Esparguete de Caril com Abóbora, Espinafres e Feta


Receitas simples, descomplicadas, com ingredientes sazonais, cheias de sabor e de preferência saudáveis, assim são as refeições que a maioria das vezes faço cá em casa. Sim, eu adoro fazer doces e os doces são a minha perdição, mas também gosto de fazer receitas salgadas, experimentar e misturar novos sabores e texturas e trazer sempre para a mesa o que de melhor a estação tem para oferecer. Um dos objectivos que tracei para este novo ano foi publicar mais receitas salgadas aqui no blog. Aquelas receitas que fazem parte do meu dia-a-dia e que compõem as minhas refeições diárias. Obviamente irei continuar a publicar receitas doces, mas sinto que devo partilhar um pouco mais do que é a essência da minha cozinha que preza pela simplicidade.


Para esta receita trouxe um ingrediente especial que certamente fará diferença no resultado final, a esparguete com caril, mas sintam-se à vontade para usar esparguete normal, bastando adicionar à receita 1 c. (chá) de caril em pó e de certeza irão obter o mesmo resultado. Abóbora assada e espinafres, uma combinação que me seduz e que combinada com o queijo Feta fez desta uma refeição simples, reconfortante e cheia de sabor.

Utilizei para a confecção da receita a minha nova frigideira em ferro mineral da deBuyer que adquiri na loja online Lecuine.pt. Estas frigideiras são de elevada qualidade, fabricadas em França e para além disso são resistentes a todas as fontes de calor, incluindo indução. Existem em vários tamanhos e são muito fáceis de limpar. Aqui podem conhecer melhor a gama de frigideiras deBuyer e já sabem que se comprarem em Lecuine.pt, recebem a encomenda em 48 horas e não pagam portes em compras acima dos 40€.


Esparguete de Caril com Abóbora, Espinafres e Feta

Ingredientes:
| 1/2 abóbora Butternut 
| azeite q.b.
| sal e pimenta q.b.
| 2 cebolas pequenas
| 1 dente de alho
| 1 chávena de folhas de espinafres
| 200 g de esparguete com caril (usei Milaneza)
| 2 c. (sopa) de queijo creme
| 1 c. (sopa) de queijo parmesão ralado
| 50 g de queijo Feta

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 190ºC.
Comece por preparar a abóbora. Retire as sementes com uma colher, dê alguns golpes com uma faca, regue com azeite, polvilhe com sal e pimenta e leve a assar no forno por cerca de 25 minutos.
Quando terminar, corte ao meio esmague metade com um garfo obtendo um puré e reserve a restante abóbora.
Leve um tacho ao lume com água e sal, deixe ferver e coza o esparguete, cerca de 8-10 minutos.
Numa frigideira salteie a cebola picada num fio de azeite até ficar translúcida.
Junte o puré de abóbora e o dente de alho ralado e misture. 
Adicione as folhas de espinafre e salteie um pouco até estas murcharem.
De seguida adicione o esparguete, o queijo creme, o queijo parmesão e envolva bem.
Se achar necessário, e para ficar com uma massa mais cremosa, junte uma ou duas c. (sopa) da água da cozedura do esparguete.
Corte a restante abóbora em pedacinhos e junte à mistura anterior.
Sirva de imediato com queijo Feta esfarelado.

12 comentários:

  1. Mas que delícia de prato, Célio!

    E logo eu, que gosto tanto desses ingredientes! E da frigideira ;)

    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo Rui! Acho mesmo que ias gostar deste prato, é a verdadeira comida de conforto. :)
      Um abraço.

      Eliminar
  2. Amo Célio!!!!
    Eu que adoro fazer doces, mas comer, sou mais de salgados, só posso aprovar e aplaudir muito, essa tua decisão de partilhar mais pratos salgados. Aliás, acho que isso só prova que és um cozinheiro completo!!
    Esta massa está dos deuses e os ingredientes são de eleição.
    Levo a receita, pois não escapará à minha cozinha.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, querida Lia, pela tua visita e pelas tuas palavras tão simpáticas. Sim, eu adoro fazer doces, mas também gosto muito de cozinhar e comer pratos salgados.
      A massinha é mesmo uma delícia, daquelas refeições que queremos repetir. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Já usei dessa massa de caril e gostei muito, a abobora confesso que só em sopas.
    A massa ficou com um aspecto fantástico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado São! Eu costumo muito usar a abóbora assada, quer em sopas, risottos ou massas. Acho que funciona muito bem e faz pratos deliciosos. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  4. Bela massa.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/01/bolo-de-pudim-flan.html

    ResponderEliminar
  5. Eu sou toda pastas e pizzas hehe... Não me importava de cozinhar sempre pratos de massa de todo o tipo, acho que tenho uma costela italiana.
    E esta está de bradar aos Céus, fiquei mesmo curiosa, nunca provei com caril.
    Podes trazer mais massas pro blog e doces claro!
    Bjinhooos

    ResponderEliminar
  6. Eu sou menina de salgados, fritos então são a minha perdição! O teu esparguete tem um aspecto muito bom, adoro a combinação de sabor e pronto... tudo o que leva caril. Essa loja é top! beijo

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro massas :)
    Este teu esparguete está maravilhoso, a cor, os ingredientes, adoro :)
    Gosto muito de caril e sou perdida por queijo. O toque do feta é maravilhoso.
    Lindas fotos!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  8. Célio, é mesmo boa ideia ver por aqui mais receitas salgadas e reconfortantes como esta, vou adorar ver! Mas mantém os bolos e docinhos, que a gente adora mister gula :)
    Eu como adoro pastas fiquei logo de olho nesta receita, tão boa e cheia de sabores que são divinos juntos. Muito bom aspecto!
    Eu adoro fazer doces, preparar bolos, aos domingos e é isso que o meu blog acaba por reflectir mais, mas adoro fazer pratos salgados, sopas, sancks e saladas, o meu dia a dia é bem saudável e quase sem doces, apesar de nem sempre parecer hehe.
    Um beijinho mister gula!

    ResponderEliminar
  9. Receita aprovada, muito bom!
    Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar