Bolachas de Sementes


Sou só eu a pensar que o virar de páginas do calendário é demasiado rápido?! Dou por mim a actualizar datas no meu dia-a-dia e a pensar que ainda ontem estávamos a despedir-nos do verão que quase não existiu e agora todos os dias algo nos diz que o Natal está aí não tarda mesmo nada. Quer seja na publicidade radiofónica, nos anúncios da televisão, nos shoppings que já se encontram todos decorados a rigor e até mesmo nas ruas das cidades, com as luzes natalícias como que a avisar-nos que já falta tão pouco para o Natal. Por aqui ainda não entrámos no espírito natalício (talvez num próximo post), os dias são tão pequenos, sai-se de casa quase de noite e quando se regressa ao fim do dia já é praticamente de noite outra vez. Os projetos e as tarefas são tantos, as ideias fervilham, mas não sobra muito tempo, pois a maior parte dos dias é passada no local de trabalho.
E para suavizar este frenesim, o querer fazer tantas coisas ao mesmo tempo, a correr de um lado para o outro, casa-trabalho, trabalho-casa, há uma necessidade essencial que não pode falhar e da qual não nos devemos nunca esquecer, que é a alimentação. Comer de uma forma correcta e equilibrada e sem nunca esquecer os pequenos lanches entre refeições. Uma peça de fruta, um iogurte ou mesmo umas bolachinhas são óptimas para "enganar o estômago" e preencher aqueles momentos em que estamos tão empenhados numa tarefa que quase nos esquecemos de comer. Eu adoro bolachas, sejam elas doces ou salgadas e cá por casa faço imensas vezes. Prefiro-as às de compra que muitas vezes não são nada saudáveis, para além de que em casa posso experimentar novas receitas e usar novos ingredientes nas minhas bolachas. No trabalho, tenho uma caixinha comigo que está ali à vista como que a lembrar-me que tenho de comer uma bolacha.

Desta vez decidi fazer uma receita de bolachas salgadas, enriquecidas com a benéficas propriedades das sementes que são tão nutritivas e escolhi uma receita de entre muitas que tenho marcadas para experimentar, do novo livro da Isabel Zibaia Rafael, a nossa "Laranjinha", autora do blog "Cinco Quartos de Laranja". Escolhi estas Bolachas de Sementes, pela sua simplicidade e pela rapidez na elaboração da receita. Em menos de nada temos ali uma aprovadíssima fornada de deliciosas bolachas prontas a petiscar.
Com esta receita participo também no desafio do grupo "Vamos Fazer Bolachas", da querida Manuela, autora do blog, Cravo e Canela. Para este mês o tema escolhido eram as bolachas salgadas, e aqui vos deixo com a minha sugestão. Experimentem estas bolachas, tenho a certeza que vão adorar!



Ingredientes:
| 150 g de farinha de trigo s/ fermento
| 65 g de farinha de espelta
| 3 g de fermento em pó
| 5 g de sal
| 35 g de pevides de abóbora
| 20 g de sementes de linhaça castanhas
| 10 g de sementes de chia
| 3 g de erva-doce em grão
| 3 c. (sopa) de azeite
| 1 dl de água

Método Tradicional:
Numa taça, junte todos os ingredientes e envolva muito bem até formar uma bola.
Estenda a massa numa superfície polvilhada com farinha.
Corte a massa com um cortador de bolachas.
Coloque as bolachas num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 20 minutos.

Método Thermomix - Bimby:
Coloque todos os ingredientes no copo, excepto as sementes e programe (30seg/vel Espiga).
Adicione as sementes e programe (10seg/vel3).
Estenda a massa numa superfície polvilhada com farinha.
Corte a massa com um cortador de bolachas.
Coloque as bolachas num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 20 minutos.

20 comentários:

  1. Olá Célio,
    Tb já marquei estas bolachas no livro da querida Isabel mas, como tu dizes não há tempo para tanta coisa e assim vai passando...
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz umas bolachas....ficaram fantásticas e com sementes agradam-me e muito
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Que lindas!!!!
    Aposto que o tua caixa de bolachas que tens no trabalho de vez em quando é assaltada por mãos alheias!!!Deve ser impossivel resistir ás tuas bolachas!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Hoje vou fazer as minhas. Já não participo neste desafio há alguns meses. Vamos ver o que sai. Padeço do mesmo mal do que tu: falta de tempo para os meus hobbies. Esta reprodução das bolachas da Isabel está linda. Cheia de bom gosto, como sempre. Que tenhas um ótimo fim de semana! beijinhos aqui do meio do mar.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  5. Lindas bolachas e parecem mesmo deliciosas, adorei :)

    ResponderEliminar
  6. Que lindas e boas!
    Estas foram as primeiras que marquei do livro da Isabel, são mesmo boas.
    Adoro bolachas salgadas, dão vontade de comer uma atrás da outra.
    Ficaram mesmo lindas. Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Estão óptimas! Com doce de framboesa a philadelphia, aiiiii

    ResponderEliminar
  8. Oh que bolachinhas lindas! E eu que gosto tanto de sementes! Percebo-te tão bem quando dizes que o calendário passa demasiado rápido... por aqui, parece estar em alta velocidade!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Bem, que aspeto fantástico! Adorei estas bolachinhas ;)
    E as fotos... sempre magníficas ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Já guardei a receita para experimentar porque estas bolachas ficaram com um aspecto tão apetitoso. Além disso, levam pevides e eu não resisto a pevides.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderEliminar
  11. De facto ficam com uma "cara" muito estaladiça... e parecem deliciosas! Vou levar! Obrigada!

    ResponderEliminar
  12. Acreditas que foi a primeira receita que fiz do livro da Isabel :) Lembro-me que fiz num domingo à noite e depois levei para o trabalho. Tal como tu também adorei.

    ResponderEliminar
  13. Nunca fiz bolachas salgadas. Tenho de experimentar. As tuas ficaram maravilhosas. Nem poderia ser de outra forma.

    ResponderEliminar
  14. Essas bolachas ficaram com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/11/bolo-angry-birds-2-bolo-de-cenoura-e.html

    ResponderEliminar
  15. Srº Célio! You did it again!!! Ficaram super!! Muito nice!!

    ResponderEliminar
  16. Se eu engordar tu tens parte da culpa :)
    claro que não é por causa destas deliciosas e saudáveis bolachinhas, mas porque cada vez que aqui venho engordo só de ver as fotos :)
    Estas bolachinhas são mesmo a cara da minha filhota e já estão em lista de espera para as fazer em breve, mas primeiro vou experimentar as tuas crinkles de chocolate :)
    Tenho feito poucas visitas aos blogues, mas há alguns (como o teu) que eu não deixo de visitar, mesmo quando não comento.
    Já vou roubando a receita, depois não digas que não te avisei :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  17. Não costumo fazer bolachas, mas estas tão giras até dão vontade :D
    O tempo anda mesmo a passar rápido... Ou então são os supermercados que fazem tudo para vender e é só pais natais de chocolate por todo o lado :P

    ResponderEliminar
  18. Célio,
    já voltei aos macarrons e ficaram bons desta vez lol só que fiz um circulo demasiado pequeno, ficaram uns mini-macarrons! eheh
    Isto foi só um à parte!
    As bolachinhas salgadas estão lindas e deliciosas! E eu também gosto delas quer doces quer salgadas! Adorei a receita :)
    É verdade, ainda agora diziamos adeus ao Verão e agora já está tudo cheio de coisas de Natal!
    Um beijinho

    ResponderEliminar