Mini Pães de Ló de Chocolate


E estamos em 2016! Faço uma restrospectiva do ano que finda e só posso estar agradecido por ter sido um bom ano. Ainda que tenha passado num piscar de olhos (passa sempre) não me consigo lembrar de momentos menos bons e só por isso foi um bom ano. Senti que aprendi mais ainda, realizei-me e enriqueci enquanto ser humano, conheci pessoas maravilhosas, fui de férias para um local encantador, estive com a minha família, voltei ao ginásio, cozinhei pratos deliciosos, conheci e experimentei novos ingredientes na cozinha. Por tudo isto só posso estar muito agradecido. Agradecido por estar vivo, agradecido por saber que as pessoas que mais amo estão bem, por ter a oportunidade de continuar a fazer o que gosto, por ver o sol brilhar todos os dias, mesmo naqueles dias cinzentos e aborrecidos e por conseguir trabalhar todos os dias, por uma vida mais feliz.

Sei que é altura de fazer balanços, de traçar objectivos, de estabelecer metas, mas entro neste novo ano sem qualquer tipo de resolução. Quero abraçar este novo ciclo com esperança. Acreditar mais. Acreditar num mundo melhor, acreditar que o ser humano tem a capacidade de construir um mundo melhor. Um mundo de paz, sem guerras, com justiça e honestidade. Viverei cada dia intensamente, continuarei a fazer o que mais gosto e dando sempre o melhor de mim. Farei o possível para estar mais tempo junto das pessoas que gosto e vou trabalhar todos os dias para ter muitos momentos felizes. Peço saúde para mim e para os meus. Quero agradecer ainda mais a quem me faz bem, abraçar muito quem me faz feliz e sorrir. Sorrir sempre. Não me levar demasiado a sério e acreditar sempre. Amar mais, procurar a felicidade nas pequenas coisas, nos pequenos momentos. E sobretudo agradecer todos os dias pela oportunidade de estar vivo.

A vontade de aprender mais e melhor estará presente todos os dias. E estou muito grato a todos os leitores do blog, pois com eles aprendo imenso e é por eles que eu gosto de partilhar as minhas aventuras na cozinha. Ver uma receita minha ser reproduzida é motivo para sorrir e ficar feliz. A felicidade só é verdadeira quando partilhada. E é neste lema da partilha que se baseia a nova edição de mais um desafio no grupo "Dia Um...Na Cozinha", neste primeiro dia do ano. Escolher uma única receita natalícia de um membro do grupo e reproduzi-la aqui, não só é um acto difícil como é de grande responsabilidade. A escolha não foi fácil no meio de tanta partilha deliciosa neste grupo. Mas quando começamos a eliminar hipóteses e colocamos aquele ingrediente ao qual não resistimos nas nossas prioridades, aí tudo fica mais fácil. Uma receita de Pão de Ló de Chocolate que a minha querida amiga Maria João publicou no seu Ponto de Rebuçado Receitas e que há muito tempo esperava por ser feita, foi a minha escolha. Optei por fazer mini pães de ló, resistindo à tentação de não parar de comer uma fatia atrás da outra. Pura ilusão! Um mini pão de ló nunca será suficiente para satisfazer a gula dos verdadeiros amantes de chocolate. Deliciem-se e tenham um 2016 cheio de momentos felizes!


Mini Pães-de-Ló de Chocolate
(receita adaptada do blogue Ponto de Rebuçado Receitas)

Ingredientes: (para 1 pão de ló grande ou 10 mini pães de ló)
| 8 ovos + 2 gemas
| 180 g de açúcar
| 100 g de farinha de trigo
| 1 c. (chá) de fermento em pó
| 2 c. (sopa) de cacau em pó (usei Pantagruel)
| açúcar em pó para polvilhar

| arandos com açúcar para servir (opcional)
(1 mão cheia de arandos / ¼ chávena de água / ¼ de chávena de açúcar / açúcar q.b. para polvilhar)
Leve um tachinho ao lume com a água e o açúcar. Deixe ferver um pouco até formar uma calda. Deixe que arrefeça um pouco e mergulhe os arandos na calda.
Escorra os arandos e coloque-os a secar durante 1 hora sobre uma folha de papel vegetal ou numa rede. Passe os arandos por açúcar e deixe secar novamente até à hora de servir.

Preparação Tradicional:
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Forre as formas com papel vegetal (ou em alternativa forre 1 forma grande sem buraco) e reserve.
Numa taça, junte os ovos e as gemas com o açúcar e bata durante cerca de 10 minutos até obter um creme fofo e esbranquiçado.
À parte, misture a farinha com o fermento e o cacau em pó e envolva suavemente e com movimentos circulares no creme de ovo, usando uma espátula ou um fouet.
Verta a massa nas formas reservadas e leve ao forno durante 9-10 minutos (se usar uma forma grande deixe cozer durante 11 minutos).
Retire do forno e deixe arrefecer completamente. Sirva polvilhado com açúcar em pó e com arandos.

Preparação Thermomix - Bimby:
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Forre as formas com papel vegetal (ou em alternativa forre 1 forma grande sem buraco) e reserve.
Coloque a borboleta no copo, junte os ovos e as gemas e o açúcar e programe (9min/37ºC/vel3,5).
Adicione a farinha, o fermento e o cacau em pó e programe (20seg/vel3).
Verta a massa nas formas reservadas e leve ao forno durante 9-10 minutos (se usar uma forma grande deixe cozer durante 11 minutos).
Retire do forno e deixe arrefecer completamente. Sirva polvilhado com açúcar em pó e com arandos.

15 comentários:

  1. Escolheste tão bem, Célio... se eu tivesse de eleger uma receita favorita de 2015 do meu cantinho, esta seria uma séria candidata! E o teu toque pessoal com os arandos e o formato mini deixou esta receita ainda melhor! Para além de estar lindíssimo, como tudo o que fazes.
    Um beijo grande, grande de chocolate! ;)
    Feliz 2016 meu querido!

    ResponderEliminar
  2. Olá Célio: todas as tuas receitas são autenticas obras de arte. Estes mini pães- de -ló são disso um exemplo. Ficaram tão lindos e muito bem decorados com os arandos.Imagino que seja bastante difícil comer só um. Se pão de ló já é tão bom, com chocolate deve ser de comer e chorar por mais. Adorei!
    Bjn e um feliz ano novo
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Olá Célio,
    Este ano estou como tu, decidi não ter uma lista de boas intenções de ano novo, que acabam por ficar pelo caminho. Continuar o caminho traçado em 2015, viver um dia de cada vez mas com significado, no fundo fazer de cada dia um novo ano. Este pão-de-ló é uma tentação para quem adora chocolate, como é o meu caso. Gostei muito da tua ideia de fazer bolos individuais. Desejo-te e à tua família um excelente 2016, com muitos bons momentos e sucesso para os teus projectos.
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  4. É impossivel não fazer uma rapinanço às receitas da Maria Joao! Por mim falo! Fantabulasticos esses paes de lo! Feliz ano novo!

    ResponderEliminar
  5. Olá, Célio,

    Chego por cá via blog 'Prata da Casa', da minha amiga Márcia José e vi agora que tenho de agradecê-la pela indicação, pois a tua página é muito boa! Estes pães de ló devem mesmo ser deliciosos e as fotos ficaram lindas.

    Feliz 2016!

    ResponderEliminar
  6. Olá, Célio!
    Ficaram deliciosos esses mini pães de ló! E como sempre, deliciosas fotos!
    Feliz 2016, com tudo de bom o que desejares. :)
    Bjinhos
    Margarida

    ResponderEliminar
  7. Célio bom ano!
    Eu raramente faço resoluções nem traço objectivos no ano novo, nunca me fez muito sentido, posso fazer isso a qualquer momento, e compreendo-te e digo o mesmo.
    Quero mais do que me faz feliz, agradecer pelos bons momentos e pelas boas pessoas na minha vida.
    E começamos o ano em sintonia :) também fiz o pão de lá de chocolate da Joãozinha e ficou tão maravilhoso que amanhã já o vamos repetir! É essa a felicidade da partilha à mesa que nos faz sorrir. Ficaram lindos assim minis.
    Um beijinho e que seja um ano feliz!

    ResponderEliminar
  8. Em primeiro lugar, um feliz ano novo.
    Ficaram lindos e aposto que super deliciosos.

    Bj
    http://nacozinhacomafilipa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. adoro :p
    dos meus bolos preferidos :p
    adoro essas tacinhas, tb queria umas :D
    maravilhoso rapinanço :p
    bjs
    Carla
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Célio,
    Nunca fui de balanços de ano velho nem de resoluções de ano novo. Deixo que o ano novo seja uma surpresa e tento não cometer os erros de anos anteriores ou o que neles mais me incomodou e assim vou vivendo o dia a dia, deixando que a vida me surpreenda.
    Lindo estes teus pães de ló e o aspecto não podia ser mais convidativo. Belíssima escolha essa tua.
    Beijinhos e feliz 2016,
    Lia

    ResponderEliminar
  11. Nunca faço resoluções nenhumas... Talvez devesse, mas pronto. Não apetece :P
    Esses mini pães de ló húmidos estão com um aspeto mesmo bom, que delícia :D
    Feliz 2016 :)

    ResponderEliminar
  12. Pequenos em tamanho, ENORMES em sabor :) Apetece mesmo roubar um ;) Célio, desejo-te um excelente 2016, obrigado pelos teu comentários sempre simpáticos no meu blog :) Grande abraço, Diogo
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
  13. Feliz 2016!!
    que bela receitinha!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Eu bem ando a tentar fugir dele, mas está visto que este pão de ló da Mra. João não me vai escapar!
    Ficaram lindos estes teus mini, e só imagino o sabor de uma colherada dessas a derreter na boca... Medo! De não parar! :D
    Feliz Ano!

    Bjinhosss

    ResponderEliminar
  15. Gosto muito de pão de ló assim cremoso no interior e de chocolate é realmente uma bela ideia, não há como resistir a estas mini tentações ♥
    Que tenhas um 2016 maravilhoso!
    Bjinhoos

    ResponderEliminar