Pizza de Batata e Couve-Flor c/ Presunto e Cebola Crocante


Normalmente gosto de planear e preparar as minhas refeições que consumo durante a semana. Aproveito o fim de semana, que é quando tenho mais tempo livre e dou uma vista de olhos na despensa, aponto os ingredientes com prazo de validade mais curto, vejo os frescos que estão no frigorífico e faço também uma visita ao congelador. Com base nisto elaboro uma lista de compras, na qual aponto os ingredientes que estão em falta, adiciono alguns frescos que pretendo consumir durante a semana e só depois preparo o meu menu semanal. A sopa, essa está quase sempre presente e normalmente vou alternando entre refeições mais elaboradas e outras mais simples e fáceis de fazer. Há outras ainda que faço em maior quantidade, para render mais e conservar para serem consumidas mais tarde. E as sobras são sempre aproveitadas e transformadas em saladas ou noutras refeições simples. Claro que nem sempre é fácil seguir uma ementa semanal à risca e como sou humano, às vezes o cansaço também se apodera de mim. Chegar a casa ao fim de uma dia de trabalho, cansado e ainda ter de me enfiar na cozinha para preparar uma refeição nem sempre está nos meus planos. É nesses dias que dou lugar às refeições simples e rápidas, mas ainda assim muito saborosas. Daquelas refeições em que procuramos as sobras que estão no frigorífico, adicionamos outros ingredientes favoritos e em menos de nada temos um jantar pronto a servir. É o caso desta pizza que aqui apresento, com uma massa bastante saborosa, crocante e muito fácil de preparar. O recheio é composto por couve-flor e batata cozida que sobra de outras refeições, adicionei o queijo que nunca pode faltar numa pizza, o presunto e a cebola crocante, que além de saborosa trouxe uma textura diferente. Perfumei com cebolinho picado et... voilá, uma pizza diferente e muito saborosa, que certamente agradará a miúdos e graúdos.

Esta é mais uma receita que desenvolvi para a rubrica Batatas com Sabor, na qual poderão encontrar esta e outras deliciosas sugestões, fáceis de preparar e onde a batata é o ingrediente principal. Lá poderão também encontrar algumas dicas de nutrição e ficar a conhecer melhor este ingrediente tão usado nas nossas cozinhas. Conheçam também a página Batatas com Sabor no Facebook.


Pizza de Batata e Couve-Flor c/ Presunto e Cebola Crocante

Ingredientes:
{para a base}
| 1 dl de água tépida
| 1 c. (chá) de fermento seco
| 2 c. (sopa de azeite
| alecrim seco q.b.                                                                    
http://www.batatasdefranca.com/| 1 pitada de sal
| 100 gr de farinha de trigo integral
| 100 gr de farinha de espelta integral

{para o recheio}
| 200 gr de batatas "fritar"
| 0,5 dl de leite
| sal q.b.
| 1 c. (sopa) de manteiga
| pimenta e noz moscada q.b.
| 1 chávena de couve-flor cozida
| 100 gr de queijo Mozarela ralado
| 4 fatias de presunto
| 50 gr de cebola crocante
| cebolinho picado q.b.

Preparação:
Prepare a base da pizza diluindo o fermento na água tépida. Adicione o azeite, o alecrim, o sal e as farinhas. Amasse bem até a massa despegar dos dedos e ficar moldável.
Forme uma bola e deixe repousar.
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Descasque as batatas e coza-as em água temperada com sal. Depois de cozidas, esmague-as com um garfo ou um esmagador de batatas. À parte aqueça o leite.
Leve novamente as batatas ao lume juntamente com a manteiga, a pimenta e a noz moscada e adicione aos poucos o leite, mexendo energicamente até atingir a consistência desejada. Reserve.
Numa superfície enfarinhada estenda a massa da pizza o mais fino possível.
Espalhe o puré de batata sobre a massa e sobre o puré disponha os raminhos de couve-flor.
Polvilhe com o queijo Mozarela ralado e o presunto finamente picado.
Leve ao forno cerca de 25 minutos ou até a pizza começar a dourar.

16 comentários:

  1. Tem um aspecto delicioso, sem dúvida :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  2. Que aspeto delicioso e reconfortante!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Está mesmo apetecível Célio, além de linda.

    Beijinho e excelente semana!

    ResponderEliminar
  4. Sou completamente fanática por batatas, mas numa pizza não me convencem. Mesmo com fotos tão apetitosas quanto estas!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Célio, que deliciosa e lindo aspecto ficou sua pizza. Aqui em casa o lema é sempre não ao desperdício. Tudo que me sobra na geladeira aproveito para elaborar um prato que sempre resultam em pratos saborosos e bonitos. Com criatividade se cria pratos saborosos e irresistíveis como esse. Ficou magnifica e imagino a delicia. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  6. Ainda ontem estava a fazer a nossa pizza de domingo e pensei se ficaria bom colocar brócolos ou couve-flor no recheio. E cá vens tu em meu socorro :)
    Eu percebo como por vezes não é fácil seguir o menu semanal. Há sempre um dia que deixo em branco, para as sobras e por vezes até troco a ordem das comidas. Tem semanas que quase nem sigo o menu. Mas no geral é uma excelente ajuda pois permite-me variar bem a alimentação e ir gastanto tudo o que tenho em casa :)

    ResponderEliminar
  7. Adoro experimentar pizzas diferentes em casa e esta tem um aspecto divinal

    ResponderEliminar
  8. Primeiro lugar, adorei o formato e aspecto da pizza, mesmo com um ar rústico e delicioso! Depois adorei a combinação, extremamente improvável! Ficou perfeita :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  9. Olá Célio,
    Adoro batata em pizza e esta tua combinação é perfeita. Hás-de experimentar também em focaccia e vais ver a delícia que é!!
    Um beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar
  10. Eu não costumo preparar ementa nenhuma, no geral «vou vendo».
    Essa cobertura de pizza soa muito bem! Deve ser maravilhosa :D

    ResponderEliminar
  11. Essa pizza ficou com óptimo aspecto e adorei a ideia de usar couve-flor.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/quinze-dias-com-mafalda-pinto-leite-e.html

    ResponderEliminar
  12. Adoro pizza! Deve ficar tão boa com a couve flor, e essa cebola crocante.
    Bem percebo como é difícil manter o menu semanal, e claro, por cá aproveitamos os restinhos todos, nada se pode desperdiçar.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Love the ingredients you have picked for that yummy pizza!

    http://beautyfollower.blogspot.gr

    ResponderEliminar
  14. É incrível a forma como pudemos brincar com os mais variados ingredientes a colocar numa pizza.
    Eu também gosto de variar, mas esta está especialmente inovadora.
    Adorei a ideia!

    Beijinhos!
    http://teresadeodatotudoaolho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar