Hambúrguer de Frango e Ras El Hanout em Pão de Beterraba


Com os dias mais quentes a pedirem refeições simples, a tendência por aqui é mesmo descomplicar. Entre saladas e algumas sopas, os grelhados também ganham o seu lugar na minha cozinha. Ainda que o consumo de carne seja cada vez menor cá em casa, dou sempre preferência às carnes brancas e deixo aquelas ocasiões especiais para matar saudades de um bom bife. A maioria das vezes acabo por grelhar um peito de frango ou peru, apenas temperado com sumo de limão, sal e pimenta, que sirvo acompanhado de uma salada. Mas como gosto de ser criativo, para evitar cair numa rotina e estar a comer sempre as mesmas coisas, nada melhor que um hambúrguer caseiro para trazer sabores diferentes para a mesa numa refeição simples e que agrada a todos. Assim, aqueles dois peitos de frango que eu iria acabar por grelhar foram transformados em quatro deliciosos hambúrgueres enriquecidos com ervas de Provence e Ras El Hanout, uma mistura de especiarias cujos cheiros e sabor nos remetem para terras do norte de África. Uma combinação de sabores perfeita!


Claro que um hambúrguer para ser diferente tem de ter um toque especial. E foi quando a Hellmann's Portugal me desafiou para elaborar uma receita, na qual usasse a verdadeira maionese Hellmann's, que eu me lembrei de criar estes hambúrgueres. Sem dúvida alguma que a maionese foi o molho perfeito para acompanhar esta refeição. Não quis usar um pão de hambúrguer normal e optei antes por um pão diferente, de beterraba, feito em casa e com mais sabor. Provei o pão de beterraba no jantar que assinalou o encerramento da 2ª edição da Rota dos Hambúrgueres Hellmann's, uma deliciosa degustação de hambúrgueres gourmet, com a assinatura do chef José Bengaló, que se realizou no acolhedor restaurante Café com Calma, em Lisboa. Adorei o sabor do pão de beterraba e fiquei com imensa vontade de o reproduzir em casa. Esta era a oportunidade perfeita e o resultado não poderia ser melhor. Um pão fofo, com um sabor suave a beterraba e que combina na perfeição com as especiarias que perfumam estes hambúrgueres. Sem dúvida, uma refeição a repetir!


Hambúrguer de Frango e Ras El Hanout

Ingredientes: (para 4 hambúrgures)
| 400 g de peito de frango picado
| 1 cebola pequena
| 1 ovo
| 1 c. (chá) de Ras El Hanout
| 1 c. (sopa) de Ervas de Provence
| 3 c. (sopa) de pão ralado
| sal q.b.
| pimenta acabada de moer q.b
| folhas de rúcula q.b.
| 1 tomate maduro
| 4 fatias de queijo Flamengo
| maionese Hellmann's®
| 4 pães de beterraba (ver receita abaixo)

Preparação:
Coloque numa taça o frango picado, a cebola também picada, o ovo, o Ras El Hanout, as ervas de Provence e o pão ralado. Mexa energicamente até todos os ingredientes ficarem bem incorporados.
Tempere com sal e pimenta acabada de moer e volte a mexer.
Pincele um grelhador com azeite. Com a ajuda de um aro metálico molde 4 hambúrgueres e leve-os a grelhar cerca de 2 minutos de cada lado.
Abra um pão ao meio e sobre uma das metades faça uma "cama" de folhas de rúcula. 
De seguida coloque uma rodela de tomate, a fatia de queijo, o hambúrguer e sobre este uma c. (sopa) de maionese Hellmann's®.
Tape com a outra metade do pão e repita a operação para os restantes hambúrgueres. 


Pãezinhos de Beterraba

Ingredientes: (para 6 pães de hambúrguer)
| 300 g de farinha de trigo s/ fermento
| 1 beterraba média (aprox. 100 g ) *
| 1 saqueta de fermento seco (cerca de 5-6 g)
| 1 c. (chá) de açúcar amarelo
| 100 ml da água de cozedura da beterraba *
½ c. (chá) de sal
| 1½ c. (sopa) de azeite + q.b. para pincelar
| sementes de sésamo preto q.b.

* NOTA: Pode optar por comprar a beterraba já cozida e conservada em frasco. Nesse caso, reserve 100 ml da água de conserva para usar na confecção do pão.

Preparação:
Numa taça coloque a farinha, faça um buraco no centro e reserve.
Num processador de alimentos triture a beterraba até ficar em puré e reserve.
Num recipiente pequeno coloque o fermento, o açúcar e 1 c. (sopa) de água da cozedura da beterraba e mexa. Deixe repousar durante cerca de 10-15 minutos, o tempo suficiente para que o fermento comece a actuar.
Junte esta mistura à farinha e adicione o puré de beterraba, a restante água, o sal e o azeite. Comece a mexer com uma colher de pau ou, se preferir, com as mãos.
Mexa e amasse durante alguns minutos até obter uma massa elástica e esta despegar das paredes da taça (se achar necessário junte mais um pouco de farinha).
Forme uma bola com a massa e deixe repousar num local seco durante 1½ horas.
Com as mãos, molde 6 bolinhas e disponha-as num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal.
Deixe repousar por mais 30 minutos.
Pincele as bolas com azeite e polvilhe com sementes de sésamo preto.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 25 minutos.

19 comentários:

  1. Estão maravilhosos os teus hambúrgueres, sweetie, coloridos e aromáticos (adoro Ras el Hanout!)! E esse pãozinho é tão, mas tão, lindinho! Sabes que andava à procura de uma receita de pão de beterraba, já guardei a tua. ;)
    Beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado querida amiga João! Também adoro Ras El Hanout e com frango combina mesmo bem. Os pãezinhos de beterraba são mesmo uma delícia. Experimenta que vais gostar.
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Such an original burger bread!

    http://beautyfollower.blogspot.gr/

    ResponderEliminar
  3. Olá Célio,
    que delícia e que originalidade! Amei esses pãezinhos de beterraba. Gostei muito desta sugestão, que visualmente é arrebatadora.
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Marta! Estes pãezinhos já andava para os fazer há algum tempo. Esta foi a oportunidade perfeita. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  4. Adoro... Está btutal.
    Adoro beterraba
    Faço um pão tb muito bom e este teu abriu-me apetite! E morro de curiosidade para ver o pão por dentro! Tb mantém a cor de fora ou perde? O meu perde um pouco :-(
    Bjs
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ana e Carla!
      Este pão de beterraba é delicioso e mantém o tom rosa vivo por dentro. Ficaram mesmo apelativos. :)
      Beijinhos.

      Eliminar
  5. Que sugestão apetitosa, apaixonei-me pelo pão, ficaram lindos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Cristina! :)
      O aspecto visual do pão também foi o que me conquistou quando vi pela primeira vez. Mas o sabor supera tudo.
      Um beijinho.

      Eliminar
  6. Olá, Célio

    Como sempre deixas-nos de boca aberta com as tuas fotos/receitas.
    Ando para experimentar fazer pão com beterraba. Levo a receita comigo para quando começar a comer sólidos fazer e provar um pãozinho.
    Parece me delicioso. Ainda bem que não dá para provar "fotos" senão lá se ia a dieta e comia um desses pãezinhos.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/08/lasanha-de-alheira-e-beringela.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Clarinha! Muito obrigado pelas palas palavras sempre tão simpáticas. :)
      Quando puderes experimenta a receita do pão, tenho a certeza que vais adorar.
      Um beijinho.

      Eliminar
  7. Célio, estão mesmo super cute!!
    Adoro o visual destes hamburgers, com o pãozinho colorido de beterraba e o cheirinho a especiarias do hamburger. Petiscar, verão e hamburger, parece-me bem!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês querida! É mesmo, verão rima com petiscos, amigos e fins de tarde à beira mar. Mas o trabalho também tem sido muito e as férias parecem que nunca mais chegam. Mas já não falta tudo. :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  8. Olá Célio,
    gostei imenso da sua sugestão e gostaria de experimentar. Porém, ao ler a receita dos pãezinhos não entendi em que momento entra o puré de beterraba, ou se é apenas a água da cozedura...
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Tem toda a razão, por lapso esqueci-me de mencionar o puré de beterraba na preparação da receita, algo que já está corrigido. Obrigado pelo reparo.
      São usados na receita tanto o puré como a água. Poderá ainda optar por comprar a beterraba já cozida, aproveitando a água da conserva. Neste caso aconselho a comprar a beterraba em frasco e não em vácuo, pois traz mais água e com mais cor.
      Beijinho.

      Eliminar
  9. Ola Celio. Descobri o seu blog por acaso e estou a adorar�� Quero experimentar estes paes de beterraba mas pergunto se e possivel substituir a farinha de trigo por outra,como a espelta ou outra sem gluten. E ja agora o que e o ras el honut e onde posso encontra? Obrigada e parabens pelo blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel! Seja muito bem vinda e espero que leve daqui muita inspiração para as suas receitas! :)
      Quanto à farinha, sim, pode ser substituída por farinha de espelta ou outra, desde que seja farinha branca e não integral.
      O Ras El Hanout é uma mistura de especiarias de origem marroquina com um cheiro e sabor muito característico que combina deliciosamente com carnes, peixe e aves e também com couscous e tabouleh. Já vi à venda nos supermercados Jumbo, mais a sul nos Apolónia ou no El Corte Inglés. Em Lisboa também encontra no Martim Moniz.
      Obrigado e um beijinho.

      Eliminar
  10. Que maravilha!!!
    Com as férias andei um pouco afastada e agora que estou de volta e ando a espreitar aqui e ali o que têm feito deparo-me com estas belezas. Os pãezinhos ficaram um espanto, lindos, lindos. Vou ver se consigo fazer uns ainda este fim de semana. (pode ser que sendo cor-de-rosa a pequena coma o hambúrguer sem protestar)
    Beijinhos,

    Ana Braga
    http://sweetaffair.pt/

    ResponderEliminar