Beetroot Seed Cake | Bolo de Beterraba e Sementes


Adoro usar a beterraba em bolos e doces. Para além de ser um legume carregado de muitas propriedades benéficas para a saúde, pode ser usada de variadas formas. E nos bolos confere uma textura fofa e deliciosa, que se sente e derrete na boca. Desde que experimentei o Bolo de Chocolate e Beterraba que fiquei fã. Desde então, todos os bolos que levam beterraba me despertam a atenção. 

E este não é excepção. É mais um bolo adaptado do Nigel Slater, mas desta vez, numa versão mais saudável e com sementes. Estava na minha "To Do List" há já algum tempo, desde que o vi no programa Nigel Slater's Simple Suppers, no canal 24 Kitchen. É um bolo simples, mas carregado de sabor e numa versão "menos pecaminosa", uma vez que a manteiga é substituída por óleo de girassol e o açúcar é mascavado, sendo muito mais saudável que o refinado. Um bolo que quase se derrete ao cortar e que é uma explosão de sabor a cada garfada.

A Rute, que é uma querida, autora do Cozinha Fresh, criou recentemente no seu blog a rúbrica "Convidei o Blog [...]" e sendo ela admiradora do Sweet Gula, teve a gentileza de me convidar para fazer o guest post deste mês. E eu não poderia recusar este convite que para mim foi uma grande honra. Quando a Rute me contactou e anunciou o tema "receitas (quase) sem culpa", achei que esta era a desculpa perfeita para, finalmente, passar esta deliciosa receita do papel para a forma. E como tinha as sementes da Fold para experimentar, foi só meter as mãos na massa e ver materializzar-se um lindo Bolo de Beterraba e Sementes.
Tenho a certeza que a Rute gostou da receita, pois ela, tal como eu, também é apreciadora de beterraba. 
Vejam aqui o guest post no Cozinha Fresh, bem como a entrevista que a Rute me fez.


(receita adaptada de Nigel Slater's Simple Suppers)

Ingredientes:
| 225 gr. de farinha c/ fermento
| 1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio
| 1 c. (chá) de fermento
| 1/2 c. (chá) de canela
| 180 ml. de óleo de girassol
| 225 gr. de açúcar mascavado
| 3 ovos
| 150 gr. de beterraba cozida
| sumo de 1/2 limão
| 75 gr. de tâmaras em pedaços
| 75 gr. de sementes 
(usei 25gr. de girassol + 25gr. de abóbora + 25gr. de Mix Omega da Fold (linhaça/cânhamo/chia)

| 8 c. (sopa) de açúcar em pó
| sumo de limão

Método Tradicional:
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Peneire a farinha com o bicarbonato, o fermento e a canela e reserve.
Numa taça, bata o açúcar com o óleo e aos poucos, vá adicionando as gemas, uma a uma, batendo sempre. Reserve as claras
Rale a beterraba e adicione-a à mistura anterior, juntamente com o sumo de limão, as tâmaras em pedacinhos pequenos e a mistura de sementes. Bata até todos os ingredientes ficarem bem ligados.
Adicione a farinha, o bicarbonato, o fermento e a canela e bata a uma velocidade baixa, apenas para envolver.
Bata as claras em castelo e adicione-as à massa, envolvendo delicadamente com uma espátula.
Verta a massa numa forma forrada com papel vegetal e leve ao forno a cozer cerca de 50 a 55 minutos. Ao fim de 30 minutos, tape o bolo com uma folha de papel de alumínio para não queimar. Faça o teste do palito antes de remover do forno.
Retire e deixe arrefecer dentro da forma cerca de 20 minutos e só depois desenforme e deixe arrefecer completamente.

Para o glacé, vá adicionando gradualmente sumo de limão ao açúcar em pó, até atingir a consistência desejada. Decore o bolo a gosto com o glacé.

Método Thermomix - Bimby:
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Coloque a borboleta no copo, adicione as claras e reserve as gemas. Programe (3min/vel3,5). Retire a borboleta e as claras e reserve. 
Peneire a farinha com o bicarbonato, o fermento e a canela e reserve.
No copo, coloque o óleo e o açúcar e bata (30seg/vel4). De seguida programe (1min/vel3) e pelo bocal da tampa adicione as gemas uma a uma.
Rale a beterraba e adicione-a à mistura anterior, juntamente com o sumo de limão, as tâmaras em pedacinhos pequenos e a mistura de sementes. Programe (10seg/vel4).
Adicione a farinha, o bicarbonato, o fermento e a canela e bata (10seg/vel4).
Adicine as claras e com a espátula envolva-as delicadamente na massa.
Verta a massa numa forma forrada com papel vegetal e leve ao forno a cozer cerca de 50 a 55 minutos. Ao fim de 30 minutos, tape o bolo com uma folha de papel de alumínio para não queimar. Faça o teste do palito antes de remover do forno.
Retire e deixe arrefecer dentro da forma cerca de 20 minutos e só depois desenforme e deixe arrefecer completamente.

Para o glacé, vá adicionando gradualmente sumo de limão ao açúcar em pó, até atingir a consistência desejada. Decore o bolo a gosto com o glacé.



 

31 comentários:

  1. Olá Célio, mais uma vez obrigado por teres aceite o convite. Gostei muito! Qualquer dia havemos de nos conhecer pessoalmente!
    E como te disse, adorei o bolo e tenho mesmo que experimentar!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Tem um aspecto fantástico e deve ser super delicioso :)

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Uma vez mais fotos fantásticas e a receita... huummm.. deve ser óptima!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Tenho mesmo que experimentar a beterraba em bolos porque acho que vou gostar! O teu bolo tem tudo para eu gostar...
    Parabéns por este post doce, mas com um toque de saudável! Excelente apresentação!
    beijinhos e BOA PÁSCOA

    ResponderEliminar
  5. Adoro beterraba - como-a cozida com vinagre. Em bolo nunca experimentei, mas só pela cor estou curiosa ;)

    ResponderEliminar
  6. Olá Célio!
    O ano passado plantei beterrabas para fazer um bolinho, mas acabei por as comer de outra forma...
    Pode ser que seja este ano! O teu bolo é fantástico e o interior simplesmente maravilhoso.
    Beijinhos e boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  7. Mas que lindo ficou esse bolo, fantástico mesmo!

    ResponderEliminar
  8. A ver se é desta que me atrevo a fazer um bolinho com beterraba!

    ResponderEliminar
  9. O aspecto é fantástico e percebe-se nas fotografias como deve ser fofo e rico. Bolos com beterraba nunca experimentei mas também tenho um red velvet na minha to do list que leva beterraba em vez de corante.
    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
  10. Olá Célio,

    nem de propósito este bolinho, tenho ainda puré de beterraba e não sabia que fazer com ela estava a pensar em hambúrgueres mas vou ter que experimentar esta tua sugestão.
    Que interior lindo e guloso, adorei e sendo do Nigel melhor.

    beijinhos e boa Páscoa

    ResponderEliminar
  11. Já o tinha visto e adore.
    Uso muito a beterraba em salada mas um dia destes vou-me aventurar num bolo
    bj

    ResponderEliminar
  12. Boa noite, Célio!
    Adorei este teu bolo, com uma textura de fazer crescer água na boca!
    Bj e boa páscoa!

    ResponderEliminar
  13. Que bolo tão lindo, Célio! Li a tua entrevista e gostei muito. Lembrei-me que te sigo há muito tempo, e que o teu blog, de todos os que acompanho, foi um dos dois que teve uma evolução qualitatativa espectacular! Vê-se o prazer que tens na cozinha, a par de um talento enorme para a fotografia... Parabéns pelo teu percurso, é um gosto acompanhar o teu caminho!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá Célio: por aqui somos sempre tão bem recebidos por fotos que nos enchem os olhos!! Só de olhar para ele, já me apetecia umas quantas fatias deste bolo!!
    Vou agora ler a entrevista.
    Bjn e votos de uma feliz Páscoa
    Márcia

    ResponderEliminar
  15. Ando á imenso tempo para experimentar um bolo de beterraba... aqui está uma excel~ente oportunidade.
    Que otimo aspeto e deve estar deliciosoooooooooooooooooo!!!!

    Beijinhos e Boa Páscoa :)

    ResponderEliminar
  16. Um bolo "saudável" e delicioso!! Adorei o pormenor simples da cobertura :) Perfeito como sempre :)
    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  17. Também gosto muito de usar beterraba, aliás, gosto de usar legumes nos bolos e tentar substituir alguma da gordura. A verdade é que me tem resultado sempre muito bem, ficam bolos húmidos e fofinhos. Este tem mesmo bom aspecto. O crocante das sementes deve-lhe dar também um toque "extra" no que diz respeito a texturas. Vou guardar a receita e tentar reproduzi-la mais tarde :)

    Beijinhos,
    Raquel
    http://amor-as-camadas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. Nunca usei beterraba em bolos, mas ando curiosa há muito! Sei que o bolo ficou uma delícia (disse alguém que teve o privilégio de o provar...!).
    Ficou muito bonito!
    Beijinho e uma Páscoa doce e feliz!

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Que belo bolinho!

    Boa Páscoa.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha


    ResponderEliminar
  20. Deve ser delicioso, eu tb gosto de beterraba em bolos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Eu sou apaixonada por beterraba em tudo, por isso só pelo título do post eu já sabia que ia adorar! Depois de ver estas fotos lindas, só não corro para a cozinha para o fazer, pois tenho de dar descanso aos estragos deste período da Páscoa ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Espero que a Páscoa esteja a ser boa!
    Eu adoro bolos com beterraba, com tâmaras e sementes, muito bom.
    E gostei de ler a tua entrevista.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  23. Está lindo Célio, com um ar mesmo intenso!
    Nunca usei beterraba em doces e estou a ver que o devo fazer rapidamente, adorei esse interior ;)
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  24. Olá Célio,
    Eu adoro bolos com beterraba e com tâmaras e este teu, com este aspecto, é mesmo um convite ao chá quente e a umas belas fatias!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  25. Ando há tempos para usar beterraba em doces e nunca mais me decido. Gostei desta receita e provavelmente vou usá-la na bimby...

    ResponderEliminar
  26. Que bolinho bom! Ainda há? Quero provar :)

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  27. Célio,
    confesso que não gosto de beterraba, mas ao ver estas fotos magníficas apetece-me gostar :)
    Quando era mais nova, não gostava de iogurtes e queria muito gostar... sempre que tentava comer um, escolhia o de morango porque era o mais conhecido e que toda a gente gostava. mas não havia maneira de gostar daquilo :) até que um dia experimentei um de coco e fiquei fã :) hoje adoro e como imensos iogurtes de tudo e mais alguma coisa... excepto os de morango :)
    Quem sabe se não é por via de um destes bolinhos deliciosos que vou começar a gostar de beterraba?!
    é que este bolo está tão tentador e lindo que dá vontade de gostar de beterraba :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  28. Agora que ando dedicada aos bolos, tenho que experimentar este... este porque tenho uma beterrabas biológias à espera na mini horta ;)

    ResponderEliminar
  29. Que excelente sugestão!
    Uma combinação que não conhecia, e ficou com ótimo aspecto :-)

    Bjos
    Petiscana - http://petiscana.blogspot.pt

    ResponderEliminar