Sendo eu natural da Figueira da Foz, nutro por esta cidade um carinho muito especial. Ainda que nunca lá tenha vivido, foi nesta cidade que passei grandes momentos da minha adolescência, que travei amizades, que me diverti vezes sem conta, que percorri imensas vezes a extensa praia e comi os melhores gelados até hoje. De vez em quando volto lá, não com a frequência que desejaria, para comer os melhores gelados e fazer uma visita ao mercado, agora "de cara lavada", mas que dá imenso gozo visitar e confraternizar com os vendedores locais.
E é por todos estes motivos e mais alguns que, quando me ligaram da parte da organização do festival Fusing, convidando-me a ser um dos 25 "chefs" ajudantes do chef Chakall eu não hesitei, nem um segundo e aceitei.
O festival decorreu durante 4 dias e o conceito baseou-se em agradar a todos os gostos e idades, fazendo um festival "fusão" que reunia um elevado número de concertos, exposições, actividades desportivas, showcookings, teatro de rua, mostras de artesanato, e muito, muito mais. Uma grande iniciativa, a meu ver, que veio dar um "abanão" à Figueira. A cidade precisa disto.
Mas o grande momento, o momento alto do festival, foi no dia 4, no qual se realizou o Maior Workshop de Cozinha do Mundo. O objectivo era reunir pelo menos 500 pessoas e assim tentar bater o record do Guiness. Consta que o desafio foi superado e com bastante sucesso.
Inicialmente confuso, no recinto encontravam-se 25 mesas lideradas por um "chef ajudante" e cerca de 25 participantes. Foram momentos de pura diversão, com muita música à mistura e a contagiante boa disposição do chef Chakall. Houve a oportunidade de confecionar 4 receitas muito simples, mas no entanto deliciosas. Uma sangria sem álcool, mas com muita fruta; uma espetada de pão, queijo e tomate cherry; uma salada de espinafres, queijo e frutos secos e uma deliciosa sobremesa de fruta e iogurte.
Tive o privilégio de acompanhar nesta aventura, de entre os "chefs ajudantes", as simpáticas bloggers de culinária, Olivia, do blog "Alquimia dos Tachos" e também a Vera, do blog "Hoje Para Jantar". E ainda fui contemplado na minha mesa com as presenças inesperadas e muito simpáticas das bloggers Maria Inês "Ananás e Hortelã", Naida "Frango do Campo", Ana "Petiscos & Miminhos" e a Joana "Entre Tachos e Sabores". Como podem ver, a comunidade de bloggers estava muito bem representada neste evento.
Fica o desejo de para o ano haver mais e melhor, mas deixo aqui os Parabéns à organização pela originalidade e pelo sucesso alcançado com este festival.
Adorei!!! Foi um dia fantástico, na companhia de pessoas super fantásticas! Para recordar, com toda a certeza e este teu post está maravilhoso!
ResponderEliminarUm beijinho!
Obrigado Vera! Sim, foi um dia muito bem passado e em óptima companhia. Gostei de conhecer pessoalmente e ainda fiquei mais fã do teu blog. ;)
EliminarBeijinho.
Deve ter sido muito divertido...e certamente que conheceste pessoas bem interessantes! Uma experiência bem fixe! Gostava de ter lá estado!
ResponderEliminarBeijinhos e parabéns pelo teu blog, Célio!
Sílvia Martins
Ias gostar Silvia! Foi uma experiência engraçada e um dia muito bem passado, pois a companhia foi óptima. ;)
EliminarBeijinho.
Deve ter sido mais uma experiência inesquecível. Com o Chakall e tão bem acompanhado, devem ter saido umas receitas maravilhosas.
ResponderEliminarParabéns, bjs.
Paula
Foi giro Paulo. Um pouco diferente do workshop da Président, mas o Chakal manteve sempre a sua boa disposição e descontração característica. ;)
EliminarBeijinho.
Olha nós!!
ResponderEliminarFoi um prazer conhecer-te e para mim foi um dia bem divertido por ter estado com elas, foi mesmo giro :)
Não sabia que eras da Figueira!
Adoro os scones de amoras.
Um beijinho.
Também foi um prazer conhecer a cara por detrás do magnífico blog Ananás e Hortelã. Foi uma experiência muito divertida, pena que não houve mais tempo para falar. Sim, sou natural da Figueira. ;)
EliminarBeijinho.
Célio, foi um dia muito bem passado e adorei ter-te a ti e à Vera a participar comigo nesta aventura :)
ResponderEliminarA "tua" Figueira é muito linda e gostei muito de lá voltar. O mercado ficou-me na memória... O que eu gostava de o ter perto de casa!
Um beijinho :*
Obrigado Olivia e obrigado também pela companhia e boa disposição. ;)
EliminarSim, aquele mercado, com o mar ali tão perto e peixinho sempre fresco, é uma perdição. Adoro aqueles cheiros e aquela gente da Figueira. ;)
Beijinho.
Eu não sabia que eras da Figueira! Pois a mim parece-me mto bem que tenhas aceite o convite e tenhas ido matar saudades!!
ResponderEliminarE que belas fotografias tiraste à doce Figueira, de que eu tanto gosto e me trás também boas recordações das férias e de passeios!!
Olha aqui entre nós que ninguem nos ouve, acho que tiveste a melhor mesa!! As fotos mostram como a boa gente se reune à volta de boa comida!!
Só espero que haja mais iniciativas como esta, e que eu ao menos possa estar por perto!!
:) Adorei este post!
Beijinho
Obrigado Mena! Sim, de vez em quando vou à Figueira matar saudades, até porque tenho familia por perto. ;)
EliminarGosto deste tipo de eventos porque encontramos e conhecemos sempre pessoas divertidas e bem dispostas e quando há comida à mistura, melhor ainda.
Bejinho.;)
Deve ter sido uma experiência única!!!
ResponderEliminarQurem sabe se não estarei presente numa próxima iniciativa!!!
Beijinhos
Era bom Ginja!
EliminarQuem sabe num próximo evento deste género não nos iremos conhecer?!
Beijinho.
Uma experiência única e inesquecível!!!
ResponderEliminarQuem sabe se numa próxima iniciativa eu também estarei presente!!!
Beijinhos
;) Beijinhos.
Eliminardecidi ir à última da hora e ainda bem hehe foi um final de tarde muito bem passado, só foi pena estar tanta gente hehe acabou por não dar para falarmos muito :(
ResponderEliminarum beijinho*
Obrigado Naida! Adorei conhecer-vos, mas claro a confusão foi alguma e não deu para falarmos melhor. Mas oportunidade não hão-de faltar.
EliminarAinda bem que decidiste aparecer, porque foi um fim de tarde maravilhoso. ;)
Beijinho.