Granola de Chocolate Branco e Arandos Vermelhos


Se existe para mim uma refeição que é sagrada, ela é o pequeno almoço. Nunca, jamais em tempo algum eu consigo sair de casa sem tomar o pequeno almoço. É a primeira refeição do dia e sem dúvida alguma a mais importante de todas. Costumo dizer que é como se fosse o nosso motor de arranque, aquilo que nos vai dar energia para enfrentar a rotina de um novo dia. Faz parte da minha rotina matinal e é um momento meu que eu nunca dispenso. E se há coisa que me deixa feliz, é poder ter todo o tempo disponível num dia de folga, feriado ou fim de semana para tomar um pequeno almoço ainda mais elaborado. Claro que nem sempre isso é possível e na maioria dos dias tento simplificar, nunca dispensando a fruta, o iogurte e os cereais. Outras vezes fico muito feliz com uma ou duas torradas de pão escuro, barradas com creme de abacate, umas gotas de limão, uma pitada de pimenta acabada de moer e umas pedrinhas de flor de sal. Mas por norma é na combinação da fruta com o iogurte e o complemento das sementes, frutos secos e cereais que eu encontro aquele equilíbrio que deve ser completo e variado, combinando todos os nutrientes necessários ao organismo. 


Granola. Quem não gosta de granola?! É daquelas coisas às quais não consigo resistir e que existe sempre cá em casa, guardada num frasco hermético e pronta a ser consumida. Faz imenso tempo que deixei de comprar cereais no supermercado. Para além de trazerem na sua composição quantidades exageradas de açúcar, nunca sabemos muito bem qual a sua origem e composição. E desde que experimentei fazer granola em casa, não quero outra coisa. Claro que às vezes não resisto a experimentar uma granola do supermercado, desde que seja sem açúcares e de preferência, de origem biológica. Mas não há nada como sermos nós mesmos a criar a nossa granola e podermos adicionar aquio que mais gostarmos. Os frutos secos m«nunca podem faltar e uma outra vez lá vem aquele ingrediente mais guloso, como o chocolate ou as rodelas de banana. Esta granola que vos trago leva na sua composição chocolate branco e é uma verdadeira delícia. Quando vi a receita no Local Milk não resisti a fazê-la de imediato, e apesar de não morrer de amores pelo chocolate branco, acreditem que a combinação deste com os arandos vermelhos eleva esta granola a outro nível, tornando-a viciante. Tão viciante que já só não faz parte dos meus pequenos almoços, mas também dos lanches. Mas o melhor mesmo é vocês experimentarem também, porque afinal é tão fácil fazer granola.


Granola de Chocolate Branco e Arandos Vermelhos
(receita adaptada do blog Local Milk)

Ingredientes:
| 2 c. (sopa) de pólen de abelha
| 50 g de coco laminado
| 90 g de flocos de aveia 
| 125 g de farinha de aveia
| 30 g de arroz puff expandido
| 1 pitada de sal fino
| 50 g de açúcar amarelo (opcional)
| 70 g de nozes partidas em metades e/ou quartos
| 85 g. de mel
| 75 g de óleo de coco 
| 1 clara de ovo à temp. ambiente
| 1 chávena de arandos vermelhos desidratados
| 100 g de chocolate branco partido em pedaços (usei Pantagruel)

NOTAS: 
  • Para obter a farinha de aveia, basta pulverizar a mesma quantidade de flocos de aveia num robot de cozinha na potência máxima.
  • O óleo de coco deverá estar no estado líquido. Nesta altura do ano, é normal que o óleo solidifique, pelo que deverá aquecê-lo ligeiramente até ficar líquido, deixar arrefecer e só depois adicionar à mistura.
  • Tanto o mel como o açúcar são opcionais, pelo que poderá eliminá-los na receita ou diminuir as quantidades.
  • Tanto os cereais como os frutos secos poderão ser substituídos por outros a gosto.
  • Quando retirar a granola do forno, ela ainda estará meio húmida e mole. Não se preocupe, assim que ela arrefecer à temperatura ambiente, vai ficar seca e crocante.

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 170ºC.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e reserve.
Numa taça misture o pólen de abelha, o coco laminado, os flocos de aveia, a farinha de aveia, o arroz puff expandido, o sal, o açúcar e as nozes em pedaços.
Noutra taça misture o mel, o óleo de coco e a clara de ovo ligeiramente batida.
Despeje os ingredientes húmidos na tigela de ingredientes secos e misture com as mãos ou use uma colher de pau, até todos os ingredientes ficarem bem envolvidos.
Transfira a mistura para o tabuleiro reservado e espalhe sobre o papel, de forma a formar uma única camada.
Leve ao forno por 15-20 minutos  ou até que a granola comece a ficar dourada. Retire, mexa a granola, e leve novamente ao forno por mais 15 minutos ou até que adquira um tom dourado. 
Retire e deixe a granola arrefecer completamente. 
Depois de fria, desfaça com as mãos ou um garfo e envolva delicadamente nos arandos vermelhos e no chocolate branco partido em pedaços.
Guarde num recipiente hermético.

13 comentários:

  1. Ai, eu adoro granola! Comia todos os dias, mas há que variar! Faço sempre a minha propria granola, nem se compara com a de compra! Ainda por cima podemos fazer um montao de variedades! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Deve ter ficado bem doce e deliciosa! Eu adoro chocolate branco :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
  3. Sim... tens razão, tenho MESMO que experimentar estar granola... sabes que eu adoro granola, tenho sempre feita cá em casa, mas esta está uma tentação! Linda e tão gulosa! Olha e essas cores são bem natalícias, até a estou a ver nos cabazes de Natal deste ano! :D
    Lá vou eu em busca do arroz puff! eheheheh
    Beijos!

    ResponderEliminar
  4. uma conjugação de sabores bem interessante!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Eu até não. Vou muito à bola com granulado (meu marido adora) mas não posso deixar de cá vir.. opah adoro as tuas fotos.. Sempre tão perfeitas.. beijinho grande
    @home-sweet-home.pt

    ResponderEliminar
  6. Olá Célio!
    Também eu me rendi aos prazeres de uma deliciosa granola. Esta parece-me ser deliciosa, apesar de não gostar muito de chocolate branco. Hei-de experimentar!
    um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Célio, tal como tu não uso á muitos anos cereais comprados em supermercado! infelizmente os mesmos tal como disseste são ricos em açúcar e muitos deles em gordura também!
    Esta tua receita tem muitas diferneças da que faço em casa e por acaso e por acaso ao qual me agradou muito mais :)
    O arroz puff tufado nunca experimentei mas já ouvi falar muito bem!

    Onde compras os arandos? Frescos dos supermercados?
    Nunca experimentei tem sabor parecido aos mirtilos?
    Já agora onde compras o pólen de abelha?
    Beijinho e obrigada por esta tua deliciosa e saudável sugestão de Granola :)

    ResponderEliminar
  8. "Afinal quem não gosta de granola?" eu!! Não gosto mesmo nada de granola, mas adoro o aspecto, sempre adorei, tenho até pena de não gostar. Gosto dos cereais bem simplificados, para os colocar na massa do pão, e no entanto sou capaz de passar que tempos a olhar para fotos de granolas distintas, a ver os pormenores dos ingredientes, as formas que criam ao misturar os secos com os húmidos e depois de irem ao forno... acho mesmo uma coisa linda, em termos de alimentos, mas comer, nem pensar. Já conhecia esta receita da Beth Kirby, adoro arandos vermelhos com chocolate branco mas nem assim consegui comer... estas imagens estão verdadeiramente deliciosas, evocativas, com um ar homely, como eu tanto gosto, e seria capaz de passar largos minutos a olhar para elas - ok, acabei agora de o fazer, mas ainda acho que as vou namorar mais um pouco!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. O pequeno almoço também é a minha refeição favorita :)
    Granola é daquelas coisas que não pode faltar cá em casa para acompanhar o meu fromage blanc. Por acaso nunca fiz mas fiquei tentada com a tua :)
    Adorei os frasquinhos e as etiquetas ♥
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  10. Huuuum granola para oferecer no Natal... é prefeito... huuuuum tenho mesmo de começar a fazer a minha própria mistura aqui na rua onde vivo há um wholefoods, eles têm uma bancazinha onde podemos fazer a nossa própria granola, mas como não é barato... ainda não me aventurei.

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Eu adoro granola!
    Sabe tão bem, comer à mãozada, nos pequenos almoços e nos lanches fora de casa.
    No dia anterior a publicares esta granola, estava com pepitas de chocolate branco na mão e lembrei-me das tuas cookies com arandos e chocolate branco.
    E como esta combinação é maravilhosa.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Ao ler a Saberes&Sabores Outono da revista Vaqueiro, fiquei contente por saber que foste o Convidado da Estação e também porque fiquei a conhecer um pouco mais acerca de ti e sobre o sweet gula.
    Parabéns!
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que belo aspecto, deve ser uma delicia :) Bjinhos e boa semana!

      Eliminar