Limonada de Morango com Mel e Hortelã


Para aproveitar os últimos morangos da estação, os mais docinhos por sinal, preparei uma deliciosa limonada de morango que adocei com mel e aromatizei com hortelã. Com umas pedras de gelo a acompanhar, sabe tão bem uma bebida como esta para refrescar nestes dias quentes de verão! Uma receita que acompanho com o artigo do mês de agosto que escrevi para o site Alegro. Um texto dedicado a um ingrediente que adoro, o mel e cujo conteúdo podem ver na íntegra aqui.

Mel: Um Alimento Essencial Para a Saúde

Desde sempre que me lembro de gostar de mel. Ainda pequeno, fui habituado a ver o meu avô a tratar das suas abelhas. E ainda que não fosse um apicultor profissional, ele dominava a técnica como ninguém. Lembro-me tão bem de ele envergar o fato branco, já sujo e gasto de tanto ser usado, e afoito lá ia tratar das suas rainhas, borrifando as colmeias com um líquido escuro e pegajoso que, dizia ele, servia para atrair mais abelhas. Estas zumbiam melancolicamente numa dança interminável em seu redor enquanto ele extraia os favos dourados que se encontravam cheios daquele néctar brilhante. Fazia sempre questão de colocar um pedaço de favo num prato pequeno, dando-me a provar. Eu, feliz da vida, deliciava-me a retirar o mel dos favos com uma colher e a comê-lo com deleite, qual criança inocente que come uma guloseima, ainda desconhecendo todos os benefícios que o mel tem para a saúde.

Os anos passaram e hoje em dia, mais consciente do poder benéfico que o mel pode ter na saúde, este ingrediente continua a fazer parte da minha dieta alimentar e está sempre presente na minha despensa. Uso-o para vários fins, mas é sobretudo na alimentação que é mais requisitado. Seja para adoçar um chá, para usar num bolo mais saudável em substituição do açúcar, para fazer um molho que irá temperar uma salada ou mesmo para caramelizar frutos secos ou até na carne assada no forno, o mel, por si só ou quando combinado com outros ingredientes, torna-se em algo indispensável e muito interessante.


Fruto do trabalho diário e árduo das abelhas, este produto natural é obtido a partir do néctar que elas recolhem das flores, que posteriormente armazenam em favos e que mais tarde irá servir de alimento. No entanto a produção de mel é três vezes superior àquela que estes insetos necessitam para sobreviver, pelo que é perfeitamente legítimo o uso de colmeias artificiais para produção e extração deste alimento.

Considerado por muitos como um alimento sagrado, talvez devido à sua grande concentração de proteínas e sais minerais, como o potássio e magnésio, para além de ser usado a maior parte das vezes como um adoçante natural também desempenha um papel importante quando usado como anti-séptico, ajudando a cicatrizar feridas e a prevenir infeções. Este é um alimento cheio de propriedades terapêuticas que não deverão de forma nenhuma ser ignoradas e quando ingerido e usado de forma moderada e consciente, poderá trazer imensos benefícios para a saúde, tais como:

·        ajuda no combate da fadiga e stress
·        fortalece o sistema imunitário
·        melhora a capacidade digestiva
·        alivia a prisão de ventre, fortalecendo a flora intestinal
·        é um anti séptico natural que ajuda na cicatrização da pele
·        previne gripes e constipações
·        é antioxidante
·        anti-reumático e diurético

No entanto, e porque tudo tem um peso e uma medida, o mel possui um elevado teor de açúcares simples que são rapidamente absorvidos pelo organismo, pelo que é considerado um alimento calórico, devendo assim ser consumido com moderação e evitado por quem segue uma dieta rigorosa. Também não é aconselhado a crianças pequenas, até aos três anos de idade, pois poderá trazer complicações ao nível intestinal.

Por ser considerado um alimento saudável e se tratar de um produto natural, deverá fazer parte da nossa alimentação diária. Contudo o seu consumo deverá ser feito de forma consciente, moderada e sempre que possível como substituto do açúcar. Estamos em pleno verão e o que mais apetece nestes dias quentes para ajudar a combater o calor excessivo, são as bebidas frescas como os chás e as limonadas que podem perfeitamente ser adoçadas com mel. Trago como sugestão uma receita simples de uma limonada onde dou uso a este ingrediente milagroso.


Limonada de Morango com Mel e Hortelã

Ingredientes:
| 4 limões + q.b. para servir
| 4 c. (sopa) de mel
| 1 litro de água mineral
| 4-5 morangos biológicos
| folhas de hortelã
| pedras de gelo q.b.

Preparação:
Esprema o sumo dos limões para um tacho.
Junte o mel e leve ao lume brando, mexendo de vez em quando até começar a ferver.
Desligue o lume e deixe arrefecer.
Adicione 1 litro de água, coloque o preparado num liquidificador juntamente com os morangos e triture durante alguns segundos.
Coe a limonada para dentro de um jarro, junte algumas folhas de hortelã e leve ao frigorífico atá à hora de servir.  Sirva em copos ou frascos com gelo, rodelas de limão e folhas de hortelã.

7 comentários:

  1. Alto lá!!

    Reserva um copo que eu vou precisar de hidratar!

    Que delícia refrescante e, sobretudo, que fotos Célio!!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. lista de ingredientes deliciosa e o aspecto delicioso.
    As fotos lindas como sempre.
    Um excelente fim de semana Célio.

    ResponderEliminar
  3. Deve ser tão, mas tão boa!!! :)
    Humm... Que aspecto bom!! :)
    Beijinho

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  4. Só tu para transformares uma limonada numa obra de arte...
    beijos, um bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. Ai gosto tanto de limonadas e esta está topppppp! Adoro a cor e estas cada vez a fotografar melhor, eu não te disse que melhor que uma máquina xpto era a prática, fico feliz por ti, nota-se a léguas que tens trabalhado para isso, beijo

    ResponderEliminar
  6. Célio,
    adoro limonadas! No Verão sabem tão bem, bem fresquinhas!
    Que fotografias tão bonitas! Dá mesmo vontade de pegar nesses copos! Adoro as cores.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Fotos maravilhosas....linda esta limonada, cores vibrantes ♥
    Bjinho

    ResponderEliminar