Hummus de Espinafre


Todos nós, em algum momento das nossas vidas, já tomámos pelo menos uma vez a decisão de sermos saudáveis. Buscamos informação, lemos livros, consultamos blogues, fazemos a inscrição no ginásio e até marcamos uma consulta num nutricionista. Tudo em prol da fórmula perfeita para uma vida mais saudável. Mas o que é ser saudável afinal?! Bem, esta pergunta é bastante subjectiva e poderia dar para escrever uma tese. Na minha humilde opinião e muito para além da alimentação, acho que ser saudável é, antes de mais, sermos felizes. Estarmos bem com nós próprios, sentir-mos-nos bem conosco, olharmo-nos ao espelho e gostarmos do que vemos. Independentemente de sermos magros ou termos uns quilinhos a mais. Não adianta sacrificarmo-nos em busca do corpo perfeito, aquele que é aceite como padrão na sociedade, se depois somos as pessoas mais infelizes porque não tiramos partido das melhores coisas que a vida tem para oferecer. 

Ser saudável é estarmos bem com a vida, saber agradecer a cada dia por estarmos vivos e sabermos tirar partido disso. E na alimentação é esta a regra a seguir. Comer um pouco de tudo, sem exagerar, obviamente, nas quantidades. Ir de encontro a uma alimentação variada e equilibrada, com peso e medida. Comer muitos vegetais e legumes e evitar ou reduzir o consumo de alimentos processados. E o mundo não vai acabar se comerem uma fatia de bolo ou um doce mais elaborado. Irá fazer-vos felizes e podem tirar prazer disso. No entanto sejam moderados, não abdiquem de fazer exercício e procurem refeições nutricionalmente equilibradas.


Sendo eu um guloso assumido não resisto a comer uma fatia de bolo de vez em quando. Para compensar pratico exercício físico com regularidade e claro, estou sempre em busca do tal equilíbrio nas minhas refeições do dia-a-dia. Refeições estas que pretendo que sejam tão simples e descomplicadas quanto possível. No entanto, equilibradas, cheias de cor e sabor e consciente que me fornecem as proteínas, os nutrientes e a energia necessária que eu necessito para as minhas tarefas diárias. 

Uma refeição equilibrada que faço com alguma frequência cá em casa é Hummus. Simples ou de beterraba, abacate ou este de espinafres que partilho, esta receita é ideal para servir como entrada, para petiscar entre amigos ou então para aqueles lanches ajantarados de domingo que eu tanto adoro fazer. O sabor é especial e delicioso, mesmo para quem não aprecia espinafres. Enriquecido pelos aromas dos cominhos e da paprika fumada esta é uma receita muito apreciada e que desenvolvi para o artigo mensal que escrevi em colaboração com o site Alegro e no qual falo da importância de consumir leguminosas. Leiam o artigo completo aqui.

(artigo mensal escrito em colaboração com o site Alegro)

A Importância de Consumir Leguminosas

Ano novo, hábitos alimentares novos! Com o virar de página no calendário a dar início a um novo ano, muitos de nós traçamos novas metas, estabelecemos novos objetivos, pessoais e profissionais, fazemos uma retrospetiva do ano que findou e avaliamos o que correu bem e menos bem nas nossas vidas para podermos manter ou melhorar alguns aspetos. Após os excessos na alimentação que muitos de nós cometemos durante as festas na quadra natalícia, e com a tendência cada vez maior em nos preocuparmos em comer bem, melhor e de forma saudável, muitos de nós repensamos os hábitos alimentares.

Para tentar perder aqueles quilinhos a mais, uma das estratégias passa por regressar em força ao ginásio. Mas, e se compensarmos o desporto que, obviamente não deverá ser ignorado, com o facto de mantermos uma alimentação variada e equilibrada?! Para isso devemos respeitar as percentagens indicadas pela Roda dos Alimentos e tentar conhecer melhor as características de muitos desses alimentos que tantas vezes são por nós ignorados. De entre estes alimentos destaca-se o grupo das leguminosas. Mas o que são afinal as leguminosas, qual a percentagem diária a ser ingerida e como devem ser consumidas?!

As leguminosas pertencem a um grupo de alimentos que se encontra dividido em duas categorias: os grãos, dos quais fazem parte as ervilhas, o feijão, o grão-de-bico ou as lentilhas; e as oleaginosas, como a soja ou o amendoim. Devido à sua elevada composição proteica são na sua grande maioria consumidas como substitutos de outras proteínas que se encontram presentes na carne ou no peixe, sendo por isso muito procuradas na alimentação vegetariana. Mas caracterizam-se principalmente por fornecerem um conjunto completo de nutrientes essenciais, fibras e vitaminas e terem um baixo teor de gordura.

Segundo a Associação Portuguesa dos Nutricionistas é aconselhado o consumo diário de 1 a 2 porções de leguminosas o que corresponde a 4% da alimentação diária. Contudo nem toda a gente consome esta percentagem e muitos desconhecem até a existência de algumas leguminosas e a forma como deverão ser consumidas pelo que é importante realçar o seu valor e importância nutricional, como complemento de uma alimentação equilibrada.


Mas afinal, porque é tão importante o consumo de leguminosas?!

Para além do já referido alto teor em proteínas vegetais, são também muito ricas em fibras e hidratos de carbono, sendo aconselhado o seu consumo para um bom funcionamento do intestino. Ao mesmo tempo são alimentos saciantes, permitindo desta forma controlar o apetite e fornecendo energia necessária para as tarefas do dia-a-dia. É de realçar o facto de serem alimentos com um valor económico baixo quando comparados com outras fontes de proteína, como a carne ou o peixe, pelo que o seu consumo se torna mais acessível.
Alguns estudos indicam que o seu consumo regular previne o aparecimento de algumas doenças cardiovasculares, diabetes ou doenças inflamatórias do intestino.


As leguminosas apresentam uma grande variedade e são muito fáceis de confecionar, podendo ser consumidas em diferentes tipos de pratos, como as sopas, os purés, os estufados ou as saladas, o importante é variar o seu consumo e conhecer a importância de cada uma. Apresento como sugestão no uso de leguminosas, neste caso o grão-de-bico, uma receita de hummus que é tão simples quanto deliciosa, enriquecida pelo uso dos espinafres e que tanto pode ser servida como entrada ou como prato principal.


Hummus de Espinafre

Ingredientes:
| 300 g de grão-de-bico
| 100 g de folhas de espinafre
| 1 c. (sopa) de Tahini
| 1 c. (sopa) de queijo creme (opcional)
| 2 c. (sopa) de sumo de limão
| 1 dente de alho
| flor de sal q.b.
| 1 c. (café) de cominhos em pó
| 3 c. (sopa) da água do grão-de-bico (aquafaba)
| azeite para servir
| paprika fumada para polvilhar

Preparação:
Coloque as folhas de espinafre num robot ou processador de alimentos e triture durante alguns segundos até obter uma pasta.
Escorra o grão-de-bico, reservando a água, passe por água corrente e junte aos espinafres.
Adicione os restantes ingredientes à exceção do azeite e da paprika e triture durante alguns minutos. Vá adicionando a água do grão-de-bico, 1 c. (sopa) de cada vez até obter uma mistura com uma textura cremosa e macia.
No final retifique os temperos e sirva o hummus regado com um fio de azeite e polvilhado com paprika fumada.
Acompanhe com tostas, tortillas ou pão de sementes.

12 comentários:

  1. Hola me encanta la receta, pero me surge una duda, los garbanzos son cocidos de bote o los tenemos que cocer? gracias un saludo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola Nuvola Glace! Gracias por tu visita a mi blog.
      Los garbanzos para utilizar en esta receta estan ya pre-cocinados. Comprar en el supermercado en viales de vidrio.
      Muchas gracias. :)

      Eliminar
  2. Ficou maravilhoso Célio!
    As fotografias estão tão bonitas :) Que tentação :)
    Adoro hummus, gosto imenso de espinafres! Tenho a certeza que é um petisco perfeito para os lanches ajantarados de domingo que sabem tão bem!
    Ser saudável é como dizes, é ser feliz! Não adianta proibirmo-nos de comer aquilo que nos sabe bem de vez em quando, é preciso é que haja equilíbrio!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Joana! Cá em casa adoramos Hummus e faço com alguma frequência, variando nos sabores. Este de espinafres foi uma descoberta recente que me agradou bastante. :)
      Exactamente, o equilíbrio é a base de uma alimentação saudável e de uma vida mais feliz. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Olá Célio, suas fotos são um espetáculo, sua receita divina, uma combinação deliciosa e rica. Concordo inteiramente com vc sobre o que é ser saudável, falou muito bem, parabéns!
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  4. A cor está brutal, agora resta saber o sabor, mas pelo que vi leva tudo para ficar bem bom! Eu gosto muito de dizer que sou saudável mas confesso que quando é para pecar, sou do pior :D beijos

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez parabéns. Excelente proposta para quem já gosta de húmus mas também com imagens tentadoras para quem tem um palato curioso.

    Bjs
    Mom
    comopaoparalaranjas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Eu a partilhar um bolo de chocolate, cheio de "gordices", e tu num registo completamente oposto e não menos delicioso! Que aspecto tão tentador Célio!
    A beleza da vida é mesmo essa, o equilíbrio... refeições saudáveis por um lado, um bolinho de vez em quando e assim somos felizes! :)
    Adorei a tua partilha, obrigada pela visita.
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  7. Eu sou um devorador de hummus, adoro, mas esse bem diferente mas igualmente cheio de sabor e saudavel, tem uma cor maravilhosa, uma sugestão ótima e numa mesa acho que causa sensação.
    Abraço
    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  8. Olá Célio,
    concordo em pleno com o que dizes, de que adianta termos o corpo perfeito (ditado pelas "regras" da sociedade) se depois somos imensamente infelizes?... como em tudo na vida, devemos procurar o que nos faz sentir bem, e sermos regrados, assumindo as nossas escolhas na sua plenitude.
    Acreditas que nunca fiz nem comi hummus?... já vi receitas lindas ao olhar, mas ainda nunca fiz nenhuma.
    As tuas fotos despertam bem a vontade de fazer! Lindas, com uma cor brutal.
    Beijinhos grandes
    Marta

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. bahasa mana ini, saya kira bahasa indonesia. gula manis enak ya.. heheeh

    ResponderEliminar