Bolo Naked de Limão e Sésamo Preto com Lemon Curd e Cobertura de Mascarpone - 4º Aniversário do Blog


Quem segue as minhas publicações aqui no blog certamente já deve ter reparado na minha ausência. Assim como nas redes sociais, a minha actividade nos últimos tempos tem sido reduzida. Pois que a minha querida Primavera me trouxe de presente uma ligeira gripe que me fez afastar uns dias da cozinha. Começou com uma dor de garganta, à qual dei nenhuma ou pouca importância mas que evoluiu para um estado mais critico que se agravou e me fez cancelar alguns compromissos anteriormente agendados, entre eles um Workshop na cidade de Aveiro.

Mas o momento é de festa e agora que já me sinto melhor é chegada a altura de vir partilhar a receita do bolinho que preparei para assinalar o 4º aniversário do blog. Sim, parece que ainda ontem o Sweet Gula festejava o 1º aniversário. No entanto já passaram 4 anos de tantas partilhas, de afectos, emoções, tanta aprendizagem, receitas testadas e aprovadas e outros tantos momentos bons que guardo carinhosamente no coração.

Não foi um percurso fácil e podia enumerar aqui dois ou três aspectos menos bons, perfeitamente reconhecidos por quem tem e alimenta diariamente um blog, seja ele de culinária ou de outra temática qualquer. Mas prefiro antes focar-me nos aspectos positivos, pois são eles que me dão ânimo e força para continuar com este projecto, ao qual eu me dedico de todo o coração. E um desses aspectos muito bons são vocês, queridos leitores. É a vocês que começo por me dirigir, agradecendo todo o apoio, todo o carinho e afecto que depositam em cada comentário que deixam aqui no blog ou nas redes sociais. Pela confiança que demostram nas receitas que partilho, tantas vezes testadas e também partilhadas por vós nas vossas cozinhas. Fico sempre de sorriso rasgado no rosto cada vez que vejo uma receita que partilhei ser reproduzida noutra cozinha. É isso que me faz feliz, saber que cheguei a alguém, que dei a conhecer um ingrediente novo ou partilhei uma dica que pode ser útil na cozinha. Vocês são o motor que faz andar esta "geringonça" e se não fosse o vosso feedback a minha motivação não seria a mesma.


Gratidão. É aquilo que sinto por todas aos coisas boas que o blog me tem trazido nestes últimos quatro anos. Pelas pessoas fantásticas e queridas a que ele me levou. Pessoas genuínas e que partilham o mesmo gosto que eu sinto pela cozinha. Pessoas humildes que têm a mesma sede que eu tenho em aprender mais e melhor. Pessoas generosas que estão sempre dispostas a partilhar os seus conhecimentos, que estão lá quando temos alguma dúvida ou quando nos sentimos inseguros. A todos vocês, eternamente grato. E claro, a minha esposa, o meu pilar, a pessoa que mais sente na pele os prós e os contras de eu dirigir um blog. Ela que convive diariamente com os livros de culinária e com os props que se vão amontoando cá por casa, ainda que a grande maioria lhe passe completamente ao lado. A pessoa que está sempre lá e que me apoia neste caminho que me faz sentir feliz.

Com o blog tenho vindo a aprimorar mais o meu gosto pelo food styling e pela fotografia. A fotografia de comida em particular. Este é também um dos motivos pelo qual eu não partilho receitas com maior frequência. Porque cada receita que partilho conta uma história e sou capaz de me perder durante horas a fotografar uma receita. Porque enquanto fotografo e crio os cenários estou concentrado no meu mundo e por momentos esqueço todos os problemas. Funciona como uma terapia que no final me deixa relaxado e que me descontrai. Mas nem tudo são finais felizes. Esta é uma cozinha amadora e também existem as receitas que não funcionam, que correm mal. Ou as que até funcionam esteticamente mas que não gostei de ver nas fotografias. Ou ainda aquelas fotografias tiradas num dia cinzento e que nunca chegam a ser partilhadas.


Percorridos quatro anos, muita coisa mudou também, quer nos meus hábitos alimentares quer na forma como olho para os alimentos. Desde então conheci muitos ingredientes novos dos quais nunca ouvi falar. Introduzi outros tantos na minha alimentação diária e fico sempre radiante e cheio de ideias sempre que descubro um ingrediente novo que nunca experimentei. Aprendi também a escolher os alimentos pela sua sazonalidade. Dou sempre preferência às frutas e legumes de cada estação e sempre que possível escolho alimentos de origem biológica. Reduzi o consumo de carnes e alimentos processados e aumentei o consumo de verduras e legumes. Aprendi também a olhar de outra forma para as cartas dos restaurantes e tenho sempre alguma curiosidade em saber como é que os pratos são confeccionados, tentando adivinhar quais os ingredientes que foram usados. Passei a fazer mais refeições em casa, comecei a fazer o meu próprio pão, tal como via a minha mãe fazer quando era criança e sendo eu um guloso assumido, todos os doces e bolos passaram a ser feitos em casa.

Sinto que ainda tenho muito para aprender. É um caminho longo e estou apenas no inicio, mas irei aproveitar todas as oportunidades que me aparecerem pela frente e que possam fazer de mim um melhor cozinheiro. Irei aprender com os melhores e enquanto houver inspiração continuarei aqui a partilhar as minhas aventuras na cozinha. Continuarei a dar o melhor de mim e a depositar todo o amor e dedicação em cada partilha que faça.

Mas é tempo de celebrar e por isso vamos à receita deste bolo delicioso que tanto surpreendeu pela positiva. Uma mistura de ingredientes quase improvável mas que queria tanto experimentar. Vi a receita pela primeira vez no blog da Patrícia, o Coco e Baunilha e desde então que esta receita me persegue. Substituí a tangerina por limão, um ingrediente que adoro, e em vez de um bolo simples decidi vesti-lo a rigor, recheando-o com Lemon Curd e dando-lhe uma fina camada de mascarpone. A combinação do limão com o sésamo preto torrado é maravilhosa e resultou num bolo bastante aromático, de textura macia e que foi rapidamente devorado e elogiado por todos.


Bolo de Limão e Sésamo Preto com Lemon Curd e Cobertura de Mascarpone
(receita adaptada do blog Coco e Baunilha)

Ingredientes:
[para a massa do bolo]
| 50 g de sementes de sésamo preto
| 375 g de farinha
| 2 c. (chá) de fermento em pó
| 1 pitada de sal 
| 220 g de manteiga à temp. ambiente
| 350 g de açúcar amarelo
| raspa da casca de 2 limões
| 6 ovos
| 200 g de crème fraîche
| sumo de 2 limões
| 1 c. (chá) de pasta de baunilha

[para a cobertura]
| 250 g de queijo Mascarpone
| 200 ml de natas frescas
| 150 g de açúcar em pó
| 1/2 c. (chá) de pasta de baunilha

[para o recheio - Lemon Curd]
| 140 g de açúcar amarelo
| casa de 1 limão (só a parte amarela)
| 100 ml de sumo de limão
| 60 g de manteiga
| 2 c. (sopa) de leite
| 2 ovos + 3 gemas

Preparação:
1 - Comece por preparar o Lemon Curd, misturando bem os ovos, as gemas, o leite, o açúcar e a manteiga. Adicione a raspa e o sumo de limão e cozinhe em lume médio, mexendo constantemente até engrossar. Passe por um coador de rede fina e deixe arrefecer. Depois de frio guarde no frigorífico até à hora de usar.

2 - Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte com manteiga e forre com papel vegetal duas formas com 16 cm de diâmetro e reserve.

3 - Torre as sementes de sésamo numa frigideira durante 4-5 minutos (estão prontas quando começarem a estalar) e deixe arrefecer. Depois de frias, triture as sementes num processador de alimentos.

4 - Numa taça misture a farinha peneirada, o fermento, as sementes de sésamo trituradas e o sal.

5 - Bata a manteiga com o açúcar e as raspas de limão durante cerca de 5 minutos. Adicione os ovos, um de cada vez, e bata bem entre cada adição. Junte o crème fraîche, o sumo de limão e a baunilha e misture.

6 - Delicadamente, envolva a mistura de farinha com a massa em três vezes, usando uma espátula.
Verta a massa nas formas reservadas e com a espátula alise a superfície.

7 - Leve ao forno durante 35-40 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno.
Retire os bolos do forno e deixe que arrefeçam na forma por 5-10 minutos. Desenforme e deixe arrefecer por completo sobre uma grelha.

8 - Prepare a cobertura, batendo o mascarpone até ficar macio. Junte as natas e bata mais um pouco até que fiquem firmes. Por fim adicione a baunilha e o açúcar em pó e bata até atingir a consistência desejada.

9 - Corte cada um dos bolos ao meio, na horizontal, formando quatro camadas de bolo iguais. Coloque a primeira camada de bolo num prato de servir e com uma espátula espalhe uma fina camada de creme de mascarpone sobre o bolo.

10 - Coloque um bico de ponta redonda num saco de pasteleiro, encha-o com creme de mascarpone e  forme um anel em toda a volta a cerca de 1/2 cm da extremidade (este anel irá servir de "barreira" para que o  Lemon Curd não escorra para fora enquanto monta o bolo). Espalhe 2-3 c. (sopa) de Lemon Curd e alise bem.

11 - Coloque agora a segunda camada de bolo sobre o Lemon Curd da primeira camada e repita o processo para as restantes camadas de bolo.

12 - Preencha todo o bolo com o creme de mascarpone e com uma espátula alise em toda a volta e no topo até que o creme forme uma camada lisa e uniforme.

13 - Leve ao frigorífico durante algumas horas para que os cremes ganhem consistência. Decore a gosto com flores e/ou frutas e sirva bem fresco.

35 comentários:

  1. Antes de mais muitos parabens por esse 4º aniversário que venham muitos mais cheios de receitas deliciosas que já estamos habituados, e a gratidão é nossa quando alguem se disponibiliza a mostrar algo que faz com paixão, e nos faz salivar ao ver as fotos maravilhosas e claro as receitas sempre excelentes.

    Esse bolo é magnifico é como já disse antes, faz uma pessoa salivar, e tem algo que eu adoro, limão, algo que nunca pode faltar numa cozinha.
    Adoro bolos com limões e esse está simplesmente perfeito.

    Abraço.

    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado e claro que irei fazer por isso, por manter vivo o blog por muitos mais anos. Quanto às partilhas, sim, elas são feitas com amor e só assim se torna possível manter-me fiel a mim próprio e conseguir manter o blog. :)
      Também adoro bolo de limão e este é mesmo um ingrediente perfeito que nunca deverá falta numa cozinha.
      Obrigado e um abraço.

      Eliminar
  2. Em primeiro lugar, muitos parabéns pelos 4 anos de blog, n é pera doce nem é fácil alimentar a força e a vontade de manter um blog pr tanto tempo. Lá está, o feedback de quem lê é tudo, é a força motriz. Sem esse feedback, parece que se vive perdido no éter, e parece n haver razão para tanto esforço e trabalho que se tem quando se faz um blog. Só o "amor á camisola" é que a mim me faz continuar com um blog que não recebe practicamente nenhum feedback, isso e aquilo que mencionas relativamente á fotografia e ao styling: é tão relacante, é como que entrar num transe, para mim, saio do mundo literalmente, estou noutra, vesti um personagem e criei o mundo desse personagem ali, naquelas imagens, naquele styling especifico, naquelas fotos. É de facto uma sensação indescritivel e só quem já se sentiu invadir por uma onda de felicidade que ameaça transbordar quando está a montar um cenário para fotografar um prato é que sabe o bem que isso faz. Mesmo sem se ter feedback, sem se ter apreciação que não a nossa, aquele momento é de elevação espiritual, é um momento pleno de vida e de magia, acho que mantenho o meu blog SÓ MESMO para poder sentir isso quando fotografo a comida que confeccionei, é tão bom ;). Como é bom ver as imagens deste blog, sempre cheias de uma fantasia mágica, gosto mesmo muito do teu trabalho em termos de styling e de fotos. Parabéns, mais uma vez!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ruth! É bem verdade, não é de todo fácil manter e alimentar um blog, mas lá está, o apoio e o carinho de quem nos lê e está do outro lado faz com que tudo seja possível e dá sempre ânimo para continuar. Mas o que faço faço mesmo por amor, por paixão e é sempre um prazer poder partilhar as minhas receitas e aventuras culinárias.
      Tal como descreves, o food styling é mesmo um escape que nos faz sentir bem, é algo indescritível, um mundo só nosso mas que faz tão bem à alma. Fico feliz por sentires isso também! :)
      Mais uma vez, muito obrigado por estares desse lado a apoiar as minhas partilhas, serás sempre bem vinda.
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Parabéns e que venham muitos mais é sempre um prazer passar por aqui.
    O bolo ficou fantástico e tem sabores que eu adoro.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado São! Fico muito feliz por teres gostado do bolinho. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  4. Parabéns meu lindo amigo! Parabéns a ti, parabéns ao blog e à tua menina por te acompanhar sempre nestas loucuras! Eu sei que sou suspeita porque te conheço bem e gosto tanto de ti que já não consigo ser totalmente imparcial... mas esse bolo, as fotos (gosto particularmente das que têm a modelo, outra avaliação nada imparcial, vá) o texto... estão perfeitos, sweetie! Tu és um perfecionista, amas este teu projeto e isso nota-se em cada post. Cada publicação tua é uma obra de arte... para além de que as tuas receitas são mesmo deliciosas, eu sei, que já tenho tido a sorte de provar várias! Não admira que tenhas todo o reconhecimento, é totalmente merecido! E tenho a certeza de que muitas mais coisas boas estão por vir.
    Ah, já disse que te adoro? Adooooro-te!! <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado querida amiga. Sabes bem que o sentimento é recíproco e tu és daquelas pessoas MESMO muito boas que o blog me trouxe e que eu quero ter por perto por muitos, muitos anos. Obrigado por estares sempre lá, quando eu preciso, obrigado por me compreenderes tão bem e por me aturares e fazeres também parte desta aventura.
      também te adoro, pah! Muito.
      Um beijinho.

      Eliminar
  5. Parabéns, Célio! O bolo está lindérrimo.


    Ms. Telita | Telita LifeStyleFacebookinstagram

    • passatempo no blog: giveaway


    ResponderEliminar
  6. Antes de mais... muitos parabéns por este excelente projecto =) Dá gosto visitar o blog! Venham muitos mais anos ;)

    O bolo também ficou lindo e apetecível.

    Abraço

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Daniel! Também é muito bom passar pelo teu cantinho e ver a forma como tens evoluído. :)
      Um abraço.

      Eliminar
  7. Muitos Parabéns pelo ANIVERSÁRIO !Tem sido um trabalho muito útil e interessante!Parabéns ,também por este maravilhoso bolo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Maria! Fico muito feliz por ter gostado e por todo o seu carinho. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  8. Muitos parabéns por um blogue que é uma referência na blogosfera. É sempre um gosto passar por aqui e admirar os teus textos bem elaborados, as fotos primorosas e as receitas que nos deixam sempre com água na boca.Este bolo, para além de lindo, deve ser delicioso.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, muito obrigado Márcia! Fico mesmo feliz com as tuas palavras. O blog é o meu refúgio, é feito com amor e ler todos estes comentários deixa-me mesmo feliz.:)
      Um grande beijinho.

      Eliminar
  9. Parabéns, vida longa ao Sweet Gula! Adoro suas receitas e sou uma das que já reproduziram e postaram suas receitas maravilhosas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Cristina! Fico contente por já ter testado as minhas receitas. Agradeço de coração esse voto de confiança. Volte sempre.
      Um beijinho.

      Eliminar
  10. Parabéns Célio, são 4 anos belissimos...
    as fotos como sempre estão lindas, eu adoro este cuidado com os cenários e todos pormenores... para mim fazem toda a diferença.
    Esse bolo da Patrícia, tb anda debaixo de olho e agora fiquei com mais vontade ainda de experimentar :)
    Aproveito também para te desejas as rápidas melhoras.
    beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla, muito obrigado pelo teu carinho. Já estou melhor, foi uma fase menos boa, mas o pior já passou.
      O blog é um pouco o reflexo daquilo que eu sou e do que faço na minha cozinha, tento ser uma pessoa organizada e presto muita atenção aos detalhes e pormenores e também acho que isso faz toda a diferença.
      Obrigado pelas palavras tão simpáticas.
      Um beijinho.

      Eliminar
  11. Oh Célio revi-me em quase tudo o que escreveste, além do teu grande talento culinário, tens o dom especial de te exprimires :)
    O bolo é lindíssimo e perfeito para a ocasião. Que bom teres experimentado o sésamo preto, maravilhoso não é? E essa combinação tem tudo o que eu gosto.
    Parabéns por mais um aninho bem doce, tenho a certeza que os que virão serão cada vez melhores. O Sweet Gula é sem dúvida um dos melhores blogs de Portugal ♥ Parabéns também à tua cara metade por estar contigo neste projeto :)
    Bjinhooos



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, muito obrigado minha doce Patrícia! Sabes que és uma referência para mim e ter a tua aprovação nas minhas partilhas é algo que me enche o coração.
      Eu queria muito experimentar este bolo, fiquei de queixo caído quando vi os teus bundts com o sésamo preto e não consegui resistir. Esta era a ocasião perfeita e ficou divinal. Obrigado por seres uma inspiração.:)
      Muito obrigado e um grande beijinho.

      Eliminar
  12. Parabéns Célio.... Parabéns Sweet Gula....
    Que bolo excelente. Tão bom.... e lindo.... :)
    Beijinho
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  13. Parabéns pelo 4º aniversário do blogue e o bolo não poderia ter sido uma melhor escolha. Adora combinação de sabores e o sésamo preta é sem dúvida fenomenal.
    Aqui estarei para muitos mais anos de blogue :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Nuno! Nunca tinha experimentado o sésamo preto em bolos, mas a combinação é realmente deliciosa, adorei o sabor e o facto de as sementes serem tostadas intensifica ainda mais o sabor. Gostei mesmo do resultado. :)
      Obrigado por estares desse lado a apoiar.
      Um abraço.

      Eliminar
  14. Muitos parabéns pelos 4 aninhos! Tens um blog lindo, com fotos maravilhosas e receitas de fazer crescer água na boca. Não é fácil manter um blog, principalmente se não o fizermos a tempo inteiro, mas o teu é simplesmente perfeito.
    E esse bolo Célio? Maravilhoso!
    Um abraço
    sara

    ResponderEliminar
  15. Muitos parabéns Célio!! Por estes 4 anos.
    Toda a tua evolução e dedicação notam-se e o gosto pela cozinha e pelos bolinhos (dos mais lindos que vemos por aí).
    Tens um blog lindo, as tuas fotos são lindas e notam-se tão bem que são tuas, têm a tua marca :)
    Este bolo está um espanto! Adoro essa combinação de sabores.
    És assim mister gula, you rock!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Muchas felicidades por esos 4 años, espero que sean muchos más para seguir disfrutando de su buen trabajo.
    Enhorabuena.
    Un saludo.

    ResponderEliminar
  17. Muitas felicidades e parabéns por partilhar a sua «cozinha». è o blog mais bonito que eu sigo. parabéns por todo o seu carinho.

    ResponderEliminar
  18. felicitaciones por el blog y por el pastel. lo voy a preparar para celebrar mi cumpleaños. te hago una consulta: si no quiero usar las semillas tostadas y procesadas, puedo reemplazar por la misma cantidad de harina? gracias y saludos. Laura

    ResponderEliminar
  19. Parabéns por este trajecto maravilhoso,que nos tem apresentado durante estes 4 anos e que nos dá a conhecer com as suas partilhas.
    Nestes anos anteriores segui alguns dos seus bolos para o aniversario do meu filho e todos eles maravilhosos! Este ano, estou tentada a realizar este bolo:
    Bolo de Limão e Sésamo Preto com Lemon Curd e Cobertura de Mascarpone, na sua opinião, será possivel alterar a farinha por uma que não tenha gluten? Aveia ou simplesmente por amendoa a substituir a farinha? NO caso de alterar por amendoa, a quantidade de manteiga diminui?
    Agradeço a sua opinião.
    Paula

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  21. Nossa !!! Salvando... já salvei aqui... Vou fazer está receita!! Gratidão pela generosidade de compartilhar... muitos anos de vida Deus abençoe e proteja.

    ResponderEliminar