Popsicles Cremosos de Cereja e Matcha


Tenho andado meio ausente, quer do blog quer das redes sociais. Não é que não tenha vontade de partilhar aqui mais receitas e também de visitar com mais assiduidade alguns dos blogues que me inspiram, mas a verdade é que com a chegada do verão parece que o trabalho aumentou. As férias ainda são uma miragem e só chegam em Setembro, o meu mês de eleição. E com as férias dos colegas no trabalho, de repente vejo grande parte do meu tempo livre a ser ocupado. Obviamente que continuo a cozinhar, muitas saladas, frescas e coloridas, que é o que mais apetece nestes dias de calor. Os grelhados e as sopas também estão sempre presentes e, claro, não deixo de ligar o forno para fazer mais um bolo. Quer seja para satisfazer a minha gula ou para aqueles pedidos especiais de ocasião. Mas o tempo para fotografar, esse é que não tem sido muito.

Este é também o mês em que os nossos emigrantes regressam ao país para passar férias. Ora, tendo eu a maior parte da minha família mais próxima fora do país, aproveito todos os momentos para estar com eles e matar saudades. O meu irmão já veio e já voltou, e agora chega a minha irmã. Só consegui matar saudades do meu afilhado e do sobrinho mais novo. Os outros dois, filhos da minha irmã, este ano não vêm de férias por motivos profissionais. Talvez os volte a ver no Natal, se o destino permitir. Até lá, a saudade aumenta.


Entre uma e outra encomenda e as refeições normais cá de casa, nunca podem faltar os gelados. Afinal de contas é verão e nada melhor para refrescar do que um delicioso gelado. E de preferência sempre feito em casa e com o ingrediente principal que é o amor. Estes são sempre os melhores gelados. Os sabores vão variando conforme a disponibilidade da fruta que vai chegando. Desta vez quis aproveitar as últimas cerejas da estação. Vieram tarde mas este ano estiveram sempre presentes na minha cozinha. Algumas acabei por congelar para poder prolongar e saborear o verão mais tarde, quando chegarem os dias frios. A elas juntei o poderoso chá Matcha, cujo sabor me fascina e que não é mais que um chá verde mas com 10 vezes mais benefícios que o chá verde normal. Tem um grande poder antioxidante e devido à elevada concentração de clorofila ajuda a desintoxicar o corpo ao mesmo tempo que estimula o sistema imunológico. Já tinha experimentado este chá em smothies, em bolachas e também neste pudim e o resultado nunca desiludiu. Desta vez fiz uns geladinhos individuais cujo resultado ficou divinal. Bastante cremosos, devido ao abacate que juntei ao leite de coco e às cerejas. Uma receita deliciosa, completamente vegan e sem açúcar refinado, perfeita para celebrar o verão.


Popsicles Cremosos de Cereja e Matcha
(receita adaptada do blog With Food And Love)

Ingredientes:
| 300 g de cerejas
| 2 c. (sopa) de açúcar mascavado
| 1 lata de leite de coco (aprox. 400 ml)
| 1 abacate pequeno
| 1 pitada de sal
| 3 c. (sopa) de xarope de agáve
| 1 c. (chá) de Matcha

Preparação:
Lave as cerejas, retire-lhes os caroços e coloque-as numa caçarola.
Junte o açúcar mascavado e leve a lume brando. Deixe cozinhar até que fiquem macias, mexendo de vez em quando e esmagando-as com um garfo, durante cerca de 10 minutos.
Retire do lume e deixe arrefecer. 
Coloque as cerejas num robot de cozinha e dê alguns golpes de turbo, até ficarem quase em puré, mas ainda com pequenos pedaços. Reserve.
Num liquidificador coloque o leite de coco, o abacate, o sal, o xarope de agáve e o Matcha. Bata durante alguns segundos até obter uma mistura espessa e cremosa.
Divida a compota de cereja pelas formas de gelado e sobre esta verta a mistura de coco e Matcha.
Leve ao congelador durante pelo menos 4 horas ou de preferência de um dia para o outro.

22 comentários:

  1. Olá Célio: ficaram com umas cores lindíssimas e devem ser bem frescos e saborosos.Uma receita saudável e de belo efeito visual. Adorei o contraste das cores e os sabores devem combinar muito bem.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Márcia!!! Eu também adorei estes geladinhos e até estou a pensar repetir com outras frutas para além das cerejas. A combinação do Matcha com o coco é divinal. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. Fiquei rendida, tão inspirador... adoro estes pops, as formas, as cores e os sabores que escolheste ♥
    Já tenho essas forminhas e por acaso ontem estreei-as com uns de manga e amei. É viciante, este fim de semana vou fazer mais :P
    As fotos estão encantadoras!
    Bjinhoos


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado minha querida e sweet Patrícia! Estas formas são lindas e há tanto tempo que eu andava para as comprar.
      Os gelados são mesmo deliciosos, adorei a combinação de sabores e o Matcha casa aqui tão bem. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. que maravilha, devem ter ficado mesmo deliciosos! e com este calor é mesmo o que apetece!
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! Gelados e mais gelados para combater as temperaturas altas. São deliciosos Aninhas!!! Muito obrigado e um beijinho.

      Eliminar
  4. Esses gelados ficaram lindíssimos e adorei as tuas forminhas.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/08/batido-de-iogurte-com-alperce-e-mirtilo.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Clarinha! :) Se puderes experimenta, acho que ias gostar.
      Um beijinho.

      Eliminar
  5. Ai Célio, que lindos gelados que aí tens,....deu água na boca,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  6. Como te entendo Célio!!!
    O mês de Agosto para quem trabalha custa tanto! Como está quase tudo de férias "sobra" para quem não está!
    Eu também gozei uns dias no inicio de Julho. Agora só para Outubro! Espero em Setembro também ter uns dias que já não aguento :p eheh
    Ficaram perfeitos os teus geladinhos :) Adoro cereja e esta combinação parece-me deliciosa!
    As fotografias estão lindas.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Joana, não é fácil passar um verão quase inteiro sem férias, mas é uma opção minha e depois vingo-me...eheh :)
      Obrigado, a combinação de sabores destes gelados é deliciosa.
      Beijinho.

      Eliminar
  7. Adorei... mais uns para minha lista!
    Bjs
    Carla

    ResponderEliminar
  8. Humm... Que belos gelados. Ficaram super giros e muito, muito apetitosos.
    Beijinhos

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Tânia!
      Ficaram mesmo deliciosos, adorei o resultado. :)
      Beijinho.

      Eliminar
  9. Célio, mês de Agosto para mim é sempre mês de trabalho a dobrar. Não é o meu mês de eleição para férias, mas é eleição para férias, mas é para alguns colegas o que me levam a ter trabalho acumulado.Mas falando de coisas bem mais agradáveis, fiquei rendida a estes teu geladinhos. Acreditas que este ano mal provei cerejas. As que encontrava não tinham qualquer sabor então desisti de comprar. Quanto à matcha já algum tempo que comprei esse pozinho verde mas ainda nada fiz com ele.

    Adorei as fotos e a sugestão.

    beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, Agosto não é de todo o meu mês de férias. Qualquer altura do ano, menos Agosto, por favor. É verdade, o trabalho duplica, mas depois vingo-me quando já estiverem todos a trabalhar e eu for de férias descansado.... ehehe.
      As cerejas este ano vieram tarde e duraram pouco, mas por aqui passaram bastantes. É uma fruta que adoro e que aproveito sempre enquanto há.
      Tens mesmo de experimentar o matcha, não agrada a toda a gente, mas existem receitas (como esta) em que fica perfeito. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Cá vem a gulosa dos gelados aprovar!!
    Ficaram super fofos :) adoro popsicles e já tenho mais uns no congelador.
    Esta altura do ano também é de muito trabalho na clínica, quase sem folgas, e grandes noitadas de cirurgias, ando mesmo a rebentar. O bom é ter sempre um geladinho ao chegar a casa, or isso bem te entendo.
    Um beijinho mister gula!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh. :) Muito obrigado querida Inês! Eu sabia que tu ias aprovar estes geladinhos. E nada como ter sempre o congelador cheio destas delicias para satisfazer a nossa gula ao fim de um longo dia de trabalho. Ou mesmo ao pequeno almoço que é para ganhar logo energia extra! :) :)
      Beijinhos.

      Eliminar