Bolo de Pera e Queijo Chèvre


Não sei se é deste fuso horário que torna os dias mais pequenos, mas dou por mim a pensar que o tempo passa demasiado rápido. Ainda "ontem" eu estava a apanhar banhos de sol, a comer gelados e a caminhar descalço na areia molhada e hoje já não consigo sair de casa sem um casaco vestido, um cachecol e a tiritar de frio. Estamos no tempo dele, é certo, mas acho que ainda não estou preparado. Depois saio à rua e por onde quer que eu passe ou onde quer que vá, tudo à minha volta me diz que o Natal está mesmo a chegar. As decorações natalícias estão por toda a parte, nos shoppings já não existem outras canções que as de Natal e depois temos a rádio e a televisão a lembrar-nos a toda a hora que estamos apenas a um mês dessa quadra festiva. Não, ainda não estou preparado, mas estou a tentar mentalizar-me que estamos a escassos dias de entrar no último mês do ano. Queria que os dias fossem maiores e com mais luz queria por mais tempo aquele delicioso verão de S. Martinho que nos visitou há duas semanas atrás. Fica a recordação desses dias de sol, do cheira das castanhas assadas, de um Outono que se despede tão rápido. Para ultrapassar estes dias frios tento focar-me no facto de que em breve irei poder abraçar os meus irmãos e os meus sobrinhos, em breve teremos a família toda reunida à volta da mesa e juntos iremos saborear as rabanadas, os sonhos e o arroz doce.


E são estes pequenos prazeres que constituem o meu sol de Inverno. Poder folhear um livro de culinária e dele escolher uma receita que despertou os meus sentidos. O facto de poder ligar o forno e confecionar deliciosas receitas de conforto com os melhores ingredientes da estação. Comida verdadeira que aconchega e nos faz sorrir de felicidade. Numa das minhas idas ao mercado na zona Oeste, trouxe umas deliciosas peras que comprei a um produtor local. Já em casa, enquanto as tirava do saco para colocar na fruteira, sabia que não as iria comer todas ao natural. Até porque elas amadurecem rápido, como acontece com toda a fruta verdadeira, a fruta que não é tratada para ficar mais bonita e durar mais tempo. Queria usá-las numa receita salgada, pois sabia que assim conseguiria realçar o seu sabor doce e suave. Peras combinam bem com queijo, então porque não usar um queijo de sabor mais acentuado e que eu aprecio tanto?! Pensei num bolo salgado, de pera e queijo de cabra que à partida tinha tudo para funcionar. Umas nozes que vieram dar textura e tomilho fresco para perfumar este delicioso bolo salgado que tanto pode ser uma entrada numa refeição como pode servir de refeição principal, acompanhado de uma salada com legumes da época. Ficou aprovadíssimo e é para repetir!

Esta é uma receita desenvolvida em parceria com uma marca francesa de queijos que acaba de chegar ao mercado português, a Merci Chef!. A tradição desta marca na produção de queijos data de há muitos anos e apresenta uma grande variedade de produtos, como podem ver aqui. Mas para já tem para nos apresentar dois queijos Camembert (de Cogumelos e Mistura de Pimentas) e três queijos de cabra (Buchette Light, Sainte-Maure e Soignon Bûche), disponíveis à venda nos hipermercados Jumbo e Continente. Convido-vos também a visitar a página da Merci Chef! no Facebook, onde poderão ver esta e outras deliciosas receitas.


Bolo Salgado de Pera e Queijo Chèvre

Ingredientes:
| 120 ml de leite
| 80 ml de azeite virgem
| 200 g de farinha s/ fermento
| 1 c. (chá) de fermento em pó
| 3 ovos
| 2 peras médias
| 1 queijo Chèvre (Sainte-Maure da Merci Chef)
| 50 g de nozes
| 1 ramo de tomilho fresco
| sal q.b.
| pimenta q.b.

Preparação Tradicional:
Unte com manteiga e forre com papel vegetal uma forma retangular. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Numa taça misture o leite e o azeite.
Noutra taça coloque a farinha e o fermento peneirados, comece a juntar os ovos, um a um e amasse com a ajuda de uma colher de pau ou com as mãos.
Adicione o leite e o azeite e amasse mais um pouco até todos os ingredientes estarem bem ligados.
Descaroce as peras deixando-as com a pele. Reserve metade de uma pera e corte as restantes em pedaços pequenos, adicionando-os à massa.
Corte o queijo Chèvre em pedaços pequenos e adicione à massa, assim como as nozes grosseiramente picadas e o tomilho fresco, também picado. Tempere com sal e pimenta e envolva todos os ingredientes.
Verta a massa na forma, alise a superfície com uma espátula e distribua sobre a massa a metade da pera reservada cortada em lâminas com 5mm de espessura. Leve ao forno cerca de 30-35 minutos, ou até que o bolo comece a ficar dourado.
Retire e deixe arrefecer alguns minutos.
Desenforme e sirva ainda morno, acompanhado de uma salada.

Preparação Thermomix - Bimby:
Unte com manteiga e forre com papel vegetal uma forma retangular. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque no copo o azeite e o leite e programe (1min/vel3). Nos últimos 30 seg adicione os ovos inteiros, um de cada vez, pelo bocal do copo.
Junte a farinha, o fermento, o sal e a pimenta e programe (30seg/vel4).
Descaroce as peras deixando-as com a pele. Reserve metade de uma pera e corte as restantes em pedaços pequenos, adicionando-os à massa.
Corte o queijo Chèvre em pedaços pequenos e adicione à massa, assim como as nozes grosseiramente picadas e o tomilho fresco, também picado. Tempere com sal e pimenta e envolva tudo com a espátula.
Verta a massa na forma, alise a superfície com a espátula e distribua sobre a massa a metade da pera reservada cortada em lâminas de 5 mm de espessura. Leve ao forno cerca de 30-35 minutos, ou até que o bolo comece a ficar dourado.
Retire e deixe arrefecer alguns minutos.
Desenforme e sirva ainda morno, acompanhado de uma salada.

14 comentários:

  1. Célio a combinação da pêra e do queijo deixou-me com água na boca e curiosa em relação ao sabor,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Que coisa mais bonita, Célio! :)
    Curiosamente também fiz bolo para a Merci Chef e adorei o resultado. Imagino só esta delicia!
    Esta tua proposta está magnifica e com uma fotos encantadoras, como sempre. ;)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Fiquei curiosa com essa combinação de sabores! É um bolo salgado lindo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. As fotos como de costume estão lindas, super evocativas e poéticas!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Que bolo fantástico na segunda-feira no programa da Nigella ela fez uma sobremesa que me faz lembrar esta era com queijo feta e mel ... Mas este bolo... calma lá é do outro mundo :p

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Nunca faço bolos salgados, ver estes deixou-me com água na boca...
    Esta m-a-r-a-v-i-l-h-o.s-oooooooooo

    ResponderEliminar
  7. Adorei... adorei... adorei! :-P
    Que aspeto bom ...
    Hummm...
    Bjs
    Carla
    cromasdacozinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Revi-me tanto no teu texto... o tempo passa de facto rápido demais e somos dois a não estarmos preparados para os dias curtos e frios! Mas acredito que esse bolo salgado e doce, cheio de contrastes, seja uma belíssima ajuda!
    Bjo grande!

    ResponderEliminar
  9. Que lindo que ficou..
    E as fotos.. uauuuu amo..
    Beijinho
    Www.home-sweet-home.pt

    ResponderEliminar
  10. bem... fiquei tentada.. que aspecto maravilhoso!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Olá, Célio!
    Adorei esta combinação de ingredientes, tem um ótimo aspeto. ;)
    Delicio-me com as tuas fotos, um must!
    Bjs
    Margarida

    ResponderEliminar
  12. Olá Célio: bem interessante esta receita de bolo. Adorei o efeito das pêras. Pelas fotos quase não percebia o que eram. Devem combinar muito bem com o sabor do queijo e as nozes.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  13. WOw this looks yummy!

    http://beautyfollower.blogspot.gr/

    ResponderEliminar