Cake Pops Dourados [Chocolate e Golden Syrup]


Costuma-se dizer que Janeiro é o mês mais difícil do ano. Que custa a passar, deixando a sensação de que é um mês longo. Não tive essa noção, pois Fevereiro, que por sua vez é o mês mais curto, acaba de chegar, de mansinho, com pezinhos de lã e quase sem avisar. Instala-se prometendo ser breve e traz consigo na bagagem dias de alegria e felicidade. Vestido a rigor irá soltar o cupido que andará em busca dos mais apaixonados, espalhando a magia e o amor. Traz também a folia do Carnaval do qual não sou grande apreciador. Mascarava-me quando era miúdo, fazia algumas máscaras em cartolina e usava disfarces com as roupas velhas que haviam lá por casa. Saía para a rua, em grupo, com os primos e alguns amigos e todos juntos percorríamos a nossa vila e as aldeias à volta. Íamos de porta em porta, pregávamos pequenas partidas, ríamos, cantávamos e divertíamos-nos imenso. Com o passar dos anos esse entusiasmo pelo Carnaval foi desaparecendo. Talvez porque o nosso típico Carnaval português também se desvirtuou, pois cada vez mais se vêm as influências vindas do Brasil, as meninas semi-nuas que, apesar das nossas temperaturas baixas, características desta altura do ano, desfilam ao som do samba como se estivessem debaixo de 40ºC. Hoje em dia o Carnaval passa-me completamente ao lado, se puder evitar tanto melhor e à semelhança de anos anteriores, esta é uma altura ideal para umas mini férias, para voltar aos sítios que nos fazem felizes e carregar baterias. 
Ainda assim não condeno quem gosta de se mascarar, quem gosta de participar nos desfiles e corsos deste país. É uma excelente oportunidade que as pessoas têm para se divertirem e para encarnarem de alguma forma as personagens e fantasias que mais gostam. Inspirada nesta euforia do Carnaval surge mais uma edição do grupo Dia Um... Na Cozinha! Com um tema que permite dar largas à imaginação e à criatividade, deixemos-nos levar pela brincadeira e vamos fazer deliciosos Cake Pops. Pequenas bolas feitas de bolo e cobertas com o que quisermos e mais gostarmos. Quando fiz os meus primeiros cake pops fiquei surpreendido pela sua simplicidade. Podemos fazer um bolo propositadamente para criar os cake pops, mas eu prefiro usar as sobras que tenho sempre no congelador. E esta receita é óptima para isso, adicionei um pouco de Golden Syrup ao recheio, vesti-os de dourado e em menos de nada surgem uns cake pops deliciosos prontos a serem devorados. Mais uma vez, a receita é simples e perfeita para partilhar num momento de folia e muita animação.


Cake Pops Dourados de Chocolate e Golden Syrup

Ingredientes: (para 12 cake pops)
| 300 g de sobras de bolo (usei 200 g de bolo de chocolate + 100 g de bolo de baunilha)
| 2 c. (sopa) de Golden Syrup (poderá usar Maple Syrup, Melaço ou Mel)
| 150 g de chocolate de culinária (ou chocolate de leite)
| 2 c. (sopa) de óleo de coco
| pó dourado (usei Vahiné)


Preparação:
Coloque as sobras de bolo numa taça e desfaça com as mãos até que a massa fique com um aspecto areado.
Adicione o Golden Syrup e amasse até que os ingredientes fiquem bem ligados e a massa moldável. Faça pequenas bolas com as mãos e se achar que elas ainda se desfazem facilmente, adicione mais um pouco de Golden Syrup e volte a amassar. 
Quando a massa estiver no ponto, forme bolas com aprox. cerca de 25 g cada e coloque-as num prato.
Derreta o chocolate juntamente com o óleo de coco, em banho-maria ou no microondas.
Mergulhe no chocolate derretido cerca de 1,5 cm de uma das extremidades de cada pauzinho para cake pops e espete o pauzinho na bola, por forma a que fique com um pequeno anel de chocolate.
Repita o processo para todos os cake pops e leve ao frio durante pelo menos 1 hora (eu optei por levar ao congelador e é importante não saltar este passo, pois isso irá permitir com que o cake pop fique bem firme e não se desfaça). Reserve o chocolate.
Volte a derreter o chocolate e mergulhe nele os cake pops, até que fiquem completamente cobertos.
Leve os cake pops novamente ao frio para que o chocolate solidifique.
Com um pincel, use o pó dourado e decore os cake pops a gosto.

24 comentários:

  1. Olá Célio. Que lindos e festivos, os teus cake pops. Eu fiz os meus pela primeira vez e também achei simples, ou então era eu que estava muito assustada, tudo o que lia sobre o assunto parecia muito complicado :-) uma pergunta: usaste chocolate de culinária e correu bem. Aconselharam-me usar chocolate para cobertura, de outro modo o chocolate não ia solidificar. Mas eu prefiro chocolate negro e fiquei com pena de não o usar. Fizeste alguma coisa ao chocolate ou foi só derreter? E fica sólido? Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula!
      Muito obrigado. Sim, usei o chocolate de culinária, não o negro com 70% de cacau, mas sim o normal da Pantagruel. Usei 2 c. de sopa de óleo de coco para ajudar a ficar mais fluido e sim, não tive qualquer problema com a cobertura. Solidificou muito bem, à medida que os ia passando pelo chocolate colocava-os logo no frio para solidificar mais depressa e resulta na perfeição.
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Que perfeitinhos, amigo... e assim vestidos de gala, estão lindos! Eu fico com vontade de roubar um desses meninos para acompanhar um café, era mesmo o que me apetecia! :P
    Beijinhos, boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, obrigado minha amiga! Sabes bem como sou exigente e afinal não é assim tão difícil fazer cake pops. Este pó dourado acabaou de me chegar às mãos e esta foi uma oportunidade excelente para o usar e que, na minha opinião, resultou muito bem.
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Que aspecto tão bonito e requintado. Esse pó dourado é um máximo. Ficou com uma apresentação deliciosa.
    Bjinhos!!!

    Tânia Tiago
    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Tânia! Sim, este pó dourado é uma invenção deliciosa que torna mais elegante qualquer sobremesa. :) A próxima experiência com este pó será num macarons, talvez!
      Beijinho.

      Eliminar
  4. Partilho o mesmo sentimento em relação ao Carnaval, o meu filhote é que adora como é natural :)
    Bem esses teus pops ficaram um espetáculo, lindos. O interior deixa-nos a salivar :P
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Patricia! Sabes que vindo de ti, estes comentários deixam-me sempre tão feliz! :) O carnaval passa-me mesmo ao lado, mas é normal para quem tem crianças viver esta data de outra forma, até porque começa nas escolas. Mas acho bem e faz parte da infâcia. Eu também gostava do carnaval em criança.
      Um beijinho.

      Eliminar
  5. Que lindos!

    Estão maravilhosos por fora...mas o interior é de babar...devem ser tão bons!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Marlene! São deliciosos sim e ainda por cima tão simples de fazer. Perfeitos para aproveitar as sobras de bolo.
      Um beijinho.

      Eliminar
  6. Ficaram fantásticos estes cakepops,....adorei,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  7. Olá Célio: nunca tinha visto uns cake pops tão bonitos e "bem vestidos".Uma receita realmente fácil e de grande efeito visual. Estão lindíssimos!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, muito obrigado Márcia, pelas palavras tão simpáticas. :) Deram-me imenso gozo de fazer, estes cake pops. ;)
      Um beijinho.

      Eliminar
  8. para mim o Carnaval pouco significado tem ... mas com um filhote pequeno em casa é impossível deixar passar em branco esta data :p
    ficaram muito mimosos e perfeitos esses Cake Pop´s.
    Como sempre com uma apresentação simples, mas lindíssima e inspiradora... Parabéns.
    bjs
    Carla
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Olá, Célio

    Como sempre trazes propostas lindíssimas para o desfile do Dia um na cozinha.
    Já aprendi duas coisas contigo: juntar óleo de coco ao chocolate a derreter em banho maria. Deve ficar um sabor delicioso e mais brilhante.
    E pensava que só se pode-se usar compota ou nutela ou leite condensado para fazer a "cola", adorei a ideia de usar-se o mel ou Golden Syrup.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/02/dia-um-na-cozinha-cakepops-de-chocolate.html

    ResponderEliminar
  10. Tão bonitos Célio :)
    Ficaram um encanto!
    Nunca fiz cake pops, mas acredito que seja simples como dizes.
    Com o golden syrup acredito que tenham um sabor maravilhoso, juntamente com o chocolate e a baunilha do bolo!
    A cobertura está lindíssima.
    Quanto ao Carnaval, acho o mesmo! As pessoas perdem a noção. Nós não somos o Brasil, não faz sentido recriar o que se faz com 40º quando estão 10º! Enfim...
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Célio, entendo bem o teu sentimento em relação ao Carnaval, pois comigo é igual ;)
    Claro que agora com um filho as coisas tem de mudar um pouco, e somos obrigados a um envolvimento maior na festividade.
    Em relação ao espírito carnavalesco que estas tuas pequenas e cintilantes maravilhas nos transmitem, já sabes... Veneza pura! :D
    Gostei imenso, como sempre brinda-nos com sugestões interessantissimas e belissimas.

    Bjinhoss

    ResponderEliminar
  12. Completamente de acordo no que toca ao sentimento relativo ao Carnaval. O Carnaval português desvirtuou-se, e não me seduz minimamente. Já no que concerne a estes cake pops, são de um charme e sedução infalíveis! Falta muito para a sobremesa? Quero agarrar já num ou dois e degustá-los à beira-mar, enquanto aproveito o sol quente deste dia de Inverno tão solarengo e bonito!

    ResponderEliminar
  13. Olá Célio!
    Adorei os teus cake pops, ficaram lindos, com um ar misterioso e bastante apetitosos.
    As fotos, como sempre, estão lindíssimas.
    Bjs
    Margarida

    ResponderEliminar
  14. Célio meu lindo e preferido cozinheiro (blogueiro)!!
    Cá eu sempre odiei carnaval e as parvoíces que se escondem por detrás dele e as bombinhas mal cheirosas e os desfiles e todo o dinheiro para o lixo que se deita fora nessa altura.
    Bom, adiante, ainda bem que vim para uma terra onde não há carnaval e nem se ouve falar nele!!! (UFFF)!!, lol!
    Os teus cake pops estão absolutamente deslumbrantes e super elegantes com esse fato de gala!!
    Nunca fiz cake pops, acho-os lindos, mas nunca me seduziram. Embora estes teus me tenham seduzido, devo dizer...
    Um beijinho grande,
    Lia

    ResponderEliminar
  15. Glam treats!

    http://beautyfollower.blogspot.gr

    ResponderEliminar