Mojito Strawberry Cocktail || Feliz Ano Novo


Estamos em 2015! A noção que eu tenho é que o último ano passou depressa demais. Mas no geral foi um ano bom. Estive com amigos de longa data, fiz novas amizades, conheci pessoas maravilhosas e cheias de talento, as quais jamais imaginei algum dia vir a conhecer, visitei os meus irmãos e sobrinhos na Suíça e consegui fazer uns dias de praia durante as férias, que ainda assim souberam a pouco. Iniciei alguns projectos pessoais, experimentei ingredientes novos na cozinha, testei e publiquei novas receitas, outras que não correram tão bem e não tiveram lugar no blog. Provei novos sabores, e aprendi muito, muito mesmo, com todos os amigos bloggers. Ri, imenso. Chorei, de tristeza e de alegria. Viajei, confraternizei, matei saudades e sobretudo enriqueci como ser humano.

Hoje, no primeiro dia do ano, é mais um virar de página no calendário. É chegada a altura em que fazemos literalmente contas à vida, analisamos o que passou, ponderamos o que aí vem e sobretudo desejamos. Desejamos que os nossos sonhos se concretizem, desejamos que os nossos mais queridos tenham saúde e se mantenham sempre por perto, desejamos sucesso aos amigos, desejamos alcançar os nossos objectivos. Mas para isso temos de acreditar. Acreditar num amanhã melhor, acreditar em pessoas sérias e honestas, acreditar num mundo sem corrupção, sem guerra, acreditar que o ser humano é isso mesmo, humano. Mas mais do que acreditar temos de agir. Tomar decisões, atitudes, afirmações e não ficar sentados à espera que as oportunidades caiam do céu. Porque o sucesso não se ganha e não se obtém, o sucesso conquista-se e dá trabalho. Mas acima de tudo isto, temos de agradecer, agradecer por estarmos vivos, agradecer a quem nos quer bem e sempre respeitar o próximo. Não é muito do meu género fazer resoluções, e mantenho o lema do ano anterior. Viver cada dia intensamente, mesmo que seja enrolado numa manta, no sofá, degustando uma chávena de chá bem quente e petiscando uns biscoitos, desde que isso me dê prazer. Viver cada dia, agradecendo por estar vivo e poder desfrutar das coisas boas da vida, lutando sempre por um amanhã melhor.


No passado dia 11 de Dezembro tive o privilégio de assistir a uma prova de sumos da Compal, prova esta que decorreu no hotel Valverde, em Lisboa. Nada mais propositado, pois se já era fã destes sumos, fiquei a conhecer ainda melhor os néctares da Compal, a maneira como são feitos, a selecção da melhor fruta, como esta é colhida e como tudo se processa até chegar ao consumidor final. A prova foi conduzida pelo enólogo Jorge Rosa Santos que nos descreveu de forma minuciosa as texturas e composições de cada sabor apresentado. Destaque para o Compal Cereja do Fundão, um néctar de sabor único com uma ligeira acidez e uma doçura leve que nos transporta aos deliciosos sabores das cerejas da Cova da Beira. Mas de todos, o meu preferido é mesmo o Compal Morango de Portugal, um néctar de cor vermelha intensa com um sabor delicado próprio dos morangos maduros. Fruto da riqueza dos solos nacionais este néctar apresenta um equilíbrio perfeito entre o ácido e o doce, combinado com a extrema suavidade da polpa. Não é à toa que escolhi este sabor para preparar um cocktail com o qual dei as boas vindas ao ano 2015. Uma combinação do Compal Morango de Portugal com Mojito, mel e limão, tudo em perfeita sintonia, um hino à celebração.
Dia 1 é também dia de publicação no grupo Dia Um... Na Cozinha! Parece que ainda ontem este grupo se iniciava no Facebook e hoje já conta com mais de 1000 membros e tantas publicações. Felizmente orgulho-me de pertencer a este grupo e nunca ter falhado uma publicação. Para esta edição era pedido um brinde ao Ano Novo, cheio de cor e sabor e no seu estado líquido. Um cocktail delicioso para dar as boas vindas a 2015, trocando desejos e renovando votos. Desejo-vos então um 2015 muito feliz, cheio de objectivos alcançados e sonhos concretizados e acima de tudo, sejam todos muito felizes!


Ingredientes: (para 4 taças)
| 4 dl. de sumo de morango (usei da Compal)
| 2 dl de Mojito
| sumo de 1 limão
| 2 c. (chá) de mel
| 4 raminhos de alecrim
| limão para servir

Preparação:
Antes de preparar o cocktail coloque o sumo de morango e o Mojito no frigorífico. Em alternativa, poderá adicionar algumas pedras de gelo na hora de servir.
Coloque todos os ingredientes dentro de um shaker e junte também um ramo de alecrim. Se não tiver um shaker, pode usar uma garrafa de vidro.
Agite bem durante alguns segundos.
Sirva em copos próprios para cocktail, se preferir com algumas pedras de gelo.
Em cada copo coloque 1 raminho de alecrim e sirva com 1/4 de uma rodela de limão em cada copo.
Bom apetite e Feliz Ano Novo!



19 comentários:

  1. Uma bebida divina, neste primeiro dia do ano.
    As fotos estão, como sempre, espetacularmente deslumbrantes,...,vi e revi várias vezes.....
    As maiores felicidades para 2015

    ResponderEliminar
  2. Saúde e alegria são os meus votos para 2015. Que tentemos então ser pessoas melhores e viver cada dia intensamente, como dizes acima. São propósitos muito importantes.
    E tu deste cor ao desfile de cocktails com esta sugestão nutritiva e espirituosa ao mesmo tempo. As fotos estão lindas, fazendo-nos querer esticar o braço e agarrar um desses copos de festa.
    Tudo de bom é o que te desejo Célio.
    Beijinhos
    Patrícia (foodwithameaning)
    P.S. O blogger não está a aceitar a minha identificação wordpress, por isso, passo agora por semi-anónima. bjs

    ResponderEliminar
  3. Gostei da cor e do aspecto do teu mojito.

    Feliz 2015.
    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/dia-um-na-cozinha-e-um-cocktail-de.html

    ResponderEliminar
  4. A very happy new year, Sweet Gula.
    Muita criatividade e produção.
    Bjs
    Mom

    ResponderEliminar
  5. Fiquei de "água" na boca! Excelentes fotos e um belo cocktail para começar o ano!
    Bom ano Célio!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  6. Bem, que dizer? A bom combinação desta bebida deve ser para lá de boa...adoro esse sumo! E as fotografias maravilhosas como sempre...

    Bom Ano de 2015!
    Beijinhos*
    Marlene

    ResponderEliminar
  7. Olá Célio.
    Do que gosto na celebração do Novo Ano é o momento do balanço do ano que passa e o estabelecer de intenções para o ano que começa. Sei que algumas irão ficar pelo caminho e que outras vão surgir à medida que o tempo avançar. Faz parte da vida e o balanço serve para isso mesmo. Parar, refletir e ajustar. Mas, tal como tu, cada vez mais o que me apetece é viver conscientemente cada momento, sentir-me feliz em cada momento, porque cada um tem o seu valor. Estamos sempre à espera da sexta-feira, ou das férias, ou de qualquer ocasião especial e, entretanto, a vida passa por nós e nem damos por ela.

    O teu cocktail ficou lindo, com uma cor espectacular.

    Feliz 2015!

    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
  8. Olá Célio!
    Que delicioso cocktail, que cor fantástica e que sabor maravilhoso (de certeza!!!). Adorei a decoração!
    Tchim-tchim!!! Feliz 2015 :D
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Um bom ano Célio!
    Eu de facto tb não sou pessoa de fazer resoluções nesta altura, há que as ir fazendo sempre e ao longo do ano, aproveitar o presente e sim, lutar pelo que gostamos, pelo nosso trabalho e acima de tudo que haja saúde. Com saúde e trabalho está meio caminho andado para sermos mais felizes e apreciar o resto e sonhar outros sonhos.
    Um brinde com esse cocktail que soa bem com o compal morango, tchim tchim! Tudo de bom para ti neste novo ano!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Que bom, Célio ! :)
    Ler o teu primeiro parágrafo traz uma sensação boa de objectivos pessoais concretizados durante o ano que passou e ainda bem que o podes sentir e partilhar connosco.
    Fico feliz por ti, acredita ! :)

    E concordo em absoluto contigo, não basta desejar e sonhar, há que fazer acontecer e, para tal, há que lutar, trabalhar, competir até, mas sem dúvida arregaçar as mangas e colocar mãos-à-obra para se atingir o que se almeja ! :)

    Conheço alguns dos sabores da Compal, mas confesso que este me passou totalmente despercebido, já vi que vou ter que corrigir isso em breve ! Adorei o teu cocktail de uma cor fabulosa e hipnotizante conferida pelo sumo harmoniosamente conjugado com os restantes elementos que sabiamente utilizaste !
    O resultado final é digno de aplausos vibrantes e seria um enorme prazer brindar com uma taça desse Strawberry Mojito ao ano novo que iniciou e brindar ao teu sucesso como Chef que, a cada dia que passa, evolui de forma fantástica ! :)

    Tchim-tchim, Amigo !
    Que 2015 te traga o Melhor, tudo de bom na tua Vida pessoal e profissional, a concretização dos teus objectivos e, sim, traga também a oportunidade de te poder dizer pessoalmente o quanto admiro o teu trabalho. :)
    Obrigada pela tua companhia no ano que passou, não só no "Dia Um..." mas também fora dele !

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  11. Olá Célio!
    Adorei ler o teu texto, muito obrigada pelas tuas palavras encorajadoras, pois sem dúvida que o sucesso não se alcança sem trabalho e sacrifício. Fico muito feliz por saber que pouco a pouco vais conseguindo alcançar os teus objetivos. Muitos parabéns! :)
    Adorei o teu cocktail, pois tem uma cor linda e vibrante, deve ser delicioso. ;)
    Desejo-te um 2015 pleno de muitos mais projetos alcançados e tudo de bom para ti e família. :)
    Tchim, Tchim...
    Beijinhos
    Margarida

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns por todo o seu percurso que conseguiu este ano para o blog !
    Adorei a bebida é simples e cheia de sabor :D

    ResponderEliminar
  13. Oi Célio! Que beleza de trajeto percorreu em 2014! Que 2015 seja ainda melhor e mais bonito! E por certo há de ser pelo brinde ao Ano Novo com um cocktail de cor tão linda e sabor inigualável, tenho certeza!
    Feliz 2015 pra vc e td sua família!
    Bjs =)

    Vivendo e Aprendendo
    Fotos e Prosas

    ResponderEliminar
  14. Uau, que fotos lindas :D
    Ainda este fim-de-semana usei o molho de tomate da compal, apesar de ser super estranho - compal=sumos, certo? :P
    Feliz 2015 :)

    ResponderEliminar
  15. Começas bem o ano, com fotografias lindas e uma bebida festiva. Que 2015 seja feliz e nos traga mais encontros! Foi um prazer enorme conhecer-te pessoalmente e foste das pessoas que mais me surpreendeu positivamente!

    ResponderEliminar
  16. Célio,
    é verdade o que dizes no teu texto, temos mesmo que acreditar num mundo melhor, mas mais do que isso é urgente que nos sintamos obrigados a trabalhar para isso, caso contrário nada mudará.
    Quanto ao teu cocktail, só de ver as fotos dá.me tanta vontade de o provar (já roubei a receita) pela cor magnífica e pelos sabores que lhe conferiste.
    Que seja um brinde a um ano melhor, a um ano com mais saúde, mais justiça e sobretudo mais partilha...
    Para ti e para os teus, desejo muitas felicidades e a concretização dos sonhos.
    Obrigada por fazeres parte e estares sempre presente neste grupo que é de nós todos.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  17. Célio, este teu cocktail está uma beleza e usa dos sabores que mais gosto e que tanto me fazem lembrar as férias caribeñas :) Quando tinha oportunidade de as fazer fartava-me de beber Strawbery Daiquiris, bem fraquinhos mas deliciosos ;)
    Adoro a sugestão e as belissimas fotos!
    Excelente ano para ti! :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar