Pickles de Rabanetes

Hoje venho apresentar uma receita diferente. Ou melhor, não se trata bem de uma receita, é mais um método de conserva de vegetais, neste caso os rabanetes, que mais tarde podem vir a ser usados noutras receitas, como o Pica Pau, por exemplo, ou num patê. Fica aqui a sugestão. A receita faz parte da revista "Bimby Momentos de Partilha" do mês de Abril.



Ingredientes:

200 gr. de rabanetes, cortados em rodelas finas
2 1/2 c. (chá) de sal
5 gr. de gengibre fresco, ralado
1/2 c. (chá) de sementes de coentros
1 estrela de anis
1 malagueta vermelha, cortada às rodelas
2 c. (chá) de açúcar
300 gr. de vinagre de vinho branco, mais q.b.
100 gr. de água

Método Tradicional:
Polvilhe os rabanetes com 2 c. de chá de sal e envolva com uma colher. Reserve durante duas horas. De seguida, com a ajuda de um passador, passe por água fria e deixe escorrer.
Num tacho, coloque o gengibre, as sementes de coentros, a estrela de anis, a malagueta vermelha, o açúcar, 1/2 colher de chá de sal, o vinagre e a água. Leve ao lume e deixe ferver, sem para de mexer. Quando começar a ferver, retire.
Coloque os rabanetes num frasco esterilizado com tampa hermética e cubra com o líquido. Se necessário, adicione vinagre de vinho branco até completar a capacidade do frasco.
Guardar num local escuro eseco cerca de 1 semana antes de consumir.

Método Thermomix-Bimby:
Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby e pese os rabanetes, polvilhe com 2 c. de chá de sal e envolva com a ajuda da espátula. Reserve durante 2 horas. De seguida, com a ajuda da varoma, passe por água fria e deixe escorrer.
Coloque no copo o gengibre, as sementes de coentros, a estrela de anis, a malagueta vermelha, o açúcar, 1/2 c. de chá de sal, o vinagre e a água e programe (3min/100ºC/vel. Colher).
Coloque os rabanetes num frasco esterilizado com tampa hermética e cubra com o líquido. Se necessário, adicione vinagre de vinho branco até completar a capacidade do frasco. Guardar num local escuro eseco cerca de 1 semana antes de consumir.

Sem comentários:

Enviar um comentário