Carbonara de Courgette, Tomate Seco e Parmesão


Agora que os dias começam a ficar maiores e que a Primavera já se instalou, apetecem as refeições mais práticas, ligeiras e cheias de sabor. Refeições que se preparam em poucos minutos e que são ideais para qualquer dia da semana. Refeições perfeitas para aqueles dias em que não há muito tempo nem vontade para estar na cozinha, no meio de tachos e panelas. Esta receita é uma dessas refeições simples e deliciosas. Uma carbonara alternativa que se prepara em menos de meia hora e é feita com ingredientes simples. E quem me conhece, sabe bem que eu não dispenso um bom prato com massa, ou não fosse eu um adepto da cozinha italiana. Os pratos de massa têm tanto de versáteis como de deliciosos. Preparam-se em pouco tempo, adaptam-se a todas as estações e podemos usar a combinação de ingredientes que mais gostamos. Aqui podem ver um desses pratos cuja combinação de ingredientes é simplesmente irresistível. É apenas um exemplo, mas pelo blog encontram muitas mais receitas simples, de fazer crescer água na boca, preparadas com massas e para todos os gostos.


Nesta receita usei um produto inovador e a mais recente novidade da Nacional. Esta marca acaba de lançar no mercado a nova gama de massa Alentejo ECO, disponível no formato Laços e Esparguete. Aqui usei o Esparguete Alentejo ECO, uma massa produzida a partir de trigo-duro 100% alentejano e com o selo "Cereais do Alentejo". O Alentejo é uma região mediterrânea onde o clima é moderadamente seco, com temperaturas elevadas e uma exposição solar intensa, o que resulta numa zona de excelência de trigos-duros para a produção de sêmolas. Mas não é tudo, com esta gama a Nacional assume um compromisso com a sustentabilidade e estas massas são embaladas e papel reciclável certificado. 

Em relação à receita, só posso dizer que é deliciosa, a combinação de sabores e texturas é perfeita para uma refeição mais ligeira e descontraída, acompanhada de um bom copo de vinho. Está também disponível no separador "Receitas" no site da Nacional, juntamente com tantas outras receitas irresistíveis. Passem por lá e inspirem-se, reproduzam as receitas ou usem a vossa imaginação e sejam felizes na cozinha.






Carbonara de Courgette, Tomate Seco e Parmesão

Ingredientes:
| 1 courgette média
| 6 tomates secos
| 100 g de broa de milho
| 3 ovos
| 50 g de queijo Parmesão + qb para servir
| 2 c. (sopa) de azeite                                    
| sal qb
| pimenta qb
| raspa de 1/2 limão

Preparação:
1 . Leve um tacho com água ao lume e tempere com sal. Quando começar a ferver adicione o Esparguete Alentejo ECO Nacional e deixe cozinhar durante cerca de 7-8 minutos.

2 . Com um descascador de legumes corte a courgette em tiras no sentido longitudinal. Pique grosseiramente quatro tomates secos e reserve.

3 . Num processador pique a broa de milho com dois tomates secos, formando um crumble. Leve esta mistura ao lume numa frigideira, salteie até dourar e reserve.

4 . Numa taça bata ligeiramente os ovos, junte o queijo Parmesão ralado, misture e reserve.

5 . Leve uma frigideira larga ao lume com o azeite e o tomate seco picado. Adicione as tiras de courgette, tempere com sal e pimenta e salteie ligeiramente. 

6 . Adicione o esparguete à frigideira, envolva bem e desligue o lume. Junte a raspa de limão, a mistura de ovo e queijo e envolva até obter uma consistência bem cremosa.

7 . Rectifique os temperos, se necessário e sirva a carbonara de imediato, polvilhada com o crumble de broa de milho e tomate seco e lascas de queijo Parmesão. 






Sem comentários:

Enviar um comentário