Empadão de Batata, Salmão e Espinafres


Depois do consumo exagerado de doces, por altura do Natal, e depois de todas as sobras terem sido consumidas, distribuidas, partilhadas e/ou conservadas, tivemos, já em Janeiro, a preparação de um Workshop de Chocolate, cujas receitas tiveram de ser testadas e provadas. Pelo que as refeições destes primeiros dias do ano têm sido mais leves, à base de saladas e sopas. Mas como os dias continuam bem frios e a chuva resolveu voltar, e como eu não fiz mal a ninguém, o que sabe mesmo bem é ligar o forno para fazer uma bela refeição bem reconfortante. E se há coisa que me deixa mesmo feliz é acordar tarde num domingo cinzento, entrar na minha cozinha, saborear demoradamente uma torrada ou um iogurte natural com mel e começar a pensar no almoço. Abrir o frigorífico e ver o que por ali anda há mais tempo à espera de ser cozinhado. Domingos cinzentos rimam com comida de forno, certo?! E como eu adoro ligar o meu forno para cozinhar uma reconfortante refeição! Daquelas que acabamos de comer quase a meio da tarde, mas que nos deixam tão satisfeitos e de sorriso de orelha a orelha. 
E bastou que eu pegasse numa base de massa folhada, quase a dar as últimas (ou seja, com o prazo de validade mesmo, mesmo a terminar) para que em poucos segundos tivesse idealizado esta refeição. Adoro salmão, é dos meus peixes preferidos e logo a seguir ao bacalhau, é o peixe que mais vezes se come cá por casa. Ora, o salmão já tinha, a massa folhada também. Pensei em fazer um strudel, mas achei que não seria o suficiente para me deixar satisfeito num domingo cinzento de inverno. E foi assim que me lembrei de criar este empadão, uma receita que desenvolvi para a rubrica Batatas com Sabor, cuja página no Facebook podem visitar aqui. A massa folhada acaba por entrar quase por desespero na receita, pois tinha de ser consumida, mas acabou por dar um toque final de requinte, diferente, mas que até funcionou bem, a meu ver com a suavidade do empadão. Um entrelaçado folhado que fez desta, uma refeição simples, fácil de preparar e perfeita para um domingo de Janeiro.


Ingredientes:
http://www.batatasdefranca.com/| 800 grs de batatas “Puré/ Fritar”
| 3 dl de leite
| Sal q.b.
| 1 colher de sopa de manteiga
| pimenta e noz moscada q.b.
| 3 lombos de salmão sem espinhas
| 1 dente de alho
| 1 fio de azeite
| 400 grs de espinafres
| 100 grs de queijo mozzarella ralado
| 1 base de massa folhada (de compra)
| 1 ovo para pincelar

Preparação:
Descasque as batatas, corte-as em quartos e leve-as a cozer em água temperada com sal. Depois de cozidas, escorra a água e esmague-as com um garfo ou um esmagador de batatas.
À parte, aqueça o leite.
Leve novamente as batatas ao lume juntamente com a manteiga, a pimenta e a noz moscada e adicione aos poucos o leite, mexendo energicamente até o puré atingir a consistência desejada. Reserve.
Numa frigideira salteie os lombos de salmão num fio de azeite com o dente de alho, para ganhar sabor. Retire e reserve.
Na mesma frigideira salteie os espinafres até estes amolecerem. Junte o salmão em lascas e o queijo ralado e envolva bem.
Numa forma tipo pyrex disponha uma camada do puré de batata. Por cima espalhe o salmão com os espinafres e termine com mais uma camada de puré.
Corte a massa folhada em tiras e disponha as tiras sobre o puré, mantendo-as afastadas cerca de 1cm e entrelaçando-as.
Pincele a massa folhada com ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 15-20 minutos.


23 comentários:

  1. Aqui tb com frio e Dias escuros..... Adorei o toque da massa folhada em desespero de causa ;) mas olha que ficou uma refeição bem Bonita. Bom resto de Domingo!

    ResponderEliminar
  2. Bem... Como tu aforo dalmao... E bacalhau!! Hehe.. Este prato iria fazer as delicias ca de casa!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que excelente aspeto! Gostei bastante do toque da massa folhada, dá ao empadão um ar mais aprimorado.
    Uma refeição muito do agrado da malta aqui de casa :)
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que aspecto fantástico. Adorei a ideia... Uma receita muito boa para eu fazer... Beijinhos boa semana

    ResponderEliminar
  5. Que delicioso empadão, Célio! verdadeira comida de conforto! O entrançado de massa folhada, dá-lhe um toque de elegância muito bonito!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Mesmo adequado ao frio dos últimos dias, verdadeira confort food! E o pormenor da massa folhada faz toda a diferença, adorei a ideia!

    ResponderEliminar
  7. As tuas fotos ficaram luminosas, a contrastar com esse domingo cinzento de que falas. O puré de batata, done from scratch, foi o elo de ligação de todos os elementos. Acho que não faltou nada nesta receita, nem o requinte conferido pelo entrelaçado da massa folhada. Que venham mais domingos pausados e a pedir pratos de forno como este.
    Beijinhos
    Patrícia (foodwithameaning)

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha de empadão, adorei a forma como fizeste a cobertura :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  9. Um empadão delitos e com uma cobertura muito interessante! Fiquei com imensa vontade de experimentar.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Que excelente aspeto, comida confort assim, como não!!!
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Olá Célio,

    eu adoro esses domingos, e já tenho saudades deles, agora é tudo a correr, mas assim tem de ser para aproveitar cada minuto.
    Claro, comida reconfortante é no forno sim, e esse teu empadão tem o meu peixinho favorito e o toque da massa folhado ainda o tornou mais apetitoso, adorei, e já não como algum tempo empadão, aqui por casa batatas é de longe a longe :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Ficou tão bonito e original com o entrelaçado de massa folhada. E como não poderia deixar de ser apetece-nos saltar para dentro das fotos e devorar tudo!

    ResponderEliminar
  13. Célio,
    estes dias de frio pedem mesmo comida de conforto.
    Ligar o forno é sempre tão bom, parece que a cozinha ganha logo outra vida e conforto no Inverno.
    E um empadão sabe sempre tão bem, adoro salmão, mas gostei ainda mais desse entrelaçado tão lindinho no topo, massa folhada sabe mesmo bem!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Uau Célio, o empadão ficou lindo!
    E deve mesmo dar um toque especial, porque ficou cheio de texturas diferentes.
    Hoje publiquei uma receita que vim aqui buscar: o doce de chuchu :)
    Beijinho e Bom Ano!
    Teresa

    ResponderEliminar
  15. Sou uma verdadeira trenga (aqui no Norte usa-se muito esta palavra, não sei aí mais para o sul, também :)
    Só agora fui ver se tinha comentários ao post (as notificações agora vão para o spam e esqueço-me de lá ir) e tinha lá um teu! Obrigada! Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Domingo cinzento numa descrição perfeita!
    Adorei :)
    Sabe mesmo bem, sentar na cozinha a tomar o pequeno almoço e a magicar no almoço!
    Que belo empadão! :)
    Essas massas folhadas são perigosas! A querer passar do prazo? eheh Para elas há sempre solução! Ficou lindo o toque entrelaçado com ela :) Deve dar-lhe um toque crocante que fica certamente bem.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  17. Olá,

    Adorei a sugestão. Ficou lindissímo com esse entrelaçado em cima.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/almondegas-recheadas.html

    ResponderEliminar
  18. Olá Célio,
    Em primeiro lugar, deixa-me dizer-te que adoro este tipo de comidinha de conforto e este teu empadão tem tudo o que adoro e o toque da massa folhada em cima, genial!!
    Em segundo lugar, muito obrigada pelo comentário que me deixaste e deixa-me dizer-te que, se a blogosfera fosse composta por pessoas como tu, seria um mundo muito mais maravilhoso, por isso, obrigada mais uma vez e continua a ser como és, pois és perfeito!!
    Um beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar
  19. Que lindo que ficou o empadão! Eu tenho um trauma com empadões, já comi cada um! (Ou cheirei só, às vezes nem coragem tenho de provar...)

    ResponderEliminar
  20. Sem dúvida que combinou tudo maravilhosamente. Ficou com um aspecto super apelativo e o sabor deve ter sido igualmente delicioso.

    ResponderEliminar
  21. Esta receita já está marcada para fazer, brevemente. Parece-me urgente deliciar-me com este empadão!!! :-)

    ResponderEliminar