cheiros, sabores que não voltam mais mas que guardo nas minhas memórias como tesouros.


Fico sempre meio nostálgico nesta altura do ano. O Natal para mim é doce mas apresenta umas notas de amargura, de ausência, de saudade. Porque é tempo de reunir a família e estar com os amigos. Uns já não estão fisicamente entre nós e outros, pelas circunstâncias da vida, estão muito longe. Resta abraçar quem está perto, quem nos quer bem e nos faz feliz. Agradecer por todas as pessoas boas que nos rodeiam e por todos os momentos bons que temos na vida. E celebrar, claro! Juntar a família e os amigos à volta da mesa e celebrar por estarmos bem, por podermos acordar todos os dias e termos a oportunidade de sermos felizes.

E desenganem-se os que pensam que o Natal é só filhoses, rabanadas e bolo rei. Sim, também é. Mas existem sempre outras opções mais saudáveis e ainda assim deliciosas, simplesmente para degustar ou para oferecer. É o caso destas Trufas Vegan de Beterraba e Coco que por serem diferentes e tão simples de fazer, acabam de entrar para a minha lista na categoria de "presentes para comer" deste ano. Porque estes são sempre os melhores presentes, aqueles que são feitos com amor, que saem do coração e que são oferecidos sem esperar nada em troca. Vamos aproveitar estes dias para mimar quem mais gostamos?! Afinal de contas, é Natal!

(o fundo que usei para fotografar nesta composição é da BACK)

Trufas Vegan de Beterraba e Coco

Ingredientes:
| 50 g de coco ralado + qb para a cobertura
| 50 g de flocos de aveia
| 1 beterraba pequena, ralada
| 200 g de tâmaras Medjool (ou pasta de tâmaras)
| 1 c. (café) de pasta de baunilha (ou essência de Baunilha)

Preparação:
1 . Coloque o coco ralado e os flocos de aveia num processador ou robot de cozinha. Triture durante alguns segundos até obter uma mistura com aspecto de farinha.

2 . Junte os restantes ingredientes e volte a triturar até obter uma pasta moldável. 

3 . Pese quantidades de 25 g da mistura obtida e com as mão molde pequenas bolas.

4 . Passe as bolas por coco ralado ou outra cobertura a gosto.

5 . Leve as trufas ao frigorífico, durante pelo menos 2 horas, para que ganhem alguma firmeza. Podem ser conservadas num recipiente hermético ou no frigorífico.

2 comentários:


  1. I read it and I'm very happy with the post. Let's spread good stories like this again.

    ResponderEliminar

  2. It’s very informative and you are obviously very knowledgeable content on your site.

    ResponderEliminar