Bolachas de Natal [com arandos vermelhos]


A contar as horas para a noite mais quente do ano. E obviamente não estou a falar de temperatura mas sim de calor humano. Conto cada segundo para estar junto dos meus, dos que me são mais queridos, a minha família. Pela primeira vez, em alguns anos, decidi dar novamente uma oportunidade ao Natal! Já tive Natais mesmo muito felizes, casa cheia, mesa farta, muitos sorrisos e a família toda junta. Mas quiseram as circunstâncias da vida roubar-me esses momentos, levar-me quem mais eu queria que estivesse cá hoje para poder abraçar, cheirar, beijar e trazer mais significado ao meu Natal. Inevitável não deixar cair algumas lágrimas enquanto escrevo estas palavras, lágrimas de tristeza e saudade mas ao mesmo tempo de esperança e alegria. Este ano o Natal volta a fazer sentido, irei estar com aqueles que eu amo, a minha esposa, a minha irmã, o meu irmão, os meus cunhados, os meus sobrinhos do coração e também o meu pai. A família toda reunida, aqueles com quem faz mesmo sentido partilhar esta quadra. Não poderia ter melhor presente este ano, estar lá, estarmos lá, estarmos juntos e podermos trocar abraços, sorrisos, partilhar afectos e emoções, é tudo o que eu mais quero.


Vou aproveitar cada segundo, cada momento em família. Porque não sei quando voltarei a ter uma oportunidade destas. Hoje estamos cá todos, o amanhã é uma incerteza. Por isso quero viver o presente, mimar os que cá estão, agradecer por fazerem parte da minha vida, por terem um lugar no meu coração. E não quero muito mais, apenas peço saúde para todos. Para que no futuro possamos repetir momentos como este e para que o Natal faça sempre sentido. Sem olhar para trás, mas obviamente sem esquecer quem já partiu. Porque o Natal é mesmo isto, é viver para quem amamos, abraçar quem gostamos, agradecer todos os dias por estarmos vivos e não estarmos sozinhos no mundo. E não devemos fazê-lo apenas nesta altura, devemos fazer isto todos os dias, seja pessoalmente ou através de um telefonema ou uma mensagem, porque o Natal deve ser praticado todos os dias, assim como o amor ao próximo. Não adianta andarmos com guerras, com brigas, não adianta guardar rancores e viver com o coração partido. Vamos aproveitar que estamos cá para celebrar a vida. Porque amanhã pode ser tarde. 

Não sei se este será o último post do ano, mas  é certamente o último antes do Natal. De qualquer forma aproveito para desejar um Santo e Feliz Natal e umas Boas Festas a todos os leitores do blog Sweet Gula! Aproveitem para mimar quem mais gostam, os que vos são próximos, façam estas bolachinhas e partilhem-nas neste Natal como forma de agradecimento.


Bolachas de Natal [com arandos vermelhos]
(receita adaptada da revista "Bimby - Momentos de Partilha" NOV2015)

Ingredientes:
| 85 g de manteiga
| 120 g de açúcar
| 85 g de leite (cerca de 3 c. de sopa)
| 300 g de farinha tipo 65
| ½ c. (chá) de fermento em pó
| 40 g de arandos desidratados (ou morangos, ou outra fruta a gosto)

{para servir} (opcional)
| compota de mirtilos (ou outra a gosto)
| chocolate derretido

Método Tradicional:
Pique grosseiramente os arandos vermelhos e reserve.
Aqueça o leite, mas sem deixar ferver. Junte a manteiga e o açúcar e mexa até que se dissolvam no leite.
Adicione a farinha, o fermento e os arandos vermelhos e misture com uma colher de pau.
Transfira a mistura para uma superfície enfarinhada, acabe de amassar com as mãos e forme uma bola. Envolva com película aderente e leve ao frigorífico cerca de 2 horas.
Numa superfície polvilhada com farinha, estenda a massa com a ajuda de um rolo e, com cortadores em forma de estrela (ou outros), corte bolachas de vários tamanhos.
Disponha as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve ao forno a 180ºC cerca de 15 minutos.
Deixe as bolachas arrefecerem um pouco no tabuleiro, transfira-as para uma grelha e deixe arrefecer à temperatura ambiente.
Decore e recheie algumas bolachas a gosto com compota e/ou chocolate derretido.

Método Thermomix - Bimby:
Coloque no copo a manteiga, o açúcar e o leite e aqueça (4min/50ºC/vel2).
Adicione a farinha, o fermento e os arandos vermelhos e misture (5seg/vel5). Retire, forme uma bola, envolva com película aderente e leve ao frigorífico cerca de 2 horas.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Numa superfície polvilhada com farinha, estenda a massa com a ajuda de um rolo e, com cortadores em forma de estrela (ou outros), corte bolachas de vários tamanhos.
Disponha as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve ao forno a 180ºC cerca de 15 minutos.
Deixe as bolachas arrefecerem um pouco no tabuleiro, transfira-as para uma grelha e deixe arrefecer à temperatura ambiente.
Decore e recheie algumas bolachas a gosto com compota e/ou chocolate derretido.

10 comentários:

  1. Tão bonitas, tão honestas e tão sábias as tuas palavras querido Célio!
    Um feliz natal para ti e para toda a família! Ah, e guloso também ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que fantásticas! Se ñ as fizer agora, fica p uma próxima com certeza! Bjinhos e Boas Festas!

      Eliminar
  2. Célio, não poderia estar mais de acordo com as tuas palavras. O Natal deve ser todos os dias. As reuniões de familia, os jantares e almoços com os amigos e com quem mais amamos, as partilhas, os afetos, os sorrisos devem ser sempre e não ter uma data definida no calendário.
    Por cá vai ser em familia, em casa dos meus avós com os meus pais, os meus tios e primos. Em redor de uma mesa composta, entre risadas e conversas juntos passaremos mais um agradável serão.
    A ti desejo te um Feliz Natal, sei que estarás com a tua familia. Beijinhos a todos
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Felizmente tenho família reunida todos os domingos em casa dos meus pais ... só uma irmã e sobrinho com suas respetivas famílias vivem longe ... e sempre que podem vêm visitar-nos e o sentido da familia que muitas casas só vivem no Natal, felizmente conosco acontece durante o ano todo, no entanto, não deixa de ser uma quadra especial ... e que infelizmente serve para sentir a falta ainda mais dos que já não se juntam à mesa conosco ... mas estão com certeza nos nossos corações ...
    Fico feliz no entanto de saber que o Natal serve para aproximar as pessoas, as famílias ... que o carinho e o sorriso flui com mais facilidade :)
    havia de ser sempre Natal!
    Feliz Natal para vocês também e em especial à pessoa que demonstras ser ... sensível, carinhoso, amigo e extremamente habilidoso no que toca aos dotes culinários :)
    lindas e de certeza saborosas essas bolachinhas :)
    Mais uma vez obrigada pela partilha.
    beijinhos
    Carla
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Célio,

    Bonitas como só tu sabes fazer, estas tuas bolachas são o espírito do Natal!

    Desejo-te umas festas muito felizes e tudo de bom para 2016.

    Muitos beijos*

    ResponderEliminar
  5. Bom Ano de 2016 com tudo de bom!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Célio, espero que tenhas tido um natal bem cheio, cheio de amor e dos teus reunidos, assim como tanto o desejavas. União, amor e gratidão por estarmos juntos à mesa sempre que possa ser natal. E que tenha sido doce, mas isso tenho a certeza que foi! Como estas lindas e doces cookies.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Experience excellence in audiology care at NYC Hearing. Our state-of-the-art facility offers a wide range of services to address your hearing needs. From diagnostic evaluations to personalized treatment plans, our team is dedicated to helping you achieve optimal hearing health. Visit our website to learn more about our services and schedule your appointment today.

    ResponderEliminar