Salada Morna de Quinoa, Batata e Agrião


Os dias (finalmente!) estão mais quentes e apetece mesmo é saír de casa e aproveitar este sol maravilhoso que veio com a primavera. Dar um passeio e de preferência ficar em contacto com a natureza, observar os pássaros que por esta altura alegram os nossos dias com o seu cantar e os jardins que se enchem de cores diversas e aromas agradáveis. Basta olhar à nossa volta e não faltarão sinais daquela que para mim é a mais linda estação do ano. Os casacos vão sendo arrumados nos armários e as roupas mais leves vão dando lugar às camisolas de lã e aos cachecóis. Apetece apanhar sol, caminhar descalço à beira mar e permanecer numa esplanada num final de tarde a saborear um delicioso gelado ou uma bebida bem fresca.
Também se alteram os hábitos alimentares. Aos poucos as refeições de forno vão dando lugar a refeições mais leves e coloridas. Chega a vez das saladas que são tão apreciadas cá por casa. E apesar de serem consumidas todo o ano, é nesta altura que aumenta a vontade de as fazer e comer. São perfeitas como acompanhamento de grelhados, por exemplo, mas muitas vezes servem perfeitamente como refeição mais ligeira. E o bom das saladas é que podemos ser sempre criativos e adicionar este ou aquele ingrediente da nossa preferência e experimentar novas combinações de sabores e texturas. Um dos ingredientes que já faz parte do menu de saladas cá de casa é a quinoa. Considerada um super alimento, a quinoa é rica em proteínas, ajudando no fortalecimento muscular. Rica também em Ómega 3, ela é um importante aliado na prevenção de doenças cardiovasculares e na redução de colesterol. Para além de que fica sempre bem quando combinada com outros ingredientes e pode ser cozinhada e guardada no frigorífico para ser utilizada mais tarde.

Esta é uma salada que eu sirvo morna, mas que pode perfeitamente ser servida fria, não perdendo as suas propriedades e sabor. Combino a quinoa com a batata, às quais junto a frescura do agrião e o sabor intenso e salgado do queijo Feta, quase não necessitando de tempero, bastando uma pitada de flor de sal e um generoso fio de um bom azeite extra virgem que irá ligar todos os ingredientes. Declaro assim aberta a época das saladas com esta receita que desenvolvi especialmente para a rúbrica Batatas de França, cuja página no Facebook, Batata - Um Mundo de Sabor, podem visitar aqui. Visitem também o site  onde, para além de dicas de nutrição, poderão encontrar esta e outras deliciosas sugestões, onde a batata é o ingrediente principal.


Salada Morna de Quinoa, Batata e Agrião

Ingredientes:
http://www.batatasdefranca.com/| 1 molho de agrião (cerca de 300 gr)
| 500 gr de batatinhas "cozer"
| 200 gr de quinoa
| 1 tomate grande
| 100 gr de queijo Feta                                                             
| 1 pitada de tomilho seco
| 0,5 dl de azeite virgem
| 1 fio de vinagre balsâmico
| flor de sal q.b.
| mistura de pimentas q.b.

Preparação:
Lave e prepare o agrião, reservando as folhas e os rebentos.
Coloque ao lume um tacho com água e uma pitada de sal, deixe ferver e junte as batatas inteiras e com a pele. Coza as batatas durante cerca de 15 minutos. Retire e reserve.
Lave a quinoa e coloque-a noutro tacho. Cubra com água e deixe ferver cerca de 10-15 minutos, o tempo suficiente para a quinoa estar cozida. Reserve.
Corte as batatas com a pele em quartos e coloque numa saladeira juntamente com a quinoa.
Adicione o tomate cortado em cubos pequenos, o queijo Feta também em cubos e as folhas de agrião reservadas.
Adicione uma pitada de tomilho seco e regue com o azeite. Aromatize com um fio de vinagre balsâmico e tempere com flor de sal e mistura de pimentas.

5 comentários:

  1. Adoro quinoa, adoro agrião, adoro batatinhas, adoro queijo, adoro tomilho. Tenho que fazer esta salada, mesmo! :)

    ResponderEliminar
  2. Célio,
    Que bom que os dias estão assim, maiores, com mais calorzinho! Sabe tão bem!
    E apesar de serem comidas o ano todo agora é que elas sabem melhor... é verdade! :)
    Ficou linda a tua salada :)
    Gosto bastante de quinoa e tem um ar tão agradável.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Que linda salada Célio! Cheia de ingredientes que adoro e perfeita para a Primavera e para depois do folar de chocolate que nos mostraste antes :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto de dias quentes, adoro a pimavera e o verão e adorei a tua saladinha com cores e sabores que cá em casa são muito apreciados.
    Esta receita é super simples e sei que a minha filhota vai adorar fazer :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  5. Eu já acordo com pássaros a cantar e tudo! :D Sabe muito melhor este tempo... E essa salada também deve saber muito bem :)

    ResponderEliminar