Patas de Veado


Patas de Veado. Um bolo da minha infância que me traz memórias tão felizes. Faz-me lembrar das minhas idas ao mercado da vila, em criança, todos os domingos. Ia com a minha mãe fazer as compras da semana e ela fazia sempre questão de me comprar um bolo. Ou quase sempre. Isto porque, mesmo em frente da banca dos bolos, vivia a Dona Alda, a minha professora da primária. Pessoa muito estimada por todos, foi ela quem me ensinou a ler e a escrever. Era muito comum vê-la à janela, a falar com as pessoas e observando quem passava. Assim que ela nos via, fazia questão de descer para nos cumprimentar e oferecia-me sempre um bolo. Dava-me a escolher perante uma montra irresistível de doces tentações de doçaria tradicional portuguesa. Os meus preferidos eram o Bolo de Arroz, a Bola de Berlim e, quase sempre, a Pata de Veado. Adorava lambuzar-me com aquele bolo fofo cuja combinação de doce de ovos e coco despertava os meus sentidos. Eram domingos muito felizes, aqueles!


À medida que nos vamos tornando adultos, também os nossos gostos e preferências vão mudando e a verdade é que não me lembrava da última vez que tinha comido uma Pata de Veado. Até que vi a receita no novo livro "Uma Pastelaria em Casa" da La Dolce Rita. Quando olhei para as imagens os meus olhos brilharam e eu quis voltar ao mercado da terra, ao conforto do abraço da minha professora. Hoje certamente, passados mais de trinta anos, ela não me reconheceria, mas eu ficaria muito feliz em voltar a abraçá-la. 

A receita ficou à espera de ser feita, mas entretanto aparecem a Susana e a Lia com o seu desafio mensal, o Sweet World Challenge. E este foi o empurrão que eu precisava para fazer as Patas de Veado. Não procurei outra receita e segui à letra a da Rita. À partida pode parecer uma receita cheia de técnica e um pouco difícil, mas desenganem-se. A receita é simples, apenas requer alguma perícia na parte final, em que temos de barrar com creme de ovos e forrar com coco ralado. O resultado é de facto compensador e excelente. Não são as Patas de Veado da minha infância, mais húmidas, talvez pela adição de uma calda de açúcar. Mas pessoalmente, acho que a calda não vem acrescentar muito à receita, que por si só já resulta num bolo fofo e húmido. Se forem mais gulosos, fiquem à vontade para duplicar a receita do creme de ovos. A receita rende cerca de 6 Patas de Veado, mas eu cortei a torta em 4, de forma a que as patas ficassem mais altas, tornando-as mais expressivas. 


Patas de Veado
(receita adaptada do livro "Uma Pastelaria em Casa" de Rita Nascimento)

Ingredientes: (receita para 4-6 patas)
{para a massa} (Pão-de-Ló)
| 3 ovos
| 100 g de açúcar
| 75 g de farinha tipo 55 s/fermento
| açúcar p/ polvilhar

{para o recheio e cobertura} (Creme de Ovos)
| 150 g de açúcar
| 75 ml de água
| 5 gemas
| 5 g de amido de milho
| 10 g de manteiga
| coco ralado qb
| canela em pó qb

Preparação:
1 . Comece por preparar o creme de ovos, colocando o açúcar e a água num tacho, mexendo até o açúcar dissolver. Leve ao lume, parando de mexer, até atingir o ponto de pérola (107ºC). Retire do lume e deixe arrefecer por 5 a 10 minutos.

2 . À parte bata as gemas e misture o amido, incorporando bem para não ficar com grumos. Depois de a calda ter arrefecido, junte-a em fio às gemas. Verta toda a mistura de novo para o tacho e leve a engrossar em lume muito brando, mexendo sempre até que o doce espesse. Deixe o creme ferver por 1-2 minutos, sem para de mexer.

3 . Retire do lume e incorpore a manteiga fria, cortada em pedaços, continuando a mexer para que derreta e se integre bem no creme. Conserve no frigorífico com película aderente colada à superfície, até estar completamente frio.

4 . Bata os ovos com o açúcar por cerca de 5 minutos, até ficarem esbranquiçados e com o triplo do volume.

5 . Misture com delicadeza e em duas ou três adições a farinha peneirada. Envolva suavemente, de maneira que a farinha fique toda incorporada, mas sem o preparado perder volume.

6 . Unte e forre com papel vegetal, untando-o também ligeiramente, um tabuleiro com cerca de 30 x 40 cm. Verta a massa para o tabuleiro numa camada fina e leve ao forno preaquecido a 180ºC durante 7-10 minutos, até a massa ficar dourada.

7 . Desenforme para cima de um pano limpo polvilhado com açúcar. Remova cuidadosamente o papel vegetal e enrole de imediato em forma de torta, com o pano por dentro como se fosse o recheio, e deixe arrefecer (ao ser enrolada quente, a torta não vai rachar, e poderá depois ser recheada já fria sem o risco de o creme derreter).

8 . Depois de fria, desenrole a torta do pano. Espalhe creme numa camada uniforme, deixando uma margem de 1-2 cm na ponta menos enrolada, para que o creme não transborde, e enrole de novo como antes, aconchegando bem. Corte a torta em 3 pedaços e de novo a meio de cada pedaço, na diagonal, obtendo 6 patas de veado (eu cortei de forma a obter 4 patas).

9 . Barre ligeiramente as laterais e o topo com mais creme de ovos. Passe as laterais por coco ralado e no topo trace a meio um risco de canela. Conserve no frigorífico.

GuardarGuardarGuardarGuardarGuardar

5 comentários:

  1. Tão bom quando as recordações têm cor, cheiro e sabor e nos fazem viajar no tempo, para o aconchego bom de ser criança.

    Obrigada por este texto. Graças a ele também eu viajei até lá atrás, quando um bolo de arroz (era este o met favorito) tornavam o dia especial :-)

    Um beijinho!

    Catarina
    nolugarquechamocasa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Que lindas que ficaram as tuas.

    As minhas não ficaram tão lindas nem tão perfeitas, ainda para mais como são FIT, deu trabalho a enrolar a massa de pão de ló feito com farinha e açúcar de coco.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/02/sweet-world-e-umas-patas-de-veado-fit.html

    ResponderEliminar
  3. Olá Célio,

    E que perfeitas e lindas ficaram as tuas patas. Belíssimas!
    Tiveste a mesma ideia que eu, deixa-las mais altas dá-lhes mesmo um impacto incrível. Adorei o resultado. :)
    Que bom que este nosso desafio te veio despertar tantas boas recordações.
    No meu caso não era habitual pedi-las na pastelaria, mas rendi-me totalmente a estas e por có todos adoraram.
    Muito Obrigada por te juntares a nós e só esperamos que o faças mais vezes ;)

    Bjinhossss

    ResponderEliminar
  4. Eu atacava já duas patas :)
    Que boas!! E lindas que ficaram.
    Também as vejo com um regresso à infância, aos anos que não como uma, e adorava aos domingos passar na feira com a minha prima e tia avó e comermos um bolinho, quase sempre pata de veado húmida ou cornucópia estaladiça :) que prazer era, a nossa gulodice da semana!
    Ficaram mesmo perfeitinhas! Adoro!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Este post está brutal Célio!!
    Nem consigo olhar para as fotos, é um atentado, estão demasiado provocantes!!!
    Sabes, eu adoro patas de veado, embora nunca coma. Se peço algum bolo numa pastelaria, a maior parte das vezes é um pastel de nata mas isto porque as que vejo nas montras deixam muito a desejar. Já as tuas....metem o pastel de nata a milhas!!!
    Bjinhoos

    ResponderEliminar