Bolachas de Natal [com arandos vermelhos]


A contar as horas para a noite mais quente do ano. E obviamente não estou a falar de temperatura mas sim de calor humano. Conto cada segundo para estar junto dos meus, dos que me são mais queridos, a minha família. Pela primeira vez, em alguns anos, decidi dar novamente uma oportunidade ao Natal! Já tive Natais mesmo muito felizes, casa cheia, mesa farta, muitos sorrisos e a família toda junta. Mas quiseram as circunstâncias da vida roubar-me esses momentos, levar-me quem mais eu queria que estivesse cá hoje para poder abraçar, cheirar, beijar e trazer mais significado ao meu Natal. Inevitável não deixar cair algumas lágrimas enquanto escrevo estas palavras, lágrimas de tristeza e saudade mas ao mesmo tempo de esperança e alegria. Este ano o Natal volta a fazer sentido, irei estar com aqueles que eu amo, a minha esposa, a minha irmã, o meu irmão, os meus cunhados, os meus sobrinhos do coração e também o meu pai. A família toda reunida, aqueles com quem faz mesmo sentido partilhar esta quadra. Não poderia ter melhor presente este ano, estar lá, estarmos lá, estarmos juntos e podermos trocar abraços, sorrisos, partilhar afectos e emoções, é tudo o que eu mais quero.


Vou aproveitar cada segundo, cada momento em família. Porque não sei quando voltarei a ter uma oportunidade destas. Hoje estamos cá todos, o amanhã é uma incerteza. Por isso quero viver o presente, mimar os que cá estão, agradecer por fazerem parte da minha vida, por terem um lugar no meu coração. E não quero muito mais, apenas peço saúde para todos. Para que no futuro possamos repetir momentos como este e para que o Natal faça sempre sentido. Sem olhar para trás, mas obviamente sem esquecer quem já partiu. Porque o Natal é mesmo isto, é viver para quem amamos, abraçar quem gostamos, agradecer todos os dias por estarmos vivos e não estarmos sozinhos no mundo. E não devemos fazê-lo apenas nesta altura, devemos fazer isto todos os dias, seja pessoalmente ou através de um telefonema ou uma mensagem, porque o Natal deve ser praticado todos os dias, assim como o amor ao próximo. Não adianta andarmos com guerras, com brigas, não adianta guardar rancores e viver com o coração partido. Vamos aproveitar que estamos cá para celebrar a vida. Porque amanhã pode ser tarde. 

Não sei se este será o último post do ano, mas  é certamente o último antes do Natal. De qualquer forma aproveito para desejar um Santo e Feliz Natal e umas Boas Festas a todos os leitores do blog Sweet Gula! Aproveitem para mimar quem mais gostam, os que vos são próximos, façam estas bolachinhas e partilhem-nas neste Natal como forma de agradecimento.


Bolachas de Natal [com arandos vermelhos]
(receita adaptada da revista "Bimby - Momentos de Partilha" NOV2015)

Ingredientes:
| 85 g de manteiga
| 120 g de açúcar
| 85 g de leite (cerca de 3 c. de sopa)
| 300 g de farinha tipo 65
| ½ c. (chá) de fermento em pó
| 40 g de arandos desidratados (ou morangos, ou outra fruta a gosto)

{para servir} (opcional)
| compota de mirtilos (ou outra a gosto)
| chocolate derretido

Método Tradicional:
Pique grosseiramente os arandos vermelhos e reserve.
Aqueça o leite, mas sem deixar ferver. Junte a manteiga e o açúcar e mexa até que se dissolvam no leite.
Adicione a farinha, o fermento e os arandos vermelhos e misture com uma colher de pau.
Transfira a mistura para uma superfície enfarinhada, acabe de amassar com as mãos e forme uma bola. Envolva com película aderente e leve ao frigorífico cerca de 2 horas.
Numa superfície polvilhada com farinha, estenda a massa com a ajuda de um rolo e, com cortadores em forma de estrela (ou outros), corte bolachas de vários tamanhos.
Disponha as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve ao forno a 180ºC cerca de 15 minutos.
Deixe as bolachas arrefecerem um pouco no tabuleiro, transfira-as para uma grelha e deixe arrefecer à temperatura ambiente.
Decore e recheie algumas bolachas a gosto com compota e/ou chocolate derretido.

Método Thermomix - Bimby:
Coloque no copo a manteiga, o açúcar e o leite e aqueça (4min/50ºC/vel2).
Adicione a farinha, o fermento e os arandos vermelhos e misture (5seg/vel5). Retire, forme uma bola, envolva com película aderente e leve ao frigorífico cerca de 2 horas.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Numa superfície polvilhada com farinha, estenda a massa com a ajuda de um rolo e, com cortadores em forma de estrela (ou outros), corte bolachas de vários tamanhos.
Disponha as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve ao forno a 180ºC cerca de 15 minutos.
Deixe as bolachas arrefecerem um pouco no tabuleiro, transfira-as para uma grelha e deixe arrefecer à temperatura ambiente.
Decore e recheie algumas bolachas a gosto com compota e/ou chocolate derretido.

9 comentários:

  1. Tão bonitas, tão honestas e tão sábias as tuas palavras querido Célio!
    Um feliz natal para ti e para toda a família! Ah, e guloso também ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que fantásticas! Se ñ as fizer agora, fica p uma próxima com certeza! Bjinhos e Boas Festas!

      Eliminar
  2. Célio, não poderia estar mais de acordo com as tuas palavras. O Natal deve ser todos os dias. As reuniões de familia, os jantares e almoços com os amigos e com quem mais amamos, as partilhas, os afetos, os sorrisos devem ser sempre e não ter uma data definida no calendário.
    Por cá vai ser em familia, em casa dos meus avós com os meus pais, os meus tios e primos. Em redor de uma mesa composta, entre risadas e conversas juntos passaremos mais um agradável serão.
    A ti desejo te um Feliz Natal, sei que estarás com a tua familia. Beijinhos a todos
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Felizmente tenho família reunida todos os domingos em casa dos meus pais ... só uma irmã e sobrinho com suas respetivas famílias vivem longe ... e sempre que podem vêm visitar-nos e o sentido da familia que muitas casas só vivem no Natal, felizmente conosco acontece durante o ano todo, no entanto, não deixa de ser uma quadra especial ... e que infelizmente serve para sentir a falta ainda mais dos que já não se juntam à mesa conosco ... mas estão com certeza nos nossos corações ...
    Fico feliz no entanto de saber que o Natal serve para aproximar as pessoas, as famílias ... que o carinho e o sorriso flui com mais facilidade :)
    havia de ser sempre Natal!
    Feliz Natal para vocês também e em especial à pessoa que demonstras ser ... sensível, carinhoso, amigo e extremamente habilidoso no que toca aos dotes culinários :)
    lindas e de certeza saborosas essas bolachinhas :)
    Mais uma vez obrigada pela partilha.
    beijinhos
    Carla
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Célio,

    Bonitas como só tu sabes fazer, estas tuas bolachas são o espírito do Natal!

    Desejo-te umas festas muito felizes e tudo de bom para 2016.

    Muitos beijos*

    ResponderEliminar
  5. Bom Ano de 2016 com tudo de bom!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Célio, espero que tenhas tido um natal bem cheio, cheio de amor e dos teus reunidos, assim como tanto o desejavas. União, amor e gratidão por estarmos juntos à mesa sempre que possa ser natal. E que tenha sido doce, mas isso tenho a certeza que foi! Como estas lindas e doces cookies.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar